Em dezembro, foram quase 18 mil emplacamentos, melhor resultado mensal desde 2019 No ano passado, o Volkswagen Polo recebeu uma árdua missão: substituir o Gol, carro de maior sucesso da marca que chegou a liderar as vendas por 27 anos, mas que envelheceu e teve que sair de cena. Pelos resultados colhidos em 2023, o hatch não decepcionou. O volume de emplacamentos cresceu 1.200% na comparação com 2022.
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Mais do que isso, as 17.999 unidades vendidas em dezembro representam o maior volume mensal de um carro nos últimos quatro anos, desde que o Chevrolet Onix emplacou 21.442 carros no último mês de 2019. No acumulado do ano, foram 111.242 novos Polo nas ruas, um honroso segundo lugar no ranking geral, atrás somente da Fiat Strada, que teve 120.600 vendas.
Em 2022, o Polo teve apenas 8.193 emplacamentos contra as 72.606 do Gol. No ano anterior havia sido um pouco melhor. Foram 19.196 unidades ao longo de 2021. O Gol vendeu 66.228. Ou seja, em 2023, o hatch mais moderno não apenas incorporou as vendas do veterano, como fez o volume total superar a época em que os dois hatches coexistiram. Veja a evolução das vendas dos dois nos últimos anos:
Mudar para sobreviver
Volkswagen Polo Track foi lançado para substituir o Gol
Renato Durães
Depois de amargar uma severa falta de peças ao longo de 2022, que culminaram em vendas baixíssimas, a Volkswagen precisou reposicionar o Polo em 2023.
Primeiro passou a ser oferecido em nova versão, a Track. Mais simples e com preços mais baixos, ocupou o lugar que era do Gol não só na fábrica de Taubaté (SP), como no posto de carro de entrada da marca no Brasil. Hoje, custa R$ 87.990.
Volkswagen Polo Track tem aabamento simples, mas superior ao do antigo Gol
Renato Durães
A opção de entrada foi responsável por 47.786 unidades do volume total do Polo no ano, segundo dados da consultoria Jato. Depois dela, a versão mais vendida foi a MPI com 19.935 emplacamentos.
“Vindo a substituir o veículo de entrada anterior e de forma assertiva pela Volkswagen em relação a posicionamento de preço e produto, demorou um pouco mas está colhendo os frutos agora”, disse Milad Kalume Neto, consultor da Jato, que ainda apontou a ampla rede de assistência e o nome da marca como fatores que ajudaram no sucesso do carro.
Além disso, na linha 2023, o carro passou por uma mudança no motor 1.0 turbo que perdeu potência, indo de 128 cv para 116 cv e torque de 16,8 kgfm. O 1.0 aspirado da Track e da MPI continuou com 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque.
Para a linha 2024 chegou a versão Sense automática, lançada em outubro para custar abaixo dos R$ 100 mil e é vendida por R$ 99.990. É o automático mais barato da linha Polo.
Vendas diretas explicam alta
As vendas diretas também ajudam a explicar esse crescimento. Do total de vendas de dezembro do ano passado, 14.364 foram nessa modalidade. No acumulado de 2023, empresas compraram 66.500 unidades do Polo ou 59,8%.
O mesmo aconteceu com a Strada, com 87.966 unidades do seu volume total de 2023 sendo vendidas de forma direta. Se contar só com as vendas no varejo, o Polo seria o terceiro mais vendido do ano, perdendo para Chevrolet Onix e Hyundai Creta. A líder Strada ficaria apenas na nona posição do ranking de vendas.
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