O mais recente tetracampeão da F1 está perto de conseguir duas façanhas antes executadas apenas pelo tricampeão brasileiro, de quem é genro Max Verstappen confirmou seu quarto título mundial de Fórmula 1 com o quinto lugar no GP de Las Vegas, a 22ª e antepenúltima etapa da temporada 2024. O holandês da equipe Red Bull precisava evitar que seu rival na luta pelo campeonato, Lando Norris, da McLaren, descontasse pelo menos três pontos da ampla desvantagem que tinha. Contudo, foi além e terminou uma posição à frente do britânico, o suficiente para confirmar o tetra.
Com o resultado, Verstappen atingiu 403 pontos na classificação e se juntou ao seletíssimo grupo de tetracampeões mundiais de F1, formado também pelo francês lain Prost e o alemão Sebastian Vettel. À frente deles, somente o britânico Lewis Hamilton e alemão Michael Schumacher, com sete títulos cada, e o argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão.
Initial plugin text
Porém, entre os tetra, somente Verstappen (de 2021 a 2024) e Vettel (entre 2010 e 2013) obtiveram suas conquistas de forma consecutiva, ambos pela Red Bull. Fangio também foi campeão quatro vezes seguidas, de 1954 a 1957, além de um título anterior obtido em 1951.
Hamilton também detém esse feito, entre 2017 e 2020, juntando a três outros campeonatos que havia celebrado anteriormente (2008, 2014 e 2015). Mas é Schumacher que ainda possui o recorde de mais títulos conquistados consecutivamente na Fórmula 1, cinco, entre 2000 e 2004.
Nelson Piquet é sogro de Verstappen
Getty Images
No entanto, com o feito deste domingo (24), nos Estados Unidos, Verstappen está muito perto de repetir dois feitos que apenas seu sogro, o tricampeão Nelson Piquet — Max é casado com Kelly Piquet, filha do brasileiro —, havia obtido antes, ambos no começo dos anos 1980, portanto mais de 40 anos atrás.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O primeiro é o fato de ser campeão de pilotos por uma equipe que termina em terceiro lugar no Mundial de Construtores. Atualmente, a Red Bull ocupa essa posição no campeonato, com 555 pontos, atrás dos 608 pontos da líder McLaren e dos 584 pontos da Ferrari.
Até hoje, só Piquet foi campeão nessa circunstância em toda a história da F1, em 1983, quando corria pela Brabham. Vale lembrar que, um ano antes, Keke Rosberg conquistou o título de pilotos enquanto seu time, a Williams, foi o quarto no Mundial de Construtores. E essas foram as duas únicas vezes em que um construtor que não foi campeão ou vice por equipes formou um piloto campeão mundial.
Initial plugin text
O outro feito de Piquet que está prestes a ser repetido pelo genro é que o brasileiro é, até os dias atuais, o único na história da Fórmula 1 a ter vencido mais de um título sem que sua equipe tenha vencido o Mundial de Construtores. Isso ocorreu em 1983 e também em 81, quando a Brabham foi vice entre as equipes. Em 2021, ano do primeiro título de Max Verstappen, a campeã de construtores foi a Mercedes e não a Red Bull. Neste ano, ao que tudo indica, o título por escuderia ficará entre McLaren e Ferrari, pois a Red Bull tem pouquíssimas chances matemáticas de uma virada.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More