Segundo presidente da marca na América Latina, projeto Udara terá versões voltadas ao trabalho; será para suceder a veterana caminhonete do Gol? Quando uma das primeiras mulas da nova picape intermediária da Volkswagen foi flagrada, usando carroceria do Tiguan, Autoesporte apontou que o chamado projeto Udara (ou VW247) trazia suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas. É a mesma arquitetura da Fiat Strada, voltada a aumentar a robustez para o transporte de cargas.
Isso, por si só, já indicava que a nova caminhonete médio-compacta tinha tudo para ser uma sucessora direta da Saveiro. Agora, o destino da famosa picape do Gol parece mesmo sacramentado.
Pelo menos foi o que Autoesporte depreendeu da entrevista com o presidente da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz, a jornalistas brasileiros durante o anúncio de R$ 3,3 bilhões em investimentos para a produção de uma nova geração da Amarok na Argentina.
“[No mercado de caminhonetes], teremos também outra novidade já confirmada, a nossa picape que produziremos em Curitiba [na fábrica de São José dos Pinhais]”, declarou Seitz. “Vai ser um produto para uso corporativo e também pessoal. Utiliza a plataforma MQB e vai atender esses dois mercados com um posicionamento muito competitivo”, prosseguiu o executivo.
Projeção meramente ilustrativa de nova picape nacional da Volkswagen: base estrutural será o SUV T-Cross
João Kleber Amaral/Autoesporte
A mensagem deixa claro que parte do objetivo do projeto Udara — um nome provisório, que deve mudar na versão definitiva — será atender os clientes frotistas que atualmente compram a Saveiro. Assim, nossa reportagem aposta que a veterana picape compacta, feita sobre a base PQ24 desde 2008, deve sair de linha quando a sucessora chegar.
Teste: Volkswagen Saveiro Robust é picape sem frescura para o trabalho
“Com a nova Amarok e esse novo produto que fabricaremos em Curitiba, estaremos muito bem posicionados no mercado de picapes no Brasil”, afirmou o chefe regional da companhia, sem mencionar a Saveiro como um dos produtos que estarão no futuro portfólio de caminhonetes da Volkswagen em oferta no Brasil.
Chefão da Volkswagen: nova Amarok “não será copia e cola” de picape chinesa
Caso isso aconteça de fato, a Volkswagen Saveiro sairia de linha após quase 45 anos ininterruptos de mercado, visto que a picapinha do Gol foi lançada em 1982. O encerramento de sua produção em São Bernardo do Campo (SP) ocorreria até o fim de 2026, mesmo ano em que está previsto o início da fabricação do projeto Udara ou VW247 no Paraná.
Volkswagen Saveiro foi reestilizada em 2023 para ter sobrevida até o final de 2026
Divulgação
Isso, claro, se a fabricante não resolver — por que não? — manter o nome Saveiro no novo produto, embora todas as fontes apontem para o caminho de um nome inédito no mercado, assim como o Tera. Segundo o Autos Segredos, a opção favorita seria Therion.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Initial plugin text
Como será a nova picape nacional da Volkswagen
Construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e do futuro Tera, a Volkswagen Udara ou VW247 terá um porte similar ao da Chevrolet Montana.
E é justamente por isso que os engenheiros usaram a carroceria de um Tiguan como mula. O SUV de sete lugares tem 4,70 metros de comprimento e 2,79 m de entre-eixos, enquanto a picape intermediária terá cerca de 4,75 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. Entretanto, as bitolas mais estreitas deixem claro de que se trata de um veículo de largura menor (cerca de 1,76 m), por usar a suspensão dianteira do T-Cross.
Nova picape nacional da Volkswagen flagrada usando carroceria do Tiguan como mula
Reprodução/Placa Verde
Falando em T-Cross, é do SUV compacto que virá toda a estrutura dianteira do monobloco, incluindo assoalho, painéis, longarinas e colunas A e B. Apesar disso, a Volkswagen Udara terá peças de estampagem, como capô, para-lamas e portas dianteiras, exclusivas. Já a porção traseira da carroceria, da coluna B para trás, será totalmente nova.
O projeto Volkswagen Udara deve estrear no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2 flex aliado ao câmbio automático de oito marchas. Também de acordo com o Autos Segredos, a caminhonete terá sistema híbrido leve de 48 Volts, sendo na prática o primeiro veículo eletrificado produzido pela marca no Brasil — embora a segunda geração do T-Cross seja o primeiro híbrido pleno.
Initial plugin text
Apesar do auxílio elétrico de baixa tensão, o motor 1.5 TSI Evo2 rende os mesmos 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque do atual motor 250 TSI. A produção será em São José dos Pinhais (PR), junto do próprio T-Cross e do Virtus, dentro de um pacote de investimentos de R$ 3 bilhões só para o complexo paranaense.
O lançamento da nova picape intermediária da Volkswagen está previsto para o primeiro semestre de 2026. Os preços devem ficar entre R$ 120 mil e R$ 180 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Mais Lidas
Fonte: Read More