Hatch mais vendido do Brasil é oferecido desde versão mais básica até esportiva A linha 2025 do Volkswagen Polo está à venda desde maio deste ano, quando ficou mais cara e passou a contar com uma versão a mais, a Robust. Outra novidade foi a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas que passou a equipar a versão TSI.
O hatch compacto disputa com a Fiat Strada o posto de carro mais vendido do Brasil, chegando a liderar o mercado em alguns meses, assumindo o primeiro lugar no acumulado do ano ao final de junho.
O Polo tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,57 m e o porta-malas tem um volume de 300 litros.
Motores
Motor 1.0 TSI da Volkswagen
Renato Durães/Autoesporte
As versões Track, Robust e MPI usam o motor 1.0 12V de três cilindros, naturalmente aspirado. São 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, sendo 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. Ele é acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
As opções TSI, Sense, Comfortline e Highline usam o 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, mas com turbo e injeção direta de combustível. Ele rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv de potência com etanol e 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível.
Neste caso, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis. Há, ainda, a versão esportiva GTS com motor 1.4 turbo flex. Rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio também é automático de seis marchas.
Consumo
Na configuração com motor 1.0 aspirado, o Polo 2024 tem consumo médio de 14 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade, segundo os números do Inmetro. Em regime rodoviário, as médias chegam a 15,4 km/l (G) e 10,9 km/l (E).
Já a opção TSI manual têm consumo de 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina na cidade, e de 11,5 km/l (E) e 16,4 km/l (G) na estrada. Com câmbio automático, as médias chegam a 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina em trecho rodoviário, sendo 8,7 km/l (E) e 12,5 km/l (G) no urbano.
Volkswagen Polo Robust é a novidade da linha 2025
Divulgação
O Polo aspirado acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge 173 km/h de velocidade máxima. O TSI manual chega aos 100 km/h em 10,1 segundos, com máxima de 197 km/h. O TSI automático cumpre a prova de aceleração em 10,5 segundos e vai até 192 km/h.
Por fim, o esportivo GTS chega aos 100 km/h em 8,3 segundos e tem velocidade máxima de 206 km/h. O consumo homologado para ele é de 8,4 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina na cidade, sendo 10 km/l (E) e 14,2 km/l (G) na rodovia.
Preços
Polo Track 1.0 MPI: R$ 89.290
Polo Robust 1.0 MPI: R$ 89.290
Polo 1.0 MPI: R$ 92.350
Polo Sense: R$ 101.490
Polo Comfortline: R$ 113.690
Polo Highline: R$ 120.790
Polo GTS: R$ 153.790
Versões e equipamentos
Acabamento do Polo Track é simples e oferece apenas o básico
Renato Durães
Polo Track: airbags laterais, rádio Media Plus II, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas das portas, volante multifuncional e banco do motorista com regulagem de altura. Opcional: central multimídia VW Play.
Polo Robust: itens de versão Track mais suspensão elevada, lanternas escurecidas e adesivos Robust.
Polo MPI: itens do Polo Track mais faróis de LED, sistema multimídia Composition Touch e alarme com controle remoto na chave. Opcional: central multimídia VW Play.
Polo Sense: itens do Polo MPI mais motor 1.0 turbo e câmbio automático, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, controlador automático de velocidade, aletas para trocas de marcha no volante e painel digital de oito polegadas. Opcional: central multimídia VW Play.
Polo TSI: itens do Polo MPI mais rodas de liga leve de 15 polegadas, motor turbo, multimídia VW Play, painel digital de oito polegadas, controlador automático de velocidade, e sensor de estacionamento traseiro.
Polo Comfortline: itens do Polo Sense mais rodas de liga leve de 15 polegadas e multimídia VW Play.
Polo Highline: itens do Polo Comfortline mais painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado automático digital, carregador de celular por indução, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e start-stop.
Polo GTS: itens do Polo Highline mais rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos esportivos, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de LED adaptativos e com facho alto automático, seletor de modos de condução e monitor de fadiga.
Volkswagen Polo
Fabio Aro/Autoesporte
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More