Apesar da preferência pelos automáticos, 61 modelos com pedal de embreagem ainda são vendidos no país Aos poucos, o câmbio manual vai desaparecendo dos carros novos no Brasil. Vários modelos deixaram de ser vendidos com essa opção e os que ainda o oferecem limitam o pedal de embreagem a poucas versões — normalmente, as mais básicas).
Um evento raro ocorreu neste mês. Dois carros manuais inéditos chegaram às lojas e aumentaram o número de opções disponíveis no Brasil: Renault Kardian e Citroën Basalt. A partir disso, Autoesporte listou todos os modelos que ainda são vendidos com alavanca convencional e pedal de embreagem por cada marca.
Confira abaixo:
Chevrolet
Chevrolet Onix Plus traz câmbio manual com motor 1.0 e 1.0 turbo
Divulgação
A Chevrolet tem um dos maiores catálogos de carros com transmissão manual do Brasil. Ao todo, são cinco modelos: Onix, Onix Plus, Spin, Montana e S10. Os dois primeiros combinam motor 1.0 flex aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm de torque ao câmbio de seis marchas. Também há versões 1.0 turbinadas, com 116 cv e 16,8 kgfm.
Já a Spin tem motor 1.8 flex aspirado, de 106 cv e 16,8 kgfm, também com câmbio manual de seis marchas. A picape intermediária Montana tem motor 1.2 turbo flex de 132 cv de potência e 19,4 kgfm. Por fim, a picape média S10 tem três versões manuais, combinando 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com 207 cv e 52,9 kgfm a uma transmissão de seis marchas. Veja os preços e versões abaixo:
Onix LT – R$ 93.765
Onix Plus LT – R$ 97.390
Onix Plus LT Turbo – R$ 113.490
Spin LT – R$ 113.600
Montana LT – R$ 130.290
S10 WT (chassis) – R$ 223.620
S10 WT (cab. simples) – R$ 232.710
S10 WT (cab. dupla) – R$ 247.860
Citroën
A Citroën tem dois carros manuais no catálogo: o C3 e o estreante Basalt. Todos combinam o motor 1.0 aspirado flex de 75 cv e 10,5 kgfm ao câmbio manual de cinco marchas. Já o SUV compacto C4 Cactus não tem câmbio manual no Brasil desde 2020. Veja os preços abaixo:
C3 Live -R$ 77.590
C3 Live Pack – R$ 85.390
C3 Feel – R$ 88.290
Basalt Feel – R$ 89.990
Fiat
Nenhum fabricante oferece tantos carros manuais no Brasil quanto a Fiat. Entre os automóveis, o Mobi tem motor 1.0 flex de quatro cilindros, capaz de entregar 74 cv e 9,7 kgfm, com câmbio de cinco marchas. A dupla Argo e Cronos também é oferecida com motor 1.0 (Firefly), mas de três cilindros, que desenvolve 77 cv e 10,7 kgfm, também com transmissão de cinco marchas.
Dando continuidade, Argo, Cronos, Pulse e Strada têm versões com motor 1.3 Firefly flex, de 109 cv e 14,2 kgfm — todos equipados com câmbio manual de cinco marchas. A Fiorino tem motor 1.4 aspirado flex de 86 cv e 12 kgfm. Por fim, a Titano tem motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 37,7 kgfm de torque, com transmissão manual de seis marchas.
Mobi Like – R$ 74.990
Mobi Trekking – R$ 77.990
Argo – R$ 86.990
Argo Drive – R$ 88.990
Argo Endurance – R$ 89.990
Argo Trekking – R$ 96.990
Cronos Drive – R$ 95.990
Cronos Drive 1.3 – R$ 101.990
Pulse Drive – R$ 107.990
Fiorino Endurance – R$ 106.190
Strada Endurance CS – R$ 105.990
Strada Freedom CE – R$ 112.990
Strada Freedom CD – R$ 121.990
Strada Volcano CD – R$ 123.990
Titano Endurance – R$ 219.990
Ford
Ford Ranger XL é a versão básica da picape média
Divulgação
A Ranger é o único carro da marca a preservar o câmbio manual pela Ford. Tem motor 2.0 de 170 cv e 40,5 kgfm, com transmissão de seis marchas.
Ranger XL – R$ 244.990
Honda
O Civic Type R da Honda tem motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm. Seu câmbio manual de seis marchas é um dos mais arrojados do país, com função de punta-taco automático.
