Mais da metade dos lançamentos prometidos para 2025 no país será formada por carros eletrificados; confira 2025 promete ser um ano intenso para o mercado automotivo brasileiro, ainda mais no que se diz respeito aos lançamentos de carros híbridos e elétricos. Da lista de 90 modelos que chegarão ao Brasil, que Autoesporte já publicou há alguns dias, 57 são eletrificados. Embora os SUVs, sem grandes surpresas, marquem uma maior presença, também teremos novidades de picapes, sedãs e até subcompactos.
Veja agora os 56 carros elétricos e híbridos que chegam em 2025:
Audi
Audi Q6 e-tron Sportback é equipado com dois motores elétricos de até 367 cv
Divulgação
A6 e-tron
A3
A5 – nova geração
Q5 – nova geração
Q6 e-tron Sportback
A Audi prepara algumas novidades para o ano que vem. Uma delas é o Audi Q6 E-tron Sportback, equipado com dois motores elétricos de até 367 cv de potência, que Autoesporte conheceu no Salão de Paris 2024. Além deste, a marca também prepara a nova geração do Q5 micro-híbrido (MHEV), o Audi A6 e-tron (elétrico), feito sobre a mesma plataforma do Porsche Macan EV, bem como a nova geração do A5, que virá para substituir de vez o A4, e A3 facelift.
Audi Q6 e-tron é o Carro do Ano Superpremium 2025
BMW
BMW X3 está previsto para ser produzido em Araquari (SC) em 2026
Divulgação/BMW
Série 1
X3 PHEV
A BMW já confirmou que o novo X3 estreia no Brasil no primeiro semestre de 2025 importado dos Estados Unidos. A partir de 2026, a tendência é que o modelo passe a ser produzido nacionalmente em Araquari (SC). Por aqui, o SUV deve chegar na versão híbrida plug-in (PHEV) xDrive 30e, com 303 cv. Já o Série 1 recebeu um sistema híbrido leve de 48 Volts em sua nova geração, que tem grandes chances de estrear no mercado nacional no ano que vem.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
BYD
BYD Sea Lion 07 pode carregar de 10% a 80% em apenas 25 minutos
André Schaun/Autoesporte
Sea Lion 07
Denza B5 (Bao 5)
Denza D9
Denza Z9
Seal 07 DM-i
Song Pro híbrido flex
Dolphin facelift
Como podem ver pelo tamanho da lista, a BYD trabalha em ofensivas em todas as frentes. A maior delas é a confirmação da produção do motor 1.5 híbrido flex que vai estrear no Song Pro em 2025. Mas não para por aí. Há também outros modelos na lista de lançamentos como o Sea Lion 07, o SUV do sedã Seal que pode carregar de 10% a 80% em 25 minutos.
Além dele, há o Denza B5 (Bao 5 na China), novo jipe híbrido plug-in 4×4 com autonomia de até 1.200 km que até entrou para o Guinness Book. Por fim, mas não menos importante, o Dolphin chegará com a mesma reestilização aplicada no mercado chinês ainda neste ano.
Caoa Chery
Chery Tiggo 7 Sport PHEV será híbrido plug-in mais barato do Brasil
Reprodução
Tiggo 7 PHEV
Tiggo 9
A Caoa Chery continua preparando a chegada do Tiggo 7 PHEV, a inédita configuração híbrida plug-in do SUV médio. A proposta é que o modelo chegue com preço abaixo de R$ 200 mil, com o conjunto sendo formado pelo 1.5 turbo a gasolina ligado a outros dois motores elétricos. Juntos, rendem 317 cv.
Entretanto, também existe a expectativa do lançamento do Tiggo 9, foi lançado neste ano na China. O SUV médio híbrido plug-in chega ao Brasil em 2025 — e inclusive já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Chevrolet
Flagra do Chevrolet Baojun Yep Plus no Brasil
Reprodução/@mentirasautomotivas
Novo Tracker híbrido leve
Spark EUV
Starlight S
No ano de seu centenário, a Chevrolet está testando um carro elétrico chinês popular no Brasil: o Spark EUV, baseado no jipinho chinês Baojun Yep Plus. Outro modelo chinês fruto da joint venture da GM com as chinesas Saic e Wuling é o SUV médio Starlight S, que pode chegar ao país elétrico ou híbrido. Ambos devem entrar na lista de cinco lançamentos prometidos pela Chevrolet para 2025. Por fim, a reestilização do SUV compacto Tracker deve incluir uma versão híbrida leve flex.
