Autoesporte dirigiu com exclusividade o próximo SUV compacto híbrido flex nacional que promet O Toyota Yaris Cross está chegando e será o próximo SUV compacto híbrido flex nacional. E Autoesporte fez um teste exclusivo no modelo que promete tirar a paz dos lideres do segmento Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, afinal, é capaz de fazer mais de 32 km/l.
A Toyota já confirmou que o SUV produzido na fábrica de Sorocaba (SP) chega ao mercado em julho. E serão duas opções de motor. Fomos até o Chile dirigir a versão híbrida, que terá motor 1.5 aspirado em ciclo Atkinson que, sozinho, tem 91 cv e 12,3 kgfm. Aliado ao motor elétrico, de 80 cv e 14,4 kgfm, a potência combinada vai a 111 cv. Aqui, a potência combinada pode chegar a 115 cv usando etanol.
O câmbio da configuração híbrida é do tipo transeixo, o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência). Já as baterias são de íons de lítio em vez de níquel-cádmio, como o da linha Corolla, que tem 1,3 kWh, e dispõem de 0,7 kWh de capacidade.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
É bom lembrar que o lançamento do SUV vai atrasar. Era para o Yaris Cross começar a ser vendido no primeiro trimestre, mas a chegada vai ficar para julho por conta das obras que a Toyota faz no complexo.
Derivado da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA de Corolla e Corolla Cross, o Toyota Yaris Cross nada tem nenhuma relação com a dupla Yaris e Yaris Sedan feita atualmente em Sorocaba, apesar de herdar o nome.
Toyota Yaris Cross seria lançado no primeiro trimestre à princípio
Felipe Celis
Exclusivo: Toyota vai vender só carros híbridos no Brasil até 2028
Toyota começa a construir nova fábrica do Corolla e picape híbrida em SP
Flagra: Toyota Yaris Cross já é nacional e será rival do Hyundai Creta
Em dimensões, o Toyota Yaris Cross terá 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos 1,77 m de largura e quase 1,62 m de altura. Em comparação com o Corolla Cross, são 15 cm a menos de comprimento, 5,5 cm a menos de largura, 0,5 cm a menos em altura e 2 cm a menos no entre-eixos. Já o porta-malas é de 471 litros, 31 l a mais em volume que o SUV maior.
Initial plugin text
Apesar do acabamento interno simples, o Toyota Yaris Cross terá central multimídia flutuante com conexão para Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. O teto solar panorâmico poderá dar um charme ao SUV.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More