Segmentos de motos e ônibus registraram bom crescimento no último ano; projeção para 2023 é de estabilidade O Brasil terminou 2022 com 1.957.699 automóveis e comerciais leves vendidos. O resultado do ano foi divulgado nesta quinta-feira (5) pela Fenabrave, a associação das concessionárias, e representa uma queda de 0,8% em relação a 2021, quando foram emplacados 1.974.402 exemplares. A diferença de um ano para o outro não chega a 20 mil unidades.
Em dezembro, porém, as vendas alcançaram um patamar de 202.176 unidades, um aumento de 4,5% sobre o mesmo mês de 2021. O último mês do ano é considerado forte na indústria por conta do recebimento do 13o salário, o que incentiva os consumidores a fechar negócio.
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O segmento de caminhões também apresentou queda de 2,1% em 2022, quando 124.584 veículos foram comercializados. O número foi de 127.281 unidades em 2021.
Já as vendas de ônibus registraram um bom crescimento no ano passado. Foram 21.860 unidades contra 17.712 de 2021, o que representa um aumento de 23,4%. Outro setor que pode comemorar seus resultados em 2022 é o de motos: 1.362.129 unidades, aumento de 17,7% sobre as 1.157.291 do ano anterior.
Para 2023, o cenário deve ser de estabilidade. “Diante do cenário de mudança de governo e incertezas, é muito difícil projetar algo nesse momento. O mercado fez praticamente o mesmo volume nos últimos três anos. Com base em nossos estudos e de quem está com o o umbigo no balcão, entendemos que repetir o número de 2022 é o mais acertado nesse momento. Esperamos, na próxima projeção, daqui 90 dias, ter mais clareza”, diz José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.
O executivo também comentou sobre a volta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior: “A mudança ainda precisa ser sentida. Falta a formação da equipe e a forma de atuação do Ministério. Vamos esperar os primeiros passos, mas vejo inicialmente com bons olhos, de forma positiva”.
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