Divulgação do alcance de elétricos e híbridos passa a fazer parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular A partir deste ano, as fabricantes de veículos terão que divulgar a autonomia de seus carros elétricos e híbridos de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O mesmo já acontece com modelos a combustão. Na prática, o consumidor verá números menores do que os anunciados até então pelas fabricantes. Mas os carros não mudaram.
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A novidade é que a divulgação da autonomia passa a fazer parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. E o padrão para medição do programa segue a norma americana. Isso significa que os veículos são testados em laboratório e, ao resultado obtido, é aplicada uma redução de 30% no alcance.
A justificativa é tornar o número divulgado mais próximo da realidade.
Com os dados da edição 2023 do PBEV em mãos, Autoesporte listou os dez carros elétricos com a maior autonomia do Brasil de acordo com a nova forma de divulgação.
BMW iX50 – 528 km
BMW i4 eDrive40 – 422 km
Chevrolet Bolt – 390 km
BMW iX3 – 381 km
Mercedes-Benz EQS – 373 km
Mercedes-Benz EQE – 369 km
Jaguar I-Pace – 362 km
BMW i4 M50 – 335 km
BMW iX40 – 327 km
Porsche Taycan GTS – 318 km
Chevrolet Bolt passa a ser um dos elétricos de maior autonomia do país
Divulgação
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