Nova geração já está sendo produzida no México, de onde também deve passar a vir o Taos Tiguan e Taos, os maiores SUVs da Volkswagen no Brasil, podem ter mudanças importantes em 2025. E a culpa é do México. O Tiguan teve a produção na fábrica de Puebla encerrada no final de novembro, segundo o sindicato dos trabalhadores da região e também o noticiário local.
Já no caso do segundo, a reestilização mostrada há poucos meses na América do Norte deve ser lançada por aqui no ano que vem. O ponto central é que o país de origem do SUV médio pode mudar. Em vez de ser importado da Argentina, onde a reestilização foi suspensa, o Taos atualizado seria importado… do México.
Falaremos do Taos mais adiante. Antes disso, é preciso entender melhor a história do Tiguan.
Volkswagen Tiguan 2025 R-Line (EUA)
Divulgação
A fábrica de Puebla paralisou a produção da segunda geração e passou por adaptações para começar a produção da terceira, também conhecida como Tayron. Vale dizer que o nome Tiguan será mantido na maior parte dos mercados no continente americano.
Segundo a Marklines, parceira da Autoesporte, o novo Tiguan começaria a ser feito em Puebla em meados de 2025. Até lá, cerca de 1,8 mil trabalhadores ficariam em layoff.
Initial plugin text
A versão da Volkswagen, porém, é outra. Procurada, a marca confirmou que essa pausa aconteceu e disse que o novo SUV já está sendo produzido por lá. O anúncio oficial, no entanto, será divulgado apenas em janeiro.
Volkswagen Tiguan foi exibido há poucas semanas no exterior
Divulgação
A marca também afirmou que o modelo atual seguirá sendo feito para abastecer o Brasil e mais dois mercados. A operação funcionaria assim: México, Estados Unidos e vários outros países da região vão receber o novo Tiguan. O Brasil e outros poucos países seguem com a versão atual.
A estratégia parece não fazer sentido, mas deve garantir, pelo menos por alguns meses, uma sobrevida ao SUV que foi relançado no mercado brasileiro em 2023. Atualmente, o Tiguan é oferecido em versão única, R-Line, com motor 2.0 turbo de 186 cv de potência e câmbio automático de 8 marchas. O preço é R$ 292.990.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Normalmente, uma geração antiga segue em produção por duas razões: ou há um residual de peças considerável na fábrica, ou o modelo novo é muito mais caro que o antigo, o que justificaria ter dois carros diferentes, como aconteceu na própria Volkswagen com o Gol, além de Fiat Palio e Uno e Chevrolet Onix.
Aparentemente, não é o segundo caso, já que estamos falando de um carro de maior valor agregado. A hipótese mais provável é que, quando as peças acabarem, o Tiguan antigo deixe de ser vendido e o Brasil receba o novo modelo, mais refinado e caro. Isso deve acontecer no final do ano que vem.
E como fica o Volkswagen Taos?
Volkswagen Taos 2025 já está em produção no México
Divulgação
Isso deve acontecer no final do ano que vem. Antes disso, o Taos será renovado por aqui. O modelo com novo visual tem sido visto rodando em testes no Brasil há meses. A questão chave é como a Volkswagen vai resolver a questão do país de origem do SUV médio.
O CEO da marca na Argentina já disse que os investimentos para a reestilização do modelo foram suspensos. A filial inclusive segue à espera de novos aportes para trabalhar no projeto Patagonia, a próxima geração da Amarok, fruto de uma parceria da marca com a chinesa SAIC. Com isso, o Taos deve permanecer como é por lá, aproveitando que as vendas no mercado local são boas.
Novo Volkswagen Taos: entenda tudo que muda no SUV médio
Por aqui, o quadro é outro, e o SUV nunca conseguiu competir nas vendas com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Atualizar o visual seria uma forma de manter o Taos minimamente competitivo. Para isso, seria necessário mudar o país de origem, algo não apenas viável, como plausível.
Volkswagen Taos 2025 com novo visual nos Estados Unidos
Divulgação
O Taos mexicano tem o mesmo motor 1.4 turbo da versão argentina. Esse propulsor, inclusive, é feito em São Carlos (SP). Ou seja, basta enviar para o México a versão flex de 150 cv de potência.
Ficaremos atentos às próximas movimentações da Volkswagen no continente. Afinal, também do México, virá o Jetta GLI reestilizado, conforme antecipado por Autoesporte em agosto.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More