Caminhão da Tesla é equipado com baterias de 900 kWh e promete uma das maiores autonomias do mundo A Tesla resolveu se aventurar no setor de pesados com o Semi, caminhão elétrico apresentado em 2017. O modelo impressiona não apenas pelo visual exótico, mas por prometer uma das maiores autonomias já alcançadas no mundo. Para conhecer esse modelo de perto, Autoesporte cruzou o Atlântico até o IAA, maior feira de transporte do mundo, e agora te conta 6 detalhes absurdos do caminhão do Elon Musk. Clique abaixo e confira!
Assim como tudo que envolve a Tesla, o caminhão Semi também enfrentou algumas polêmicas. Como dissemos, o modelo surgiu em 2017, mas a produção (em pequenos volumes) só começou apenas em 2022. A Pepsi, aliás, foi o primeiro cliente do caminhão elétrico e encomendou 140 exemplares. Entretanto, por conta de um atraso na linha de produção, até o momento a empresa não recebeu todas as unidades.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Interior do Tesla Semi tem duas telas de 15 polegadas
Divulgação
A Tesla não detalha toda a ficha técnica do Semi. No entanto, ele é equipado com um conjunto de baterias com capacidade de 900 kWh – uma das maiores do mundo. Dessa forma, a marca do bilionário Elon Musk promete uma autonomia de até 800 km com apenas uma carga. É basicamente a distância entre São Paulo e Porto Alegre.
Além das baterias, que devem ser bastante pesadas, o Tesla Semi consegue transportar até 37 toneladas. Para empurrar tanta massa, é preciso um conjunto motriz robusto. São três motores elétricos instalados no eixo traseiro. Não há dados oficiais divulgados pela marca, mas a estimativa é de 1.020 cv de potência. Com isso, a Tesla divulga que, quando está totalmente carregado, o Semi é capaz de ir de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) em 20 segundos.
Tesla Semi pode rodar 800 km com uma carga das baterias
Divulgação
Além disso, há outros pontos curiosos como, por exemplo, o fato do motorista ficar posicionado exatamente no centro da cabine, e não do lado esquerdo ou direito. O Tesla Semi também é equipado com duas telas gigantes, cada uma com 15 polegadas e que podem ser configuradas para reproduzir as imagens das câmeras ou informações de mapas, dados de consumo, ar-condicionado e uma série de outros recursos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More