Lista inclui elétricos da Renault, marca da Stellantis, SUV da BYD e substituto do Volkswagen Tiguan Allspace; confira A 90ª edição do Salão Automóvel de Paris, na França, abriu as portas para o público na terça-feira (15), no centro de exposições Expo Porte de Versailles. Grandes novidades foram apresentadas ao mundo, mas, aqui, Autoesporte foca em nosso território e seleciona 10 carros do evento que serão lançados no Brasil nos próximos anos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Renault
1) 4 E-Tech, 5 E-Tech e Twingo E-Tech Electric
Renault 4 no Salão do Automóvel de Paris 2024 – diagonal dianteira
André Schaun/Autoesporte – Salão do Automóvel de Paris 2024
A Renault apresentou algumas novidades para o Salão com foco total em eletrificação. A marca francesa confirmou que pretende trazer novos carros elétricos para o Brasil nos próximos anos, porém, falta definir qual modelo será. São três possibilidades. Uma das chances foi a estrela da casa do evento: o Renault 4 E-Tech.
Baseado no clássico Renault 4, produzido de 1961 a 1995 e com mais de 8 milhões de unidades vendidas, o novo elétrico teve a sua versão final apresentada – ela toma como base o conceito 4Ever trophy, mostrado no mesmo Salão de Paris, mas em 2022. A Renault estuda lançar o modelo em mercados da América do Sul como uma alternativa entre o Kwid E-Tech e o Megane E-Tech, que custam, hoje, R$ 139.990 e R$ 279.900, respectivamente.
Com 4,16 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 420 litros de capacidade no porta-malas, o SUV compacto tem um motor elétrico dianteiro de 152 cv e 24,9 kgfm derivado do seu irmão maior, o Renault 5 E-Tech — que também é uma das alternativas de lançamento por aqui. Com baterias de NMC (Níquel Manganês Cobalto de 52 kWh, sua autonomia é de 400 km no ciclo WLTP, que é o padrão europeu.
O Renault 4 E-Tech também tem uma configuração de entrada com baterias de 40 kWh e motor elétrico dianteiro que entrega 120 cv e 22,9 kgfm. Neste caso, a autonomia é de 300 km (WLTP).
Outra estrela da casa foi o conceito Twingo E-Tech Electric, que dará origem a um modelo de produção nos próximos anos. O futuro (e pequenino) carro elétrico também é uma das possibilidades assim que entrar em produção.
Dacia
2) Futuro SUV médio da Renault
Irmão maior do Duster, Bigster dá pistas sobre futuro SUV médio da Renault
André Schaun/Autoesporte
A Dacia é a divisão romena da Renault e, como vocês bem sabem, não é vendida no Brasil. Porém, no Salão de Paris a marca apresentou o Bigster (um irmão maior do Duster) que dá pistas sobre o futuro SUV médio da matriz francesa, que chega ao nosso mercado em 2025.
Trata-se do projeto R1312, que será produzido em São José dos Pinhais (PR), e utilizará a base estrutural do Dacia Duster europeu de terceira geração para encarar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O novo utilitário esportivo será o primeiro produto híbrido flex da marca no Brasil. Embora ainda estejamos num lançamento ainda está longe, entretanto, a tendência é de que os preços sejam acima dos R$ 200 mil.
Leapmotor
3) C10
Leapmotor C10 já foi flagrado pelas ruas de São Paulo
Luana Conde/Autoesporte
A Stellantis confirmou em maio a chegada da Leapmotor no Brasil, uma fabricante chinesa criada em 2015 que é parceira do grupo. O primeiro modelo lançado no nosso mercado será o C10, em 2025, que inclusive já foi flagrado pelas ruas de São Paulo. O SUV elétrico tem 4,74 metros de comprimento, 2,83 m de entre-eixos e 1,90 m de largura. Sua plataforma é a Leap 3.0, que poderá ser usada em outras marcas Stellantis.
Na China o modelo é vendido em três versões, sendo uma delas com a autonomia estendida (EREV, na sigla em inglês). Todas as configurações são equipadas com um motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgfm, o conjunto de baterias pode ser de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. Por isso as autonomias variam entre 410 km e 530 km no ciclo chinês CLTC, que é bem menos rigoroso do que o padrão do Inmetro. Já a autonomia estendida, é alimentada por um motor 1.5 aspirado de 96 cv e ciclo Atkinson, neste caso, que opera apenas como gerador de energia.
4) T03
Leapmotor T03
André Schaun/Autoesporte
A segunda estreia da marca no Brasil, também em 2025, será com o T03, um subcompacto elétrico de 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos. O modelo tem um motor no eixo dianteiro, que entrega 95 cv de potência e 16 kgfm de torque. As baterias são de 37,3 kWh e a autonomia declarada no mercado europeu é de 265 km. Para saber as primeiras impressões da Autoesporte sobre o modelo rival do BYD Dolphin Mini, basta clicar aqui.
5) B10
Leapmotor B10 no Salão de Paris
Divulgação
A estreia mundial do B10 aconteceu no Salão de Paris e o modelo também chegará ao Brasil, porém, pode ser apenas a partir de 2026. O SUV médio será posicionado abaixo do C10 e tem 4,50 m de comprimento e 2,80 m. Apesar de ter sido apresentado no evento, dados como potência, torque, autonomia e preços não foram revelados. Porém, a potência deve ficar na faixa dos 200 cv com um motor elétrico traseiro e a Leapmotor diz que o alcance ultrapassa os 400 km.
GAC Motor
Em julho, a chinesa GAC Motor anunciou um investimento de US$ 1 bilhão no Brasil para os próximos anos. Recentemente, dois modelos da marca, o SUV Aion Y Plus e o cupê Hyper HT, foram flagrados em uma plataforma em São Paulo. A dupla, que deve estrear no mercado nacional em breve, marcou presença em Paris.
