Rival de Fiat Pulse e Renault Kardian será lançado no início do ano que vem, mas já deu as caras no Rock In Rio A grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio sequer foi lançada e está muito bem guardada entre quatro paredes com seguranças ao redor todo o tempo. Foi assim que a marca alemã falou pela primeira vez sobre o novo SUV de entrada que chega no início do ano que vem e deve se posicionar entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.
Mas o assunto não é novo aqui na Autoesporte. Já desvendamos o visual em projeções baseadas no melhor flagra do modelo até agora. E, com a exibição no Rock in Rio, podemos listar mais uma série de coisas que sabemos sobre o modelo. Confira:
Nome terá de 3 a 5 letras
Volkswagen A0 SUV teve o seu primeiro teaser oficial revelado
Divulgação/Volkswagen
Como todo lançamento de peso, as informações serão divulgadas a conta-gotas. A simples aparição do veículo no festival carioca já causou surpresa, considerando que a chegada ainda está distante. Mas a Volkswagen também já começou a dar pistas sobre o nome do novo SUV.
Em uma ativação no Rock In Rio, o público poderá dar pitacos sobre como será chamada a novidade. Apenas serão aceitos palpites com três a cinco letras. Ou seja, daquela lista de seis possíveis nomes revelada em outubro do ano passado, Therion já pode ser descartado. Dessa forma, restam Tera, Teon, Taira, Copan, Copa e Hera. Vale lembrar que a letra T costuma ser usada como inicial nos batismos dos SUVs da marca. Nivus, porém, é a exceção que comprova a regra.
Novo Volkswagen Taos antecipa desenho que vamos ver em Nivus e A0 SUV
Volkswagen Golf GTI aparece no Rock in Rio; esportivo vai voltar ao Brasil?
Sem barras iluminadas
A0 não terá essa barra iluminada que existe no Taos e no Polo
Divulgação
O principal elemento estético nos recentes lançamentos da Volkswagen parece ter ficado de fora do novo SUV de entrada. O modelo exibido no Rock In Rio não trazia grade dianteira ou barra ligando as lanternas com iluminação, como se vê em T-Cross e Amarok, os dois lançamentos anteriores.
É possível que a versão de produção agregue os elementos, mas faria pouco sentido exibir um carro de forma parcial para tanta gente e deixar de lado a característica mais marcante da Volkswagen. Outro fator relevante é o custo. Como o A0 será um SUV de entrada, ter grade ou barra traseira iluminada poderia deixar o carro caro demais.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
De todo modo, as lanternas serão interligada por uma barra de plástico preto e os faróis terão uma assinatura de LED marcada por recortes nos estreitos filetes.
Rodas 17 polegadas e keyless
Roda do Volkswagen A0 SUV escondido em contâiner no Rock in Rio parece ser a mesma do Nivus Highline
André Paixão/Autoesporte
Entre os mínimos espaços da parede de LED que a Volkswagen encaixotou o A0 SUV, conseguimos ver que as rodas serão de 17 polegadas e parecem ser as mesmas usadas no Nivus Highline — nesse caso, os pneus são 205/55. É possível que a versão final tenha outro desenho, mas a medida deve ser exatamente essa, ao menos na configuração topo de linha. A opção de entrada provavelmente terá calotas de 16 polegadas, como no T-Cross Sense.
Além disso, o veículo exibido também trazia acesso por chave presencial. O característico botão que permite travar e destravar o carro quando a chave está próxima pode ser visto.
Rack do Kardian?
Initial plugin text
O rack de teto do A0 SUV chamou a nossa atenção. A peça é diferente daquela usada em Nivus e T-Cross, por exemplo. Em vez de uma barra transversal lisa e fixa há quatro aberturas que, aparentemente, permitem que as barras sejam desparafusadas e instaladas longitudinalmente, fazendo o papel de suporte para bicicletas ou outros acessórios. Caso isso se confirme, será uma solução similar à trazida pela Renault no Kardian.
Initial plugin text
E as medidas?
Projeção do Volkswagen A0 SUV mostra que a barra não será iluminada na traseira
João Kleber Amaral/Autoesporte
Nosso colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos foi astuto e levou uma trena ao Rock In Rio. Com isso, e mesmo com o carro isolado por uma parede de LED, conseguimos uma medição inicial e improvisada do A0 SUV. Os cerca de 4,07 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos batem com uma apuração inicial de que o novo modelo da Volkswagen seria posicionado entre Polo e Nivus na linha.
As fichas técnicas oficiais devem mostrar exatos 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. Essa última medida, por conta do compartilhamento da base MQB A0, será a mesma de Polo e Nivus.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More