Saber o uso da motocicleta é importante para evitar lesões e andar com mais conforto Em termos de tamanho, motos são parecidas com roupas: existem modelos pequenos, médios, grandes e muito grandes, e, portanto, nem todas podem ser a melhor opção para qualquer pessoa. Motos pequenas são para baixinhos e motos grandes para pessoas altas. Será que isso é verdade? Não exatamente.
Porém, quanto mais as motos nos “vestem” como uma roupa sob medida, mais confortável e segura é a nossa pilotagem.
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Como escolher a moto ideal?
O que define se uma moto é ideal para uma pessoa de menor estatura é justamente a altura do assento em relação ao solo. Ou seja, quanto menor for a distância entre o banco e o chão, melhor será para pessoas baixas se encaixarem de forma confortável na motoca, além de conseguir manobrar com mais facilidade.
Altura do banco em relação ao solo é detalhe importante a ser observado por pessoas mais baixas na hora de comprar uma moto
Honda Elite/Divulgação
Portanto, antes de escolher a moto simplesmente pelo valor que se tem no bolso, é preciso pensar na dinâmica dela no dia a dia e fazer o test ride para saber se ela realmente vai se encaixar ao seu corpo. Se você é baixinho, confira abaixo dicas de como escolher a moto correta:
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Determinar o uso
Entender como será a utilização dessa motocicleta no dia a dia é primordial para escolher o modelo: se uma street, scooter, cub, custom, speed ou trail. “Não é o tipo de moto que vai te impedir de ter uma boa pilotagem, mas é o tipo de uso que você dá para ela. O uso será urbano ou rodoviário? Saber isso é importante para a prevenir lesões”, afirma Igor Oliveira, fisioterapeuta especializado em motociclismo e instrutor no Festival Interlagos.
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Se a moto for muito utilizada no anda e para da cidade, por exemplo, é preferível ter um modelo no qual o motociclista consiga colocar todo o pé no chão para apoiar durante a espera em um semáforo, por exemplo. “Ficar na ponta do pé durante muito tempo pode gerar