Hatch usado tem quase nove anos, mas segue como boa opção para quem não quer gastar muito; saiba qual é a melhor versão Quer trocar de carro e está com pouco dinheiro? O encarecimento constante dos seminovos e usados acaba deixando este tipo de cliente sem muitas opções, mas felizmente ainda restam algumas alternativas. Uma delas é o Volkswagen Gol.
O longevo hatch da Volkswagen saiu de linha no ano passado, após mais de 42 anos de produção. Felizmente, ao longo de sua última geração, deixou muitas alternativas para quem busca um carro confiável, barato e econômico. Tanto que é o carro usado mais vendido do Brasil. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes para fazer a melhor compra.
História da geração
VW Gol Seleção foi versão em homenagem à Copa do Mundo
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Em 2014, o Gol vivia um excelente momento no mercado nacional. Ele era um dos carros mais vendidos do país, mesmo com a chegada de rivais mais modernos, como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, nos anos anteriores.
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Vale lembrar que nessa época a Volkswagen tinha um dos maiores catálogos de hatches do Brasil. Além do Gol, a marca alemã também vendia Fox, Polo, Up e Golf.
Ainda que o Gol fosse o carro de entrada da marca, a Volkswagen apostou em muitas versões para atingir um público ainda maior.
Versões
Versões mais equipadas tinham volante multifuncional, computador de bordo e rádio
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O Volkswagen Gol teve apenas duas opções de motores em 2014. As versões básicas tinham o famoso 1.0 de quatro cilindros, capaz de desenvolver 76 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas.
O desempenho não era o trunfo das versões 1.0 do Gol, que aceleravam de 0 a 100 km/h na faixa dos 13 segundos. Entretanto, o hatch era capaz de marcar 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, além de 10,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro. Os números de consumo são bons até os dias de hoje.
As versões com motor 1.6 entregavam 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque, com câmbio manual ou automatizado (fique longe desse) de cinco marchas. O desempenho do hatch melhorou bastante, pois acelerava de 0 a 100 km/h na faixa dos 9 segundos.
Segundo o Inmetro, o Gol 1.6 era capaz de aferir 7,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, além de 10,7 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
Nessa época, o Gol era vendido nas versões Track (1.0), Trendline (1.0 e 1.6), Comfortline (1.6), Highline (1.6) e Rallye (1.6).
Proporções
O VW Gol tem apenas 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos. Logo, o hatch pode ser bem apertado se você colocar três adultos no banco traseiro. O porta-malas de 285 litros era bem decente para a época.
Autoesporte recomenda: VW Gol Trendline 1.6 2014 – a partir de R$ 35 mil
Volkswagen Gol Trendline é a melhor opção pelos equipamentos, mas fique esperto nos opcionais!
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Após analisar todas as versões do Gol, concluímos que o modelo Trendline 1.6 é a melhor opção para quem está com pouco dinheiro. O modelo pode ser encontrado a partir de R$ 35 mil no mercado de usados, mas algumas unidades podem encostar nos R$ 40 mil.
Isso porque o carro era bem pelado em sua versão básica e repleto de opcionais. Itens como rodas de liga leve, controle elétrico dos vidros traseiros, sensores de estacionamento, luz de neblina, direção assistida, luz no porta-malas, volante multifuncional e até o rádio simples com conexão Bluetooth eram vendidos em pacotes adicionais pela Volkswagen. Ao menos o ar-condicionado era item de série.
Vai do seu bolso, mas é interessante fazer um pouco mais de esforço para levar um Gol mais completinho para a garagem.
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