Antes de morrer em acidente, piloto fazia acrobacias com modelos da Subaru, Ford e Audi Era um ritual. A cada ano que passava, Ken Block presenteava os entusiastas por velocidade com um novo vídeo da série Gymkhana. A história era sempre a mesma: um piloto habilidoso, um carro potente, um cenário impecável ao redor do mundo e acrobacias quase impossíveis.
Só que esse padrão infelizmente terminou nesta segunda-feira (2), quando o também cofundador da DC Shoes morreu em um acidente de snowmobile em Utah, nos Estados Unidos, aos 55 anos.
Veja também
Em forma de homenagem a Ken Block, a Autoesporte reúne agora todos os carros usados e preparados pelo piloto ao longo dos 14 anos de produção da série. Confira:
Subaru Impreza WRX STI
Logo que a série Gymkhana foi criada, Ken Block ainda era piloto da Subaru no Campeonato Mundial de Rallycross. Por isso, o protagonista dos dois primeiros episódios foi um Subaru Impreza WRX STI.
Na estreia, o hatch de 2006 tinha motor de 530 cv de potência. Já no segundo episódio, o carro era de 2008, entregava 585 cv e chegava aos 100 km/h em apenas 3 segundos. Ambos eram preparados pela Crawford Performance e as gravações aconteceram na Califórnia, nos Estados Unidos.
Ford Fiesta GYM3
Ford Fiesta GYM3 foi o primeiro carro usado por Ken Block após parceria com a fabricante norte-americana
Divulgação
A partir do terceiro vídeo publicado, quem começou a roubar a cena foi o Ford Fiesta, mais especificamente no Autódromo de Montlhéry, na França. Isso porque, obviamente, Ken Block assinou um contrato com a fabricante norte-americana. O carro em questão era um modelo de 2011 e entregava nada menos que 608 cv de potência com preparação da sueca Olsbergs MSE.
Ford Fiesta HFHV
O Fiesta ainda continuou fazendo parte das gravações dos episódios seguintes. Em Gymkhana 4 e 5, o modelo utilizado foi um HFHV (de Hybrid Function Hoon Vehicle) construído em sua própria oficina. O motor era um Ford Ecoboost 2.0 de 650 cv, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em dois segundos.
Ford Fiesta ST RX43
Ken Block fez manobras com Ford Fiesta ST RX43 de 659 cv em Dubai
Divulgação
Já nas Gymkhana 6 e 8, o Ford Fiesta da vez foi o RX43 – o carro que Ken Block competia nas provas de rally nos Estados Unidos. O modelo tinha um motor 2.0 turbo menos potente, de 659 cv, mas o que mais importava era o torque de 66 kgfm que ajudavam o zero a 100 km/h a ser feito em 1,8 segundo.
Ford Mustang RTR “Hoonicorn”
Hamilton queria comprar Mustang 1965 de 877 cv de Ken Block
Auto Esporte
Um dos carros mais icônicos de toda essa história com certeza é o Ford Mustang 1965 modificado pela Hoonicorn. Na primeira aparição, usada em Gymkhana 7, o veículo tinha um motor V8 de 6,7 litros Roush Yates e nada menos que 877 cv.
Em seguida, na décima temporada, o Mustang voltou com um par de turbocompressores Garrett para chegar aos impressionantes 1.420 cv e 127,5 kgfm de torque.
Ford Focus RS RX
Participante da Gymkhana 9 e 10, o Ford Focus RS RX foi uma colaboração global entre a Ford Performance, a Block’s Hoonigan Racing Division e a britânica M-Sport. Com tração nas quatro rodas, o modelo também trazia um motor EcoBoost 2.0, mas de 600 cv de potência.
Ford Escort RS Cosworth
Ford Escort RS Cosworth 1978 tinha motor 2.5 Millington 4 cilindros aspirado capaz de gerar 337 cv
Divulgação
Seguindo a parceria com a Ford, quem também fez parte da Gymkhana 10 foi o Escort RS Cosworth. Esse foi o carro menos potente usado por Ken Block durante as gravações.
O modelo com tração traseira entrega 337 cv e tem uma caixa de câmbio sequencial de sete velocidades. Além disso, o veículo ainda possui um escapamento de saída lateral para configurações de asfalto.
Ford F-150 Hoonitruck
Picape Ford F-150 Hoonitruck fez parte do décimo vídeo da série Gymkhana de Ken Block
Divulgação
Movido por um V6 Ecoboost de 3,5 litros preparado pela Detroit Speed Engineering, o Ford F-150 Hoonitruck fabricado em 1977 fez sua primeira aparição na décima temporada da série de Ken Block. O carro entrega 926 cv de potência, 97 kgfm de torque e tem carroceria de alumínio.
Audi S1 Hoonitron
A última façanha de Ken Block – e a primeira sem o patrocínio da Ford depois de longos anos – foi acelerando o Audi S1 Hoonitron totalmente elétrico pelas ruas de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Para desenvolver o esportivo, a fabricante alemã combinou dois motores elétricos que entregam brutais 300 kgfm de torque. Tudo isso para proporcionar muitas derrapagens, saídas de traseira insanas e fumaça de pneus queimados.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More