Fabricante atualizou plano de investimentos na América do Sul após confirmar a produção da nova Amarok na Argentina A Volkswagen já havia anunciado um plano de investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028, com o lançamento de 16 produtos no período. Com o anúncio de US$ 580 milhões (R$ 3,4 bilhões) adicionais para a produção da segunda geração da picape média Amarok na Argentina a partir de 2027, a fabricante aumentou oficialmente a cifra para R$ 20 bilhões e o número de novos produtos para 17.
Como a lista original foi divulgada no início de 2024, algumas dessas novidades já estão no mercado. Outras já estão confirmadas, dependendo apenas do lançamento, enquanto algumas ainda são um mistério – que Autoesporte desvendará na lista abaixo. Confira o que a Volkswagen vai lançar no mercado brasileiro nos próximos anos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Confira abaixo os 17 lançamentos da Volkswagen no Brasil até 2028.
1) Novo T-Cross
O facelift do SUV compacto foi lançado no primeiro semestre do ano passado, com algumas novidades visuais, de acabamento e equipamentos. Posteriormente, este ano, a linha 2026 foi completada com uma nova versão de topo, Extreme.
Teste: Volkswagen T-Cross 2025 muda no auge e melhora sem subir o preço
Hyundai Creta ou Volkswagen T-Cross: qual SUV 1.0 turbo vence a briga?
2) Polo Rock in Rio
Volkswagen Polo Rock in Rio
Renato Durães/Autoesporte
Série especial do Polo Track dedicada ao festival de música Rock in Rio também foi contabilizado como um dos 17 novos produtos.
Teste: Volkswagen Polo Rock in Rio quer ser astro pop das ruas; consegue?
3) Nova Amarok
Não, ainda não estamos falando da segunda geração da picape média, mas sim da reestilização pela qual a Amarok passou no primeiro semestre de 2024, a fim de ganhar um fôlego extra no mercado até a chegada de sua sucessora, prevista apenas para 2027.
Teste: nova Volkswagen Amarok muda o bastante para sair da década passada?
4) Novo Nivus
O Volkswagen Nivus é um projeto originário do Brasil e um dos maiores sucessos da marca em termos de design. Por isso, reestilizá-lo foi um grande desafio, mas a marca conseguiu cumpri-lo com maestria e entregou uma renovação que manteve a harmonia do SUV cupê. Mais tarde, veio a versão de entrada, Sense, de R$ 120 mil, voltada ao público PCD.
Teste: Volkswagen Nivus 2025 mudou tanto para custar mais de R$ 150 mil?
Volkswagen Nivus 2025 ficou mais rápido e econômico? Veja números do teste
5) Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Jady Peroni/Autoesporte
Com lançamento confirmado para o próximo dia 28, o Volkswagen Nivus GTS será a tão aguardada versão esportiva do SUV cupê, com aparatos visuais exclusivos e motor 250 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A parte ruim da notícia é que sua chegada implicou na saída de linha do Polo GTS.
6) Tera
O grande lançamento da Volkswagen em 2025 será o SUV compacto de entrada Tera, entre o final de maio e começo de junho, com produção em Taubaté (SP). O modelo já teve seu visual apresentado e virá com motor 1.0 aspirado na versão de entrada, conforme revelado em primeira mão por Autoesporte, para ser o carro mais vendido da marca no Brasil. Até por isso a fabricante reduziu a lista de versões do Polo na linha 2026.
Volkswagen Tera High: detalhes do SUV popular em 40 fotos exclusivas
Novo Volkswagen Tera: veja todos os equipamentos e quais serão as versões
Volkswagen Tera: quanto deve custar o novo SUV da marca no Brasil?
7) Novo Jetta GLI
Flagra do Volkswagen Jetta GLI 2025
Leonardo Felix/Autoesporte
No segundo semestre de 2025 a Volkswagen vai atualizar o Jetta GLI, também conforme antecipamos em primeira mão em agosto do ano passado. O sedã receberá aqui a mesma reestilização visual apresentada ano passado na América do Norte.
Flagra: Volkswagen Jetta GLI argentino revela detalhes da versão brasileira
8) Novo Golf GTI
A trinca de novos esportivos da Volkswagen no Brasil será completada pelo icônico Golf GTI, marcando o retorno do hatch médio ao Brasil após um hiato de praticamente seis anos.
9) Novo Taos
Volkswagen Taos 2026
Divulgação
Outra informação que Autoesporte antecipou: o Volkswagen Taos será profundamente reestilizado no fim deste ano no Brasil. O câmbio automático de oito marchas estreou antes mesmo, na linha 2025, ainda seu a renovação.
Teste: Volkswagen Taos muda para conseguir encarar Compass e Corolla Cross
10) Novo Tiguan
Novo Volkswagen Tiguan de 7 lugares
Divulgação
A terceira geração do Tiguan deve chegar ao Brasil em 2026, mantendo a configuração de sete lugares, vinda do México e, quiçá, com motorização híbrida plug-in.
11) Projeto Udara
Nova picape Volkswagen Udara em flagra usando carroceria do Tiguan como mula
Reprodução/Placa Verde
Inédita picape intermediária da Volkswagen enfim vai sair do papel em 2026, com produção em São José dos Pinhais (PR). A caminhonete usará suspensão traseira por eixo rígido, igual à da Fiat Strada, para ter robustez e, com versões de trabalho e passeio, será responsável por substituir a Saveiro. O nome Udara é apenas provisório, mas a picape deve ser responsável por estrear no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2 em versão híbrida leve de 48V, chamada eTSI.
12) Amarok de nova geração
Projeção da nova Volkswagen Amarok
Renato Aspromonte/Autoesporte
A segunda geração sul-americana da Amarok chegará em 2027 e terá como base o projeto Maxus Terron 9, da chinesa Saic. A motorização a diesel deve ser inédita e o projeto tende a contemplar versões híbridas flex, conforme indicado pelo presidente da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz.
Projeção: nova Volkswagen Amarok será maior que rivais Hilux e Ranger
13) T-Cross de nova geração híbrido
Há algumas semanas, Autoesporte antecipou que o primeiro modelo híbrido flex pleno da Volkswagen no Brasil, já prometido para 2027, será a segunda geração do T-Cross (projeto VW213). Seu conjunto mecânico, similar ao do Toyota Corolla, será herdado do europeu T-Roc de segunda geração, ou seja, um híbrido paralelo de alta tensão baseado no motor 1.5 TSI Evo2. A produção vai migrar do Paraná para São Bernardo do Campo (SP).
14) Nivus de nova geração híbrido
Volkswagen Nivus 2025
Renato Durães
O novo T-Cross vai usar a plataforma MQB 37 do Taos. Dessa mesma matriz nascerá, em 2028, a segunda geração do Nivus, também com motorização híbrida plena flex, em uma arquitetura que será chamada pela Volkswagen de MQB Hybrid. Tanto T-Cross quanto Nivus de nova geração também terão versões híbridas leves de 48V.
15, 16 e 17) Polo, Virtus e Tera
Volkswagen Virtus Sense
Autoesporte/Vitória Drehmer
Por fim, a Volkswagen deve lançar no fim do ciclo de investimentos versões híbridas leves de 48V de seus compactos com o motor 1.0 TSI, Polo, Virtus e Tera.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More