Disponível em cinco versões, sedã tem opção turbo manual e preços chegam a R$ 156.990 Único sedã do Brasil com versão turbo manual, o Volkswagen Virtus recebeu algumas atualizações em 2023 com o objetivo de atrair o público fã do Jetta e que não pode ter acesso à única versão do sedã médio, a GLI 300 TSI, que custa R$ 247.290. Na linha 2025, a marca manteve o visual e motorização do modelo, mas aumentou a tabela de preços pela segunda vez neste ano, que agora parte de R$ 113.590 e está disponível em cinco versões.
Preços
TSI MT: R$ 113.590 (era R$ 111.990);
TSI AT: R$ 119.990;
Comfortline: R$ 132.990;
Highline: R$ 143.990;
Exclusive: R$ 156.990 (era R$ 154.790).
Desde o ano passado, Volkswagen Virtus recebeu lanternas redesenhadas e com acabamento escurecido
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Em termos de design, a dianteira traz faróis de LED unidos por frisos cromados que contornam a grade mais estreita. Trazendo elementos do Nivus, o Virtus oferece desde o ano passado luzes diurnas com desenho semelhante as do cupê, e os mesmos faróis de neblina. Já na traseira, as lanternas são retas e afiladas e possuem acabamento escurecido.
Vale dizer que, em janeiro deste ano, a marca alemã anunciou um aporte de R$ 9 bilhões para o Brasil, que devem ser aplicados até 2028 com a promessa do lançamento de 16 produtos nesse período. Autoesporte apurou que o sedã compacto terá sua linha de produção migrada de São Bernardo do Campo (PR) para São José dos Pinhais (PR), junto do SUV T-Cross, com quem o Virtus compartilha plataforma e entre-ixos (2,65 metros).
Assim como o Volkswagen T-Cross, o sedã Virtus também tem 2,65 m de entre-eixos; comprimento é de 4,56 m
Divulgação
O objetivo, é abrir espaço na planta do ABC paulista para a produção dos primeiros híbridos da marca – Tayron e Tayron X – sobre a plataforma MQB Hybrid.
Essa nova plataforma deve suportar o propulsor 1.5 TSI Evo2 nas variantes micro-híbrida (MHEV) de 48V ou híbrida plug-in (PHEV ou com recarga externa). Assim, espera-se que no plano de lançamento de novos produtos, a nova motorização MHEV deva equipar compactos da marca, como T-Cross, Nivus, Tarok (picape que deve ter produção iniciada em 2026), e o próprio Virtus.
Como a Volkswagen criou um Virtus conversível para Lula desfilar
Motores
Enquanto não há mais informações a respeito do Volkswagen Virtus em versão micro-híbrida, a atual geração do sedã compacto oferece três tipos de motorização. As duas versões de entrada são equipadas com propulsor 1.0 turbo, que desenvolve até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Ambas carregam o nome TSI e a diferença está no câmbio, que é manual de cinco marchas na mais barata e automático de seis marchas na configuração de quase R$ 120 mil.
Já a segunda motorização é formada pelo mesmo propulsor 1.0 turbo, mas desta vez com até 128 cv e 20,4 kgfm e equipa as versões Comfortline e Highline. Por fim, a configuração topo de linha, Exclusive, traz o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, como substituição à antiga versão GTS do sedã. Para as três últimas versões, o câmbio é o automático de seis velocidades.
VW Virtus Exclusive quer ser um Santana EX moderno, mas custa R$ 147 mil. Será que vale?; teste
Veja os 10 carros turbo mais baratos do Brasil em 2024
Versões e equipamentos
TSI MT: 6 airbags, 4 alto-falantes, assistente de partida em rampas, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de estacionamento traseiros, sistema de controle da perda de pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós colisão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, rodas de liga leve de 15 polegadas, painel de instrumentos digital de 8″, entradas USB do tipo C, carregador de celular por indução e central multimídia VW Play de 10,1″ e conexões Android Auto e Apple CarPlay;
TSI AT: itens da versão TSI MT + ACC, sistema de frenagem autônoma de emergência, manopla de câmbio em couro, volante multifuncional em couro com paddle-shifts, partida por botão e bancos revestidos em tecido;
Comfortline: itens da versão TSI AT + 6 alto-falantes, câmera traseira, faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática), porta-luvas e porta-malas com iluminação, rodas de liga leve de 16″, chave presencial, ar-condicionado digital e bancos com revestimento diferente das versões de entrada;
Highline: itens da versão Comfortline + espelho retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga leve de 17″, painel de instrumentos digital de 10,25″, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e 3 primeiras revisões com gratuidade de mão de obra e de peças de troca obrigatória;
Exclusive: itens da versão Highline + calotas para as rodas de liga leve, espelho retrovisor externo pintado, para-choque esportivo, função eco, rodas de liga leve de 18″ e seletor de modos de condução.
Qual Comprar 2024: Honda City é o sedã compacto de melhor custo do Brasil
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More