Fomos até a Alemanha testar o utilitário de 313 cv que vai brigar com o Volvo XC40 A BMW lançou na Europa o inédito iX1, versão elétrica do X1 (baseada já na nova geração) que chega para concorrer com o Volvo XC40 Recharge Pure Electric. O novo SUV ainda não foi confirmado no Brasil, mas sua versão a combustão começa a ser produzida em Araquari (SC) no primeiro trimestre de 2023.
De qualquer forma, o iX1 é a versão elétrica do SUV mais emplacado da BMW no Brasil. Sua chegada parece questão de tempo, julgando pelos investimentos recentes na parte de eletrificação da marca por aqui. Autoesporte esteve na Alemanha para dirigir o lançamento:
O SUV é produzido em Regensburg (Alemanha) sobre a plataforma UKL2, que é uma evolução da antiga base, UKL. A grande diferença está na modularidade, pois a nova arquitetura pode ser acoplada em carros a combustão, híbridos plug-in e elétricos.
O iX1 tem dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, que desenvolvem a potência combinada de 313 cv. O torque é de 50,3 kgfm, disponíveis a qualquer pincelada do pé no acelerador. Atrás do volante, a BMW colocou borboletas que servem como um boost temporário de potência e torque, muito útil para ultrapassagens rápidas. A autonomia é de até 440 km.
Pisando fundo, o iX1 acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Trata-se da versão mais veloz já produzida do SUV em seus 13 anos de história. O acerto de suspensão tem pegada mais esportiva, mas sem comprometer o conforto na cidade. Resta saber como o SUV irá se comportar nas crateras brasileiras, onde qualquer buraco pode fazer suas obturações voarem.
Se o BMW iX1 for lançado no Brasil pelo valor certo, pode incomodar o Volvo XC40 Recharge Pure Electric, atual líder da categoria. A Volvo tem a vantagem de não oferecer versões térmicas do XC40; já o cliente interessado no X1 pode ficar indeciso entre as versões a combustão e elétrica. Quando o SUV alemão vier, talvez em 2023, vamos tirar a prova de qual é melhor.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: Read More