Com base nos dados da Fenabrave, Autoesporte mostra quais foram os grandes campeões na modalidade; confira Sempre que publicamos listas de veículos mais emplacados pipocam inúmeros comentários de fãs de carros diferentes sobre a mesma questão: “Ah, mas esse hatch e essa picape só são líderes por causa das vendas diretas”, disparam alguns. “Quero ver vocês excluírem as vendas diretas. Aí sim vamos saber quem é o preferido do consumidor”, escrevem outros muitos.
Pois bem. Pensando justamente nisso elaboramos essa lista com os 50 carros mais vendidos no varejo em 2024. Vale aqui destacar que os dados são da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave). Aliás, antes do ranking, vamos à diferença entre venda direta e venda a varejo de acordo com a própria associação:
“Todo emplacamento de veículo origina emissão de uma Nota Fiscal de venda. O que diferencia uma Venda Direta de uma Venda a Varejo é a identificação do emissor dessa Nota Fiscal. Se o CNPJ do emissor for de um fabricante de veículos, esta será uma Venda Direta. Já as demais, serão consideradas Vendas a Varejo.” – Fenabrave
Vale acrescentar ainda que entram nas vendas diretas as negociações feitas pelas montadoras diretamente com grandes frotistas e locadoras, bem como em vendas em concessionárias para Pessoas com Deficiência (PcD), taxistas, entre outros. Muito em decorrência, essa modalidade às vezes mascara números e esconde um mercado que pode não andar muito bem das pernas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Dito isso, as vendas a varejo, segundo a Fenabrave, representaram 51% dos quase 2,5 milhões de veículos licenciados no Brasil em 2024. Isso, claro, somando automóveis e comerciais leves.
Entre as montadoras, a Fiat fechou o ano na liderança, com 15,56% de participação de mercado. É o quarto ano consecutivo em que a marca encerra o janeiro-dezembro no topo. General Motors (12,78%), Volkswagen (12,05%), Toyota (10,41%) e Hyundai (8,81%) completam o pódio.
Fiat Strada perde a majestade nas vendas a varejo
Murilo Góes/Autoesporte
Mas agora, sem mais enrolações, vamos aos carros. O campeão de vendas em 2024 foi o Hyundai Creta, com 56.081 unidades emplacadas. É o segundo ano seguido em que o SUV da marca sul-coreana lidera o ranking de vendas no varejo. Impressiona, ainda, a independência que o utilitário tem das vendas diretas, já que apenas cerca de 20% de seus licenciamentos vieram dessa modalidade.
Na segunda posição temos, vejam vocês, o Chevrolet Onix. O modelo teve 51.251 licenciamentos no ano passado, pouco mais que os 50.043 emplacamentos da terceira colocada, a Fiat Strada – a líder se também levarmos em consideração vendas diretas em 2024.
O Volkswagen Polo, por sua vez, aparece numa tímida sexta posição. Assim como a Strada, o modelo da marca alemã dependeu muito das vendas diretas em 2024. Nessa modalidade, o Track foi preponderante para que o hatch ocupasse a vice-liderança dos mais emplacados se somadas vendas diretas e vendas no varejo.
Aqui, no entanto, excluímos a força dos grandes frotistas. A título de curiosidade, a montadora alemã negociou 95.763 unidades do Polo em venda direta. Tal número coloca o hatchback na primeira posição entre os mais comercializados nesta modalidade, o que evidencia sua “dependência do CNPJ”. A Strada, contudo, não fica tão distante, com seus 94.231 licenciamentos feitos para locadoras e afins.
Mas voltemos ao nosso tema principal. Curioso para saber quem completa a lista? Vamos então ao tabelão com os 50 carros mais vendidos no varejo em 2024 no Brasil. Confira abaixo:
Os 50 carros mais vendidos no varejo no Brasil em 2024
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More