Chevrolet vai usar marca chinesa no Brasil para combater… carros chineses
Citroën
Assim como Fiat Pulse e Fastback, Citroën Aircross será equipado com sistema micro-híbrido com bateria de 12V
Murilo Goés/Autoesporte
Aircross T200 Hybrid
Assim como aconteceu nos Fiat Pulse e Fastback, o Citroën C3 Aircross também receberá o motor T200 Hybrid da Stellantis. Aliás, toda a gama de marcas do grupo, que inclui Peugeot (208 e 2008) e o Jeep Avenger receberá o sistema híbrido leve de 12 Volts em 2025. O conjunto une o motor T200 1.0 turbo flex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, que rende até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema de 12 Volts, conhecido como BSG. O câmbio é o automático CVT de sete marchas simuladas.
Fiat T200 Hybrid: como funciona o motor híbrido flex de Pulse e Fastback
Ford
Ford Maverick 2025 tem novo visual e tração 4×4 nas versões híbridas
autoesporte
Nova Maverick
A Ford Maverick renovada foi apresentada nos Estados Unidos neste ano e está prevista para chegar ao Brasil em 2025. A picape recebeu um facelift com um design mais encorpado e uma lista de equipamentos mais recheada. Na mecânica, a grande novidade fica por conta da tração 4×4 nas versões híbridas. O motor segue o 2.5 aspirado de quatro cilindros com câmbio automático CVT acompanhado de outros dois elétricos. Juntos eles rendem 194 cv e 21,4 kgfm.
GAC Motor
GAC Aion UT será rival de BYD Dolphin no Brasil
André Paixão/Autoesporte
Aion RT
Aion UT
Aion V
A onda de marchas chinesas no Brasil ganhará mais força em 2025. Uma das peças nesse jogo será a GAC, que desembarca no primeiro semestre do ano com uma linha composta por sete modelos. Inicialmente, serão três elétricos da família Aion: RT, UT e V. O que mais chama atenção é o UT de 134 cv, que será rival direto do BYD Dolphin por aqui. Além deles, a fabricante chinesa também promete o SUV híbrido plug-in ES9, que ainda não tem previsão de lançamento.
Teste: GAC Aion V é elétrico chinês com porte de Compass e freezer a bordo
Geely
Geely EX5 marca o retorno da fabricante chinesa ao Brasil
Divulgação
EX5
A Geely vai voltar ao Brasil e, dessa vez, vai atuar de maneira 100% independente. Seu primeiro lançamento por aqui será o EX5, que virá duelar, principalmente, com o BYD Yuan Plus em 2025. O SUV elétrico tem propulsor que rende 217 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. No quesito dimensões, o modelo da Geely tem 4,62 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.
GWM
GWM Poer PHEV deve ganhar produção nacional ao lado do SUV Haval
Leonardo Felix/Autoesporte
Tank 300
Wey 07
Poer
A GWM promete três lançamentos para o ano que vem. O primeiro é o Tank 300, um jipão 4×4 que chega no primeiro semestre e será equipado com um conjunto PHEV, que une o motor 2.0 turbo a gasolina com dois motores elétricos. Ao todo, são 408 cv e 76,5 kgfm. O preço deve ficar na faixa de R$ 450 mil.
Logo em seguida, vem o SUV de luxo Wey 007, previsto para estrear no segundo semestre de 2025. Também PHEV, o modelo traz o motor 1.5 turbo de 516 cv e 95,1 kgfm. Por fim, a picape Poer que, junto com o Haval H6, será produzida no Brasil em Iracemápolis (SP).
Honda
Honda Civic 2025 em versão vendida nos Estados Unidos
Divulgação
Novo Civic e:HEV
O Honda Civic recebeu uma atualização de meia vida nos Estados Unidos. Esta, no entanto, também deve chegar ao Brasil já no ano que vem. O sedã recebeu um retoque visual concentrado na dianteira, mas houve mudanças pontuais no conjunto híbrido e:HEV, que une o motor 2.0 a dois elétricos. Dessa forma, oferta 203 cv de potência e 32 kgfm de torque.
