Sucesso absoluto de vendas no Brasil e na América Latina, hatch celebra 45 anos de história em 2025 O primeiro Gol chegou às lojas em 1980 com uma proposta ousada. Era o novo hatch compacto de volume da Volkswagen que mirava o sucesso no Brasil e na América Latina. Porém, excedendo as expectativas, o hatch brasileiro também viajou centenas de milhares de quilômetros até desembarcar em regiões como África e Oriente Médio. Até o governo da Nova Zelândia se interessou pelo modelo, como já contamos por aqui. Confira o vídeo abaixo:
Mesmo nesta versão de entrada que Autoesporte teve a oportunidade de revisitar, nomeada apenas como “L”, o Gol entrega mais do que apenas o seu indiscutível charme de época. Há um friso cromado cortando a carroceria de cabo a rabo, como uma demarcação horizontal em sua silhueta. Por dentro, o rádio FM era algo incomum nos carros básicos da época. A nostalgia toma conta.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Volkswagen Gol “batedeira” era produzido em Taubaté (SP)
Renato Durães/Autoesporte
Era um carrinho simples, de carroceria compacta (baseada no Polo europeu), e com motor dianteiro refrigerado a ar, como era comum nos carros da Volkswagen na época (mas que já se tornavam obsoletos). Seu propulsor 1.300 era o mesmo do Fusca. Rendia 47 cv de potência e 9,8 kgfm de torque, com câmbio manual de quatro marchas, produzindo o característico som que logo se tornou um apelido.
Initial plugin text
Funcional, econômico e versátil, o Gol ganhou as ruas e o coração dos brasileiros. A partir de 1987, já reestilizado, assumiu a liderança do mercado em uma hegemonia que durou até 2014. Poucos carros no mundo podem se gabar de tal resultado, ainda mais em todas as suas gerações.
A continuidade de sua história agora fica por conta do inédito Tera, novo SUV compacto que assume o posto de carro de volume da Volkswagen. Será que a marca alemã irá retomar a liderança do mercado brasileiro? A ver.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More