Vídeo no TikTok diz que hatch retornará às lojas ainda mais equipado; o novo carro realmente existe? “O Volkswagen Gol 2025 está de cara nova e volta para dar seguimento ao popular mais vendido do mercado brasileiro”. É o que sugere um vídeo que atingiu 1,5 milhão de visualizações no TikTok após a virada do ano. O carro das imagens tem rodas de liga leve, faróis de LED, bancos de tecido com padronização bem diferente, teto solar e uma grande central multimídia. Entretanto, o veículo em questão não é o Gol, e sim o VW T-Roc.
E a informação de que o hatch popular irá retornar ao mercado brasileiro tampouco procede. Trata-se de mais uma fake news automotiva, como a volta do Celta que repercutiu ano passado.
Novo Gol? Esqueça…
Gol Last Edition marcou o fim da produção do hatch em 2022
Divulgação
Desmistificando primeiro a afirmação sobre a volta do Gol, o próprio CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, conformou ao CBN Autoesporte que o hatch não retornará às lojas. Ele foi produzido entre 1980 e 2022, deixando uma legião de fãs órfãos. Seu substituto é o Polo Track, atualmente o carro mais barato da marca.
Initial plugin text
Também no segmento de entrada, a Volkswagen prepara o lançamento do Tera para 2025. O SUV compacto chega para ocupar vaga no segmento dos SUVs compactos de entrada, onde irá concorrer com Renault Kardian e Fiat Pulse. Opções com motor 1.0 aspirado estão nos planos. Seu porte de hatch também poderá fisgar a atenção de antigos donos de Gol.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
T-Roc, o primo europeu do T-Cross
Volkswagen T-Roc é SUV europeu que já foi cotado no Brasil, mas não atenderia nossas necessidades; entenda
Divulgação
E sobre o veículo no vídeo, trata-se do T-Roc, um SUV produzido na Europa que também não tem chances de ser vendido no Brasil. Ele serviu de inspiração para o T-Cross e compartilha muitas características com o SUV feito em São José dos Pinhais (PR), mas sua distância entre-eixos é 5 cm menor: de apenas 2,60 m deixaria a cabine apertada para os padrões brasileiros.
Nova picape Volkswagen roda disfarçada de Tiguan e com item da Strada
Desde 2020 o T-Roc é oferecido com central multimídia flutuante
Divulgação
Chama atenção o fato do T-Roc também ser um SUV compacto com opção conversível, revelando que sua vocação está mais voltada ao lifestyle jovem do que ao conforto familiar. Este é mais um exemplo sobre como sua proposta jamais atenderia o mercado brasileiro.
O pequeno SUV europeu é vendido com motores 1.0, 1.4 e 2.0 turbo. A potência parte de 113 cv na versão de entrada com câmbio automático de seis marchas e chega a 187 cv no modelo R-Line com caixa automatizada de sete velocidades. Na configuração mais potente, vai de zero a 100 km/h em 7,2 segundos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More