Vale lembrar que esse é o mesmo conjunto vendido aqui no Brasil. A Honda, no entanto, não divulga a potência combinada por aqui, apenas as potências separadas. O motor 2.0 a gasolina tem 143 cv e o elétrico de propulsão, 184 cv.
Hyundai
Hyundai Kona será o primeiro híbrido nacional da marca no Brasil
Divulgação
Kona
Santa Fe
Tucson
Meses depois de assumir as operações de importação, a Hyundai já anunciou que seu primeiro carro híbrido nacional será feito na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) no início de 2025. Este será o Kona, que terá o mesmo trem de força do Kia Niro: o 1.6 aspirado aliado a um elétrico, combinando 140 cv de potência e 27 kgfm de torque. Mas também terá versões elétricas.
Outros dois modelos que estão nos planos para o ano que vem são: Tucson híbrido plug-in de nova geração, que Autoesporte já testou, e o novo Santa Fe, um SUV híbrido de sete lugares que foi revelado no ano passado.
Hyundai Santa Fe: tudo sobre o SUV de 7 lugares que vai voltar ao Brasil
JAC
JAC Yiwei 3 é hatch elétrico de 95 cv de potência
Divulgação
e-JS3
A JAC vai investir no lançamento do e-JS3 (chamado Yiewi na China) no mercado brasileiro. Trata-se de um hatch compacto com porte parecido com os modelos de BYD e GWM. Na China, o modelo é vendido com duas opções de conjunto elétrico. A mais básica oferece apenas 95 cv de potência, enquanto a mais potente entrega 136 cv. Ainda não se sabe qual versão será vendida por aqui, mas o preço deve ficar próximo de Ora 03 e Dolphin.
Jeep
Jeep Compass será equipado com um sistema micro-híbrido com bateria de 48V
Divulgação
Compass T270 Hybrid e-DCT
Ao contrário do sistema usado nos modelos da Fiat, Citroën e Peugeot, os SUVs mais caros da Jeep, que também faz parte do grupo Stellantis, receberão um sistema híbrido leve mais robusto, de 48V, com capacidade de emular um híbrido flex pleno (HEV) como o do rival Toyota Corolla Cross. E essa adoção já está prevista para acontecer no Compass em 2025.
O conjunto une o motor 1.3 GSE turbo flex de 185 cv de potência com etanol e 27,5 kgfm de torque a um motor elétrico de cerca de 30 cv de potência, com adoção de câmbio automatizado de dupla embreagem. Por fim, em seguida, o mesmo conjunto deve ser aplicado ao Commander.
Kia
Kia ainda não confirmou qual opção de motor do EV9 chegará ao Brasil
Cauê Lira/Autoesporte
EV9
Após a chegada do EV5, a Kia prepara outra novidade totalmente elétrica para o Brasil: o EV9. O SUV de seis ou sete lugares ocupará o topo da gama da marca por aqui. Entretanto, a mecânica ainda não é confirmada. O EV9 tem três opções de powertrain, sempre com a enorme bateria de 99,8 kWh. A versão de entrada tem tração traseira, com 203 cv e 35,7 kgfm de torque.
Nos pacotes intermediário e topo de linha, o EV9 tem 247 cv. O que muda é o torque, que pode ser de 25,5 kgfm ou 35,7 kgfm. O lançamento oficial, com a divulgação de preços, equipamentos e versões, acontecerá em breve.
Teste: Kia EV5 chega ao Brasil e quer enfrentar BMW e Mercedes; consegue?
Leapmotor
Leapmotor terá respaldo da Stellantis para estrear no mercado brasileiro
Divulgação
C10
T03
A Leapmotor é mais uma marca chinesa de carros elétricos que chegará ao nosso país. Porém, com respaldo do grupo Stellantis, que é dono da maior parte das ações. Por aqui, a fabricante vai estrear com o C10, um SUV elétrico de grande porte (4,74 metros de comprimento) e 231 cv de potência que chega no começo de 2025. Logo em seguida, vem o T03, um subcompacto de 95 cv com porte de Renault Kwid que chega para brigar com o BYD Dolphin.
