Projeto Tarok ou VW247 terá protótipos com carroceria definitiva produzidos até o fim deste ano; veja quando será o lançamento Já se vão seis anos desde que a Volkswagen apresentou o conceito de picape intermediária Tarok. E o projeto VW 247 (também conhecido como Udara), que finalmente dará origem a uma rival para Fiat Toro e Chevrolet Montana, ainda está relativamente longe de chegar ao mercado. Porém, estudantes indianos criaram uma caminhonete do mesmo porte usando como base o SUV T-Cross e o sedã Virtus.
A Taigun Pickup (esse é o nome do T-Cross por lá) foi apresentada nesta terça-feira (24) sem informações técnicas, até porque, evidentemente não entrará em produção. Porém, o conceito tampouco pode ser tratado apenas como um trabalho de curso técnico.
O projeto faz parte de um programa da própria Volkswagen da Índia para introduzir estudantes de mecatrônica em uma fabricante de veículos. Tudo começou nove meses atrás, com fases prévias de coleta de ideias, análise de mercado, pesquisa e desenvolvimento, para, então, criarem a carroceria definitiva e realizarem os testes para que a picape pudesse ser apresentada.
Até a coluna C, picape é derivada do T-Cross; dali em diante, a carroceria é adaptada do Virtus
Divulgação
A picape traz toda a dianteira, colunas A e B e portas do Taigun, a versão local do T-Cross. Há elementos alusivos ao off-road, como pneus de uso misto, snorkel e um conjunto de luzes auxiliares. Porém, a traseira foi transplantada de um Virtus, incluindo as lanternas.
Como trata-se de uma caminhonete, o porta-malas se transformou em uma caçamba. O balanço traseiro, no entanto, ficou desproporcionalmente grande. A Volkswagen diz ainda que muitas peças foram produzidas usando impressoras 3D.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Como será a verdadeira picape da Volkswagen
Volkswagen Tarok 2018 Concept: picape da vida real nada terá a ver com o protótipo de seis anos atrás
Divulgação
Se os estudantes indianos criaram um protótipo de picape em nove meses, a verdadeira caminhonete intermediária da Volkswagen ainda levará cerca de dois anos para ser lançada no Brasil.
O projeto VW 257 (ou Udara), terá a plataforma MQB A0, a mesma de T-Cross e Virtus. Exatamente por isso, sua produção será concentrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Atualmente, a marca finaliza os primeiros protótipos com carroceria definitiva. Por isso, logo devem começar a surgir flagras do modelo rodando em testes de campo. Por enquanto, foram avistadas apenas “mulas” nos ensaios.
Mula da Volkswagen Tarok durante testes próximo a São Bernardo do Campo (SP)
Reprodução/Instagram
O lançamento do projeto Tarok ou VW247 está previsto para o primeiro semestre de 2026, ou seja, 10 anos após a criação do segmento. A caminhonete será posicionada entre a Saveiro e a Amarok na gama da fabricante, com preços entre R$ 130 mil e R$ 180 mil. Suas dimensões serão muito próximas às de Chevrolet Montana e Renault Oroch. Seu objetivo também será brigar com as versões de entrada da Fiat Toro.
Construída sobre a plataforma MQB A0 e aproveitando a parte frontal da estrutura do T-Cross, incluindo o conjunto mecânico com suspensão dianteira McPherson e freios a disco ventilados, a inédita caminhonete da Volkswagen terá sempre cabine dupla e motor 1.4 TSI turboflex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
Por outro lado, segundo o site Mobiauto, a suspensão traseira será inédita e por eixo rígido com molas semielípticas, tal qual a Fiat Strada, para dar maior robustez, capacidade de carga e confiabilidade à picape, criando um diferencial em relação às suas principais concorrentes.
Initial plugin text
Ao contrário do conceito de 2018, Tarok vai compartilhar base com o T-Cross
Auto Esporte
A adoção do motor 1.5 TSI Evo2 em uma variante híbrida flex ficará para uma segunda fase do projeto. E, de acordo com nossas mais recentes apurações, embora o projeto seja internamente chamado pelos engenheiros de Tarok, o nome usado pelo conceito do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 já teria sido descartado pela Volkswagen para batizar o modelo de produção.
Tal estratégia não é inédita. Em meados da década passada, os engenheiros da Volkswagen chamavam o Polo nacional de sexta geração de “Novo Gol”. Mais recentemente, batizaram internamente o SUV médio que ficou conhecido como Taos de Tarek. O mesmo acontecerá com o projeto Tarok ou VW247, que terá outro nome em sua versão de produção.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More