Associação das concessionárias acredita que o ano pode terminar com pequena alta nos emplacamentos O brasileiro parece estar voltando a comprar carros 0km. O relatório divulgado nesta terça-feira (4) pela Fenabrave, a associação das concessionárias, mostra que as vendas de automóveis e comerciais leves novos subiram 26,8% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2021.
Foram emplacadas 180.424 unidades em todo o país, contra 142.330 exemplares em setembro do ano passado. Ainda assim, houve queda de 7,1% em relação ao mês de agosto. A explicação está no número de dias úteis de cada mês: 21 em setembro e 23 em agosto. Veja aqui os 50 carros mais vendidos no mês.
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Com o aumento na procura por carros novos, o resultado acumulado do ano também melhorou, mas os indicadores ainda apontam para baixo. Entre janeiro e setembro, os brasileiros compraram 1.395.158 automóveis e comerciais leves. Isso significa queda de 5,1% em relação aos nove primeiros meses de 2021, quando foram vendidos 1.469.816 veículos.
Mesmo com a queda no acumulado, o presidente da Fenabrave, Andreta Jr. acredita que o ano pode terminar com alta nas vendas. “Os segmentos conseguiram bons resultados, especialmente a partir do 2º trimestre, e acredito que podemos encerrar o ano com número de emplacamentos próximo da estabilidade ou levemente positivo”, afirmou, em nota.
Até o momento, apenas dois segmentos acumulam alta nas vendas no ano. Um deles é o de caminhões, que registrou em setembro resultados 111,6% melhores do que os do ano passado. Foram 2.436 veículos emplacados, contra 1.151 do período anterior. No acumulado, o crescimento é de 11,6%.
Venda de caminhões acumula alta em 2022
André Schaun/Autoesporte
Entre as motos, a alta em 2022 é maior – 17,2% –, mas o resultado de setembro parece mais tímido: 123.645 motocicletas vendidas e crescimento de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2021.
Voltando aos automóveis e comerciais leves, a Fiat segue na liderança isolada do mercado brasileiro. Em setembro, a marca italiana teve 21,6% de participação – seguida de longe por Chevrolet (16,2%), Volkswagen (14,5%) e Hyundai (9%).
A surpresa do mês é a aparição da Citroën entre as dez fabricantes mais populares do país. A marca francesa ficou exatamente na décima posição, com 2,2% de participação. O grande responsável pelo feito foi o hatch compacto C3, que estreou vendendo 1.604 unidades – 40% do total da empresa.
Outra “menção honrosa” vai ao Caoa Chery iCar, subcompacto elétrico que estreou há poucos meses e apareceu entre os 50 automóveis mais vendidos do país em setembro: foi o 41º colocado, com 596 exemplares.
Caoa Chery iCar vendeu quase 600 unidades em setembro
Renato Durães/Autoesporte
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