Mercedes-Benz
Mercedes-Benz Classe G recebeu uma variante elétrica
Divulgação
Classe G EQ
CLA
AMG GT SE Performance
Em abril de 2024, o Mercedes-Benz Classe G estreou em uma versão elétrica inédita. Afinal, passou mais de 40 anos sendo abastecido apenas com gasolina ou diesel. Pois o jipão, apresentado no Salão de Pequim (China), chegará ao Brasil em 2025. Ele é equipado com quatro motores elétricos que rendem 587 cv de potência e 118 kgfm de torque. A previsão é de que o lançamento ocorra em 2025, mas ainda não há uma data marcada.
A lista também inclui a nova geração do CLA, que é micro-híbrido, bem como o facelift do AMG GT SE Performance.
MG Motor
MG4 Max Power é equipado com dois motores elétricos
Divulgação
MG4 Max Power
A MG Motor (antiga Morris Garage que hoje pertence ao grupo chinês Saic) prepara seu retorno para o Brasil. Seu primeiro produto da operação no país será o “hiperhatch” elétrico MG4, que já foi flagrado em testes por aqui. Equipado com dois motores elétricos, o MG4 Max Power tem 435 cv de potência e 61,1 kgfm de torque combinados.
O cronograma da marca prevê o lançamento já no primeiro semestre de 2025, mas é claro que tudo depende do ritmo com o que a empresa conseguirá estruturar sua operação e sua rede de concessionárias.
Mitsubishi
Mitsubishi Outlander será equipado com um conjunto híbrido plug-in, de recarga externa
Divulgação
Outlander PHEV
A Mitsubishi voltou a se movimentar no mercado e prometeu lançar um carro híbrido plug-in no Brasil no primeiro semestre de 2025. O nome do novo modelo não foi divulgado, mas Autoesporte pode afirmar que se trata do retorno do Outlander PHEV.
Em sua nova geração, o Mitsubishi Outlander 2025 retorna ao Brasil com motor 2.4 aspirado a gasolina, combinado a dois propulsores elétricos. Assim, desenvolve 255 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Mais informações devem ser divulgadas em breve.
Mini
Mini Aceman é um crossover elétrico previsto para o início de 2025
Divulgação
Aceman
O Mini Aceman está com passaporte carimbado para o Brasil. O inédito crossover elétrico, que foi apresentado pela primeira vez durante o Salão de Pequim (China), será vendido no país entre o final de deste ano e o início de 2025. Falando em powertrain, a Mini não especificou qual versão do Aceman virá ao Brasil. No exterior, são duas. Uma com 184 cv de potência e outra com 218 cv. Mais informações serão confirmadas em breve.
Neta
Neta GT é um SUV cupê de 231 cv ou 560 cv de potência
Divulgação
GT
A Neta é uma das fabricantes chinesas que planejam até uma fábrica no Brasil. Os planos são ambiciosos, mas enquanto mais informações não são divulgadas, a marca prepara o lançamento do seu primeiro veículo para 2025: o GT. O SUV cupê tem duas versões no mercado chinês: uma de 231 cv (tração traseira) e outra com 560 cv (tração integral, mas até o momento não se sabe qual virá ao Brasil. Seja como for, a marca também promete outros modelos como o hatch Aya e o SUV X. Estes, por ora, sem uma data confirmada de lançamento.
Nissan
Nissan X-Trail e-Power deve finalmente estrear no Brasil em 2025
Divulgação
X-Trail e-Power
O Nissan X-Trail é uma promessa para o Brasil há alguns anos, mas finalmente pode se tornar realidade. A nova geração do SUV é equipada com um conjunto híbrido em série chamado e-Power, que une o motor 1.5 turbo a gasolina a outros dois elétricos, entregando uma potência combinada de 213 cv. Entretanto, o motor a gasolina funciona apenas como um gerador. A tração do veículo é sempre feita pelos motores elétricos.
Omoda Jaecoo
Omoda 5 tem versão elétrica e micro-híbrida
Leonardo Felix/Autoesporte
Omoda 5
Jaecoo 7
Quase um ano depois de anunciar a chegada ao Brasil, a dupla chinesa Omoda Jaecoo postergar o início das vendas de seus carros para o primeiro trimestre de 2025. Entretanto, os modelos já estão confirmados.
