Autoesporte andou com o P 280 XT e conta um pouco sobre a operação do modelo que tem oito cilindros de gás Caminhões a gás não são exatamente uma novidade – estão presentes no Brasil pelo menos desde 2019, quando a Scania apresentou as primeiras versões na Fenatran, uma das maiores feiras de transportes do mundo. Agora, a marca sueca dá mais um passo nessa direção com uma versão a gás do P 280 XT, modelo fora de estrada pensado para as operações de transbordo da cana-de-açúcar.
Como sua atuação é nos campos, o caminhão recebe algumas preparações no visual. O pacote XT é composto por para-choque de aço com maior ângulo de ataque, degrau de inspeção e pino de reboque e faróis com grades de metal.
Já o motor a gás é diferente daqueles que equipam os caminhões a diesel da Scania. A unidade de seis cilindros em linha e 9,3 litros roda com ciclo Otto. Isso significa que há velas e o processo de ignição é por centelha. No caso do P 280 XT, o nome do caminhão “entrega” a potência: 280 cv. O torque é de 138 kgfm e o câmbio é automatizado de 12 marchas, mais duas reduzidas do tipo crowler.
Autoesporte teve um rápido contato com um exemplar do P 280 XT, ainda sem o implemento, em um local fechado. O modelo trazia oito cilindros de gás (importados da Europa) com capacidade de 220 m³ e que podem ser abastecidos com gás natural ou biometano – combustível este capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 90%, além de diminuir as emissões de material particulado e de NOx, em comparação ao similar a diesel.
Veja também
Outra vantagem do biometano é que ele pode ser produzido nas próprias usinas, a partir da matéria orgânica residual da cana.
O P 280 XT tem cabine curta e teto baixo. Assim, a capacidade de carga é ainda maior. O entre-eixos de 4 metros também foi pensado para operações de transbordo nos campos. O preço? A Scania não falou o valor exato, mas disse que a versão a gás é cerca de 30% mais cara do que a similar a diesel. Assim, a tabela fica na casa de R$ 1 milhão.
Segundo a empresa, o investimento adicional pode ser abatido com a economia na hora de abastecer. Desde 2019, a Scania já vendeu perto de 700 caminhões a gás no Brasil.
Scania P 280 XT em operação na colheita de cana
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More