Civic Type R – R$ 429.900
Hyundai
A dupla HB20 e HB20S, da Hyundai, tem motor 1.0 aspirado flex de 80 cv e 10,2 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. O SUV compacto Creta não é mais oferecido com a opção.
HB20 Sense – R$ 88.990
HB20 Comfort -R$ 92.390
HB20 Limited – R$ 96.390
HB20S Comfort Plus – R$ 97.690
HB20S Limited Plus – R$ 102.090
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Mitsubishi
Mitsubishi L200 Triton Outdoor é versão com visual antigo
Divulgação
A Mitsubishi vende a L200 Triton Outdoor com duas opções manuais, GLX e GLS. O motor 2.4 diesel desenvolve 190 cv e 43,9 kgfm.
L200 Triton Outdoor GLX – R$ 219.900
L200 Triton Outdoor GLS – R$ 226.990
Nissan
Nissan Frontier S é picape básica e a única opção manual na marca
Divulgação
Desde que Versa e Kicks deixaram de ser vendidos com câmbio manual, o único carro da Nissan a não abandonar tal transmissão foi a picape Frontier. Na versão de entrada, S, tem motor 2.3 turbodiesel de 160 cv e 41 kgfm. A caixa tem seis marchas.
Frontier S – R$ 246.490
Peugeot
Peugeot 208 GT 2025 acabou de ser reestilizado
Renato Durães/Autoesporte
O catálogo de carros manuais da Peugeot é enxuto. As versões com pedal de embreagem do 208 têm motor 1.0 aspirado flex de 75 cv e 10 kgfm. Já a Partner Rapid, prima da Fiorino, tem motor 1.4 aspirado flex de 86 cv e 12 kgfm. Em ambos os casos, a transmissão tem cinco marchas.
208 Active – R$ 88.990
208 Style – R$ 99.990
Partner Rapid Business Pack – R$ 120.490
Renault
A Renault ainda aposta nos modelos manuais para manter seu espaço no Brasil. Os três carros mais baratos são vendidos com motores 1.0, sendo eles de três e quatro cilindros, respectivamente. Assim, o Kwid entrega 71 cv e 9,8 kgfm, enquanto o Stepway e Logan desenvolvem 82 cv e 10,2 kgfm.
Ao lado do Basalt, o Kardian é outro estreante na lista. Seu motor 1.0 turbo flex entrega 120 cv e 20,4 kgfm, com câmbio de seis marchas. No SUV compacto Duster e na picape intermediária Oroch, o motor 1.6 aspirado flex entrega 120 cv e 16,2 kgfm, com câmbio de cinco marchas.
Kwid Zen – R$ 74.590
Kwid Intense – R$ 77.590 (bitom R$ 80.490)
Kwid Outsider – R$ 80.590
Stepway Zen – R$ 86.990
Logan Life – R$ 97.500
Logan Zen – R$ 101.000
Kardian Evolution – R$ 106.990
Oroch Pro – R$ 121.190
Duster Intense – R$ 130.990
Toyota
A oferta de carros manuais da Toyota está restrita a dois carros. O esportivo GR Corolla combina um câmbio de seis marchas ao motor 1.6 turbo de três cilindros, que desenvolve 304 cv e 37,7 kgfm. A picape Hilux, por sua vez, tem versões manuais nas configurações chassi e cabine simples. Neste caso, o motor 2.8 turbodiesel entrega 204 cv e 48,7 kgfm.
Hilux Chassi Cabine – R$ 223.490
Hilux CS – R$ 231.290
GR Corolla – R$ 416.990
Volkswagen
A Volkswagen já teve um dos maiores catálogos de carros manuais no Brasil, mas eles estão se tornando cada vez mais raros. O Polo, modelo de entrada da marca, tem motor 1.0 aspirado flex de 84 cv e 10,3 kgfm. Sua versão sedã, o Virtus, traz motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm. Por fim, a Saveiro tem motor 1.6 aspirado flex de 106 cv e 16,1 kgfm. Em todos os casos, o câmbio é de cinco marchas. Vale lembrar também que este catálogo deve aumentar com a chegada do novo Volkswagen A0, que terá versões de entrada com essa opção de transmissão.
Polo Track – R$ 90.990
Polo Rock in Rio – R$ 93.590
Polo MPI -R$ 96.490
Virtus TSI – R$ 115.390
Saveiro Robust CS -R$ 102.990
Saveiro Trendline CS – R$ 108.890
Saveiro Robust CD – R$ 117.990
Saveiro Extreme CD – R$ 122.990
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More