6) Aion Y Plus
GAC Motor Aion Y é SUV médio elétrico com autonomia de 490 km no ciclo WLTC
André Schaun/Autoesporte
O Aion Y Plus é um SUV médio elétrico. São 4,54 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, que são medidas superiores a de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, por exemplo. O motor elétrico dianteiro entrega uma potência de 136 cv e 22,9 kgfm de torque. E as baterias de 63,2 kWh garantem uma autonomia de 490 km, segundo o ciclo chinês WLTC.
7) Aion Hyper HT
Aion Hyper HT
André Schaun/Autoesporte
Já o Aion Hyper HT tem semelhança até com o Tesla Model X, principalmente por conta das portas traseiras com abertura estilo gaivota. Nesse caso, há versões com motores elétricos de 245 cv ou 340 cv e baterias que vão de 70 kWh a 99,5 kWh. Neste caso, é mais difícil dizer qual ou quais virão ao Brasil, porém, mais detalhes devem ser revelados em breve. Mais detalhes sobre quem é a GAC Motors e como será sua operação no Brasil após o investimento bilionário, é só clicar aqui.
Volkswagen
8) Tayron
Volkswagen Tayron no Salão de Paris 2024
André Schaun/Autoesporte
A grande estrela da marca alemã em Paris foi o novo Volkswagen Tayron. Além do futuro A0 SUV, que será o modelo de entrada do segmento a partir de 2025, a marca também prepara o substituto do Tiguan Allspace, que sairá de linha para dar lugar ao novato. O novo SUV começou a ser produzido em Wolfsburg (Alemanha) e chegará às lojas europeias no começo de 2025.
Para atender a região das Américas, o SUV também será feito no México, onde atualmente o Tiguan Allspace é fabricado. Trocando em miúdos, significa que, para o mercado brasileiro, o novo SUV estará isento do imposto de importação.
O modelo é cheio de estilo, e ostenta faróis e lanternas com sistema IQ. Light interligados por um filete iluminado. O interior tem ótimo acabamento e três telas compõem o painel de instrumentos, a grande central multimídia e um pequeno cluster exclusivo para o passageiro dianteiro. O Tayron apresentado em Paris traz opções a gasolina e a diesel para a Europa.
A configuração mais simples vem com motor 1.5 TSI a gasolina de 150 cv, apoiado por um pequeno módulo elétrico de 48V. Portanto, trata-se de uma versão micro-híbrida. O motor 2.0 TDI equipa as opções intermediárias, com potência variando entre 150 cv ou 193 cv, sempre com tração integral.
Por fim, as variantes mais equipadas têm o mesmo motor 1.5 TSI a gasolina e conjunto híbrido plug-in, com bateria de 19,7 kWh. Assim, o Tayron pode entregar 204 ou 272 cv. Independentemente da opção mecânica, a transmissão é do tipo DSG, de sete velocidades.
Atualmente, o Tiguan é vendido no Brasil por R$ 292.990. Justamente por isso, a tendência é que o Tayron chegue ao nosso mercado por mais de R$ 300 mil.
BYD
9) BYD Sea Lion 07
BYD Sea Lion 07 preencherá lacuna entre Song Plus e Tan
André Schaun/Autoesporte
A BYD terá vários lançamentos no Brasil em 2025, e um dos principais é o BYD Sea Lion 07, uma variante SUV do Seal. O modelo, que já foi flagrado em território nacional, chega para preencher a lacuna entre o Song Plus (R$ 239.800) e o Tan (R$ 536.800). O utilitário esportivo deve custar um pouco mais do que o Seal; ou seja, mais de R$ 300 mil.
Aliás, assim como o Seal, o Sea Lion (Leão Marinho, na tradução para o português) também faz parte da família Ocean da BYD – mesma de Dolphin e Dolphin Mini. O modelo, vale ainda destacar, tem dois tamanhos disponíveis de baterias.
A opção de entrada dispõe de 71,8 kWh e tem motor elétrico dianteiro de 231 cv e 38,7 kgfm. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge máxima de 210 km/h. A autonomia é de 550 km no sempre otimista padrão chinês.
A opção intermediária tem pacote de baterias de 80,6 kWh e motor mais potente, de 313 cv e 38,7 kgfm. Nesse caso, o tempo para ir de 0 a 100 km/h cai para 6,7 segundos e a autonomia sobe para 610 km. Por último, quando combina dois motores elétricos, a potência chega a 530 cv e a aceleração até os 100 km/h é cumprida em apenas 4,2 segundos, com alcance total de 550 km. Ainda não há informação sobre quais versões virão ao Brasil ou se será comercializado em opção única.
Audi
10) Q6 E-Tron Sportback
Audi Q6 E-Tron Sportback tem ares de Porsche Macan
Divulgação
Fechando a lista está o Q6 E-Tron Sportback. Com ares de Porsche Macan, o SUV cupê tem o mesmo comprimento (4,77 m) e a mesma largura (1,96 m) do Q6 “usual”. Perde, evidentemente, por conta do caimento do teto que lhe confere maior esportividade, em altura: 1,66 m contra 1,7 m.
O Q6 E-Tron Sportback tem a mesma Plataforma Elétrica Premium (PPE) do Porsche Macan e do Q6 E-Tron – o que lhe garante arquitetura de 800 Volts. O modelo tem quatro opções distintas, sendo duas com tração integral e duas com tração traseira.
A versão de entrada do Q6 E-Tron Sportback dispõe de bateria de 75,8 kWh. Sua autonomia é de 545 km no ciclo europeu WLTP. Há, porém, opção com autonomia de 656 km (WLTP) e bateria de 94,9 kWh.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More