O primeiro é o Omoda 5, que tem porte de Jeep Compass e duas opções de motor: um micro-híbrido que une o motor 1.5 turboflex de 160 cv de potência à uma bateria de 48V, bem como um elétrico de 204 cv. No caso do Jaecoo 7, que será rival de BYD Song Plus e GWM Haval H6, há apenas uma opção híbrida plug-in, mas os dados de desempenho permanecem um mistério.
Peugeot
Peugeot 3008 já está registrado no Brasil
Divulgação
208 T200 Hybrid
2008 T200 Hybrid
Novo3008
Como explicado mais acima, tanto o hatch 208, quanto o SUV 2008, serão equipados com o sistema híbrido leve de 12V da Stellantis. Conhecido como BSG, o sistema trabalha em conjunto com um câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. A estreia dessas versões está prevista para o começo de 2025. Outro modelo que está em vista para o ano que vem é a nova geração do SUV elétrico 3008, que acaba de ser registrada no Brasil. Entenda aqui.
Porsche
Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid está disponível com preços a partir de R$ 1,1 milhão
Divulgação
911 GTS
Taycan Turbo GT
No caso da Porsche, duas novidades estão preparadas para 2025. A primeira é a reestilização do 911 GTS, que também receberá novas versões. O esportivo já está disponível com preços a partir de R$ 1,1 milhão e estreia no país da tecnologia T-Hybrid. Os clientes começarão a receber os seus carros, segundo a Porsche, no segundo semestre de 2025.
Além deste, entra na lista de lançamentos o elétrico Taycan Turbo GT, que ficou mais potente e com maior autonomia. Desta forma, a versão topo de linha agora beira os 1.000 cv, com seus 952 cv de potência.
Renault
Renault Grand Koleos será o primeiro híbrido da marca no Brasil
Divulgação
Novo Kwid E-Tech
Grand Koleos
Em setembro, Autoesporte publicou que o novo Renault Kwid E-Tech, versão elétrica do subcompacto, estava nos planos para ser lançado no Brasil em 2025. A expectativa é que o subcompacto seja lançado no Brasil por volta de R$ 115 mil. O motor elétrico do Kwid E-Tech atual, com 66 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, deve ser mantido.
No entanto, o que mais chama atenção é o lançamento do Grand Koleos, que será o primeiro híbrido da marca no Brasil, também conforme descobrimos em primeira mão. O que muitos não sabem é que o modelo é de origem da Geely, a marca chinesa que também estreará no país em 2025, e usa a mesma plataorma do Volvo XC40.
Riddara
Riddara RD6 é picape média elétrica com preço já divulgado e parte de R$ 250 mil
Divulgação
RD6
A Riddara RD6 é a próxima picape média elétrica que chega ao Brasil para ser rival de Toyota Hilux e companhia. Ela ainda está em fase final de homologação, mas já teve os preços divulgados: são duas versões e valores entre R$ 249.990 e R$ 315.990. Ambas usam o mesmo motor elétrico de 272 cv de potência e 39,1 kgfm de torque no eixo traseiro.
A Riddara, vale dizer, é do grupo Geely, mesma dona da Volvo e Zeekr. A importação oficial será pelas mãos da Timber, empresa especializada em máquinas agrícolas.
Volvo
Volvo EX90 Twin Motor
Divulgação
EX90
Novo XC90
Por fim, mas não menos importante, está a Volvo, que vai lançar a nova geração do SUV EX90 em 2025, que Autoesporte já testou. O modelo une dois motores elétricos que, juntos, entregam 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque. Além dele, a marca também vai apostar no XC90, sua encarnação atual, mas com novo visual e melhorias técnicas. O SUV será vendido apenas em versões híbridas leves e híbridas plug-in.
Zeekr
Zeekr 7X é SUV elétrico com dois motores e 645 cv de potência
Divulgação
7X
Entrando na lista das chinesas interessadas no mercado brasileiro está a Zeekr, que estreou no Brasil em 2024. No portfólio, há o sedã elétrico 001, bem como o SUV X. Porém, a fabricante prepara mais um modelo em potencial para o ano que vem: o Zeekr 7X.
Trata-se de um SUV elétrico com porte médio e capacidade para levar até cinco ocupantes, equipado com dois motores elétricos com potência combinada de 645 cv, mas o torque não foi divulgado. No geral, as linhas do SUV são bem marcadas, mas o estilo é minimalista com um toque futurista, graças aos vincos na carroceria.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More