Segmentos de hatches médios e peruas praticamente desapareceram do mercado brasileiro As vendas de veículos novos caíram 0,8% em 2022 na comparação com 2021, de acordo com a associação das concessionárias, a Fenabrave. Ao todo, foram emplacados 1.957.699 carros e comerciais leves em todo o Brasil no ano que terminou.
Veja também
Novamente a Fiat Strada foi o carro mais vendido do país, seguido por Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Onix Plus, Fiat Mobi e Volkswagen Gol.
Ficou curioso para saber qual modelo levou a melhor em cada uma das categorias? Veja abaixo os campeões por segmento. É importante lembrar que essa classificação é a mesma adotada pela Fenabrave.
Veículo de entrada
Fiat Mobi é uma das poucas opções de carros de entrada no Brasil
André Paixão
A categoria, que já foi a principal do país, hoje se resume a dois veículos – isso porque o Gol, vice-campeão, acaba de sair de linha. Assim, restaram apenas Fiat Mobi e Renault Kwid – com ampla vantagem nas vendas para o subcompacto da marca italiana.
Fiat Mobi – 72.756 unidades
Volkswagen Gol – 72.606
Renault Kwid – 57.388
Hatch pequeno
Novo Hyundai HB20 mudou, mas segue vendendo bem
Divulgação
O Hyundai HB20 desbancou novamente o Onix e é o carro de passeio mais vendido do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Restou ao Chevrolet a segunda colocação. Quem se destacou na categoria em 2022 foi o Peugeot 208, que passou a ter versões com motor 1.0 aspirado em 2022. O modelo importado da Argentina superou rivais tradicionais, como Volkswagen Polo e Renault Sandero para ficar na quarta posição.
Hyundai HB20 – 96.255 unidades
Chevrolet Onix – 85.252
Fiat Argo – 64.016
Peugeot 208 – 29.918
Toyota Yaris – 26.614
Hatch médio
Chevrolet Cruze representa a resistência dos hatches médios
Divulgação
Sim, ainda existem hatches médios no Brasil. Poucos, é verdade. E nesse cenário, o Chevrolet Cruze se destacou, vendendo mais do que a soma de todos os demais.
Chevrolet Cruze – 1.399 unidades
Nissan Leaf – 347
Audi A3 – 161
BMW i3 – 157
BMW 118i – 96
Sedã pequeno
Fiat Cronos passou a oferecer câmbio CVT em 2022
André Paixão/Autoesporte
Outro segmento que parece estar encolhendo. Dos cinco modelos mais vendidos, Fiat Siena e Volkswagen Voyage já tiveram a produção encerrada. O mesmo pode acontecer com o Logan em 2023. Assim, Fiat Cronos e Hyundai HB20S devem ser os remanescentes.
Fiat Cronos – 41.680 unidades
Volkswagen Voyage – 35.928
Hyundai HB20S – 25.497
Renault Logan – 10.320
Fiat Siena – 4.141
Sedã compacto
Chevrolet Onix Plus é o sedã mais vendido do Brasil
Divulgação
Apenas 30 carros separaram Nissan Versa de Volkswagen Virtus. De todo modo, a dupla ficou longe dos demais sedãs compactos. O líder, Onix Plus, emplacou mais unidades do que todos os rivais, combinados.
Chevrolet Onix Plus – 75.243 unidades
Honda City – 22.132
Toyota Yaris – 15.783
Nissan Versa – 5.656
Volkswagen Virtus – 5.626
Sedã médio
Toyota Corolla domina o segmento de sedãs médios há anos
Divulgação
Mais uma categoria amplamente dominada por um modelo. Sem o Honda Civic, que teve a produção nacional encerrada no fim de 2021, o Corolla reinou mais uma vez entre os sedãs médios. O destaque vai para o Caoa Chery Arrizo 6, que passou a ser importado da China e já vendeu mais que Jetta e Cerato.
Toyota Corolla – 42.887 unidades
Chevrolet Cruze – 8.517
Honda Civic – 1.996
Caoa Chery Arrizo 6 – 1.456
Volkswagen Jetta – 548
Sedã grande
BMW Série 3 vendeu mais do que os rivais combinados
Divulgação
O BMW Série 3 se sai tão bem no segmento que, mesmo tendo as versões divididas, consegue duas colocações no “pódio”: primeiro e terceiro lugares com 320i e 330e, respectivamente.
BMW 320i – 4.909 unidades
Mercedes-Benz Classe C – 1.092
BMW 330e – 609
Mercedes-Benz CLA 250 – 458
Audi A4 – 283
SUV
Chevrolet Tracker desbancou o Jeep Renegade em 2022
Renato Durães
Campeão inédito entre os SUVs. Depois de mais de 20 anos em linha e diversas gerações com vendas tímidas, o Chevrolet Tracker finalmente triunfou e superou pelo menos outros 40 concorrentes. E a vitória foi folgada – 5 mil exemplares a mais do que o Volkswagen T-Cross, vice-líder. Pior para o ex-campeão, Jeep Renegade, que amargou o quinto posto.
Chevrolet Tracker – 70.806 unidades
Volkswagen T-Cross – 65.341
Jeep Compass – 63.564
Hyundai Creta – 62.651
Jeep Renegade – 51.398
Fiat Pulse – 50.522
Toyota Corolla Cross – 42.506
Volkswagen Nivus – 39.463
Nissan Kicks – 38.983
Renault Duster – 22.690
Pick-up pequena
Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil
Fábio Aro / Autoesporte
Restaram apenas duas picapes pequenas no Brasil. E a líder também é o carro mais vendido do país, Fiat Strada.
Fiat Strada – 112.390 unidades
Volkswagen Saveiro – 23.422
Pick-up grande
Fiat Toro – 49.567 unidades
Toyota Hilux – 48.606
Chevrolet S10 – 27.128
Mitsubishi L200 – 15.831
Ford Ranger – 14.302
Furgões
Renault Master – 10.019 unidades
Peugeot Expert – 3.569
Citroën Jumpy – 2.749
Kia K2500 – 2.687
Volkswagen Delivery Express – 2.127
Furgões pequenos
Fiat Fiorino – 20.954 unidades
Peugeot Partner – 2.144
Renault Kangoo – 401
SW grande
Audi RS6 Avant – 37 unidades
Audi RS4 Avant – 4
Monocab
Fiat Doblo – 314 unidades
Honda Fit – 231 unidades
Chevrolet Bolt – 10 unidades
Grandcab
Chevrolet Spin deve mudar em 2023
Divulgação
Chevrolet Spin – 17.816 unidades
Kia Carnival – 346
BYD D1 – 20
Sports
Porsche 911 vendeu mais do que os dois rivais mais próximos, juntos
Divulgação
Porsche 911 – 614 unidades
Ford Mustang – 330
Porsche Taycan – 241
BMW M3 – 178
Chevrolet Corvette – 82
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More