Hatch estreia pequenas mudanças na lista de equipamentos e versão automática mais barata O Volkswagen Polo teve a sua grande reestilização da geração atual na linha 2023. Ganhou novo visual, motor turbo menos potente e uma missão: substituir o Gol como o carro mais barato e popular da marca no Brasil.
Saiba-mais taboola
A estratégia deu resultado e, hoje, o hatch briga entre os modelos mais vendidos do mercado, tendo chegado a liderar o ranking em alguns meses.
O Volkswagen Polo 2024 tem as seguintes dimensões: 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre eixos é de 2,57 m e o porta-malas tem capacidade para 300 litros.
Para a linha 2024, a maior mudança do VW Polo foi a chegada da versão Sense, a mais barata da linha com motor turbo flex e câmbio automático. Ela é mais barata do que as demais opções turbinadas e automáticas. Agora são seis versões.
Volkswagen Polo Highline – As lanternas permanecem com o mesmo formato, ao contrário do modelo europeu, no qual as peças invadem a tampa do porta-malas
Divulgação
Motorização
Além da Track, apenas uma versão usa o motor 1.0 MPi 12V de três cilindros, naturalmente aspirado. São 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, sendo 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. Ele é acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
As demais usam o 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, mas com turbo e injeção direta de combustível. Simplificado na reestilização, agora rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv de potência com etanol, mantendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível.
Neste caso, o câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automático de seis marchas
Há, ainda, a versão esportiva GTS com motor 1.4 turbo flex. Rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio também é automático de seis marchas.
Desempenho e consumo
Na configuração com motor 1.0 aspirado, o Polo 2024 tem consumo médio de 14 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade, segundo os números do Inmetro. Em regime rodoviário, as médias chegam a 15,4 km/l (G) e 10,9 km/l (E).
Já a opção TSI manual têm consumo de 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina na cidade, e de 11,5 km/l (E) e 16,4 km/l (G) na estrada. Com câmbio automático, as médias chegam a 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina em trecho rodoviário, sendo 8,7 km/l (E) e 12,5 km/l (G) no urbano.
Novo Volkswagen Polo 2023 com câmbio manual
Divulgação
O Polo aspirado acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge 173 km/h de velocidade máxima. O TSI manual chega aos 100 km/h em 10,1 segundos, com máxima de 197 km/h. O TSI automático faz o 0-100 km/h em 10,5 segundos e vai até 192 km/h.
Por fim, o esportivo GTS chega aos 100 km/h em 8,3 segundos e tem velocidade máxima de 206 km/h. O consumo homologado para ele é de 8,4 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina na cidade, sendo 10 km/l (E) e 14,2 km/l (G) na rodovia.
VW Polo 2024 – Preços
MPI 1.0 2024 – R$ 89.990
Sense TSI Automático 2024 – R$ 99.990
TSI 2024 – R$ 100.990
Comfortline TSI Automático 2024 – R$ 110.990
Highline TSI Automático 2024 – R$ 117.990
GTS 250 TSI Automático 2024 – R$ 149.990
VW Polo 2024: Equipamentos
MPI – Quatro airbags, ar-condicionado, chave canivete, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis de led com luz diurna, rodas de 15 polegadas com calotas, frenagem automática pós-colisão, vidros elétricos dianteiros, central multimídia em tela de 6,5 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, quatro alto-falantes e monitoramento de pressão dos pneus
Sense AT – Itens da versão anterior mais central multimídia em tela de 8 polegadas
TSI – Itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, vidros elétricos traseiros e sensores de estacionamento traseiros.
Comfortline TSI AT – Itens da versão anterior mais controle de cruzeiro, volante em couro com aletas para troca de marcha e chave presencial. Opcional (R$ 1.000): Central multimídia VW Play de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Highline TSI AT – Itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos com imitação de couro, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregamento de celular por indução, ar-condicionado digital, central multimídia VW Play de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis alto-falantes, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros.
GTS 250 TSI – Itens da versão anterior mais, câmera multifunções, faixa iluminada na grade, rodas de liga leve de 18 polegadas, para-choque esportivo e seleção de modo de condução.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More