Oferta de modelos cresceu durante 2022, mas o preço inicial parte de quase R$ 150 mil O mercado de carros elétricos passa por uma aceleração mundo a fora. No Brasil, o volume é pequeno e ainda representa apenas 2,6% do total de carros vendidos — considerando os modelos híbridos também. De qualquer modo, a lista de lançamentos só aumenta a cada ano, e nós listamos os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil.
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JAC E-JS1 – R$ 145.900
JAC E-JS1 roda até 300 km de autonomia no padrão NEDC, que é mais otimista.
Renato Durães
Entre aumentos e reduções, o subcompacto E-JS1 é o mais barato por custar apenas R$ 1.000 a menos do que seu rival. Desenvolvido em parceria com a Volkswagen, tem 300 km de autonomia no padrão NEDC, que é mais otimista.
O motor elétrico entrega 62 cv e bons 15,3 kgfm de torque, o que garante ao carrinho um 0 a 100 km/h feito em 10,7 segundos.
Renault Kwid e-Tech – R$ 146.990
Renault Kwid E-Tech roda até 298 km na cidade, segundo o Inmetro
Marcelo Machado de Melo/Renault
O Renault chegou a ser o elétrico mais barato do Brasil, mas a JAC reduziu o preço do seu carro para seguir com o chamariz. O modelo tem apenas 65 cv e 11,5 kgfm, mas é um ótimo companheiro para o uso urbano.
O compacto roda até 298 km na cidade, segundo o Inmetro. Em rodovias, o consumo de eletricidade aumenta bastante, então a autonomia é consideravelmente menor, apesar de não ser declarada. No ciclo misto (urbano e rodoviário), o Kwid percorre até 265 km.
Caoa Chery iCar – R$ 149.990
Caoa Chery iCar é o menor de carro elétrico, mas um dos mais divertidos de guiar, além de caber em qualquer vaga na rua
Renato Durães
O subcompacto tem algumas características bem curiosas. Pequeno, o chinês possui apenas 3,20 metros de comprimento, o que o posiciona como o menor carro à venda no Brasil. Apesar disso, tem itens como teto panorâmico e carregador de celular por indução.
O modelo leva apenas quatro passageiros e pode rodar 282 km, segundo a Caoa. O motor elétrico entrega 61 cv e 15,3 kgfm de torque.
Peugeot e-208 – R$ 221.990
Peugeot e-208 é feito na França e tem as mesmas medidas do modelo argentino
Divulgação
O hatch da Peugeot é um exemplo de como a chegada de novos modelos altera os preços. Com o lançamento do e-2008, o valor foi reduzido em mais de R$ 20 mil, fazendo o modelo subir para a quarta posição.
O carro ainda será atualizado por aqui, já que na Europa o motor ganhou 20 cv em relação aos 136 cv da versão atual, cujo torque é de 26,5 kgfm e a autonomia é de até 362 km.
JAC E-JS4 e Renault Zoe – R$ 239.900
O Zoe é o primeiro carro da família de elétricos e-Tech da Renault no Brasil
André Schaun
Pelo mesmo preço, você pode levar para casa um hatch da Renault ou um SUV da JAC. Começando pelo francês, são 135 cv e 25 kgfm de torque, além de bons 385 km de autonomia no padrão WLTP.
Jac E-JS4 é o único SUV elétrico da fabricante no Brasil
André Paixão/Autoesporte
O JAC E-JS4, que deixou boas impressões nas avaliações da imprensa especializada, ficou mais barato nos últimos meses. E não é mais o único SUV na lista. Além da ampla área para os ocupantes, tem motor de 150 cv e 34,7 kgfm. A autonomia, segundo o padrão NEDC, é de 420 km.
JAC E-J7 – R$ 249.900
Sedã tem o motor mais potente da lista
Divulgação
Feito em parceria com a Volkswagen, o JAC E-J7 é o único sedã na lista. O três volumes possui bons 4,76 metros e 2,76 m de entre-eixos, garantindo espaço para todos os ocupantes.
O motor elétrico é dianteiro e entrega 192 cv de potência e 34,6 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 6,4 segundos, de acordo com a JAC. A autonomia é de 400 km no padrão NEDC
Fiat 500e – R$ 254.790
Fiat 500 elétrico é o primeiro carro da fabricante no Brasil
Divulgação
Cheio de estilo e com linhas clássicas, o 500e é o primeiro carro elétrico da Fiat no país. Antes, compartilhava o preço com o Mini Cooper, além da proposta visual similar. No entanto, encareceu menos que o rival.
O 500 elétrico tem autonomia de até 320 km com uma carga completa, enquanto o motor entrega 118 cv e 22,4 kgfm de torque. Curiosamente, o subcompacto ganhará uma versão esportiva assinada pela Abarth, inclusive no mercado brasileiro.
Fiat 500e: o compacto elétrico com preço de SUV premium
Mini Cooper S E – R$ 257.990
A autonomia limitada praticamente restringe o uso do carrinho a percursos urbanos
Divulgação
Como mencionado acima, o Mini Cooper S E se vale do visual retrô, que é típico da marca, para conquistar seus clientes e disfarçar a autonomia de apenas 234 km. Sua grande vantagem em relação aos rivais é o ótimo acabamento.
O motor elétrico entrega bons 184 cv e 27,5 kgfm de torque, sendo o segundo mais potente do grupo, atrás apenas do sedã da JAC.
Peugeot e-2008 – R$ 259.990
Peugeot E-2008 tem a autonomia menor do que a do 208
Divulgação
Por fim, um dos últimos lançamentos de 2022 foi a segunda geração do Peugeot 2008, que desembarcou por aqui somente na versão elétrica. A sua grande aposta é no visual chamativo, com direito a grade degradê e luzes diurnas de LED em formato de dentes de leão.
O modelo até aposta no custo-benefício, já que é o segundo SUV da lista e oferta mais espaço que a maioria dos concorrentes, mas tem o mesmo conjunto do irmão e-208. A autonomia, porém, é um pouco menor do que o hatch: 345 km contra 362 km.
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