Fabricante vê as vendas crescerem no mundo, mas diz que país precisa de outras soluções O avanço dos planos de eletrificação foi o destaque do anúncio dos resultados financeiros globais do Grupo Volkswagen, nesta terça-feira (14), em Berlim (Alemanha), além das boas margens alcançadas pela empresa. O encontro aconteceu em um clima de otimismo e teve anúncios de investimentos em tecnologia, mas sem espaço para países fora da Europa, China e América do Norte.
Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, respondendo sobre os planos de descarbonização para o Brasil: “O Brasil está incluído no plano de investimento, mas quanto aos elétricos o quadro não é tão bom. Não exclui para o futuro, mas é preciso levar em conta a legislação. Brasil, África do Sul e Índia terão outras soluções, que serão desenvolvidas ao mesmo tempo.”
Veja também
Das marcas do Grupo Volkswagen, Audi e Porsche têm modelos movidos a energia elétrica no Brasil. A Volkswagen, por outro lado, é uma das poucas a não atuarem nesse segmento. Mas ensaios não faltaram. No ano passado, a marca trouxe ID.3 e ID.4 para testes.
Mais recentemente, foi a vez de a ID.Buzz, uma espécie de sucessora elétrica da lendária Kombi dar as caras. Mas sem qualquer confirmação de lançamento em nosso mercado.
Novos investimentos
Volkswagen ID.7 será lançado ainda em 2023 como uma espécie de sucessor do Passat
Divulgação
O grupo planeja investir 180 bilhões de euros (o equivalente a R$ 1 trilhão) entre 2023 – 2027 nos negócios que geram mais lucro e nas regiões mais atrativas, com mais de dois terços atribuídos à eletrificação e digitalização. A nova fábrica de baterias no Canadá é um exemplo.
Esse valor inclui os R$ 7 bilhões anunciados para a América Latina entre 2022 e 2026, com previsão de 15 lançamentos, entre veículos a combustão e elétricos. Sete desses carros já foram apresentados, ou seja, entre os oito restantes pode-se esperar elétricos como os SUVs ID 3 e 4 e o utilitário ID Buzz, substituto da velha Kombi.
Enquanto isso, as vendas de veículos elétricos do grupo cresceram 26% — e 2023 ainda deve ter importantes lançamentos, como o ID.7, uma espécie de sucessor do Passat. O conglomerado ainda comemora a liderança nesse mercado na Europa e o aumento nas entregas na China em impressionantes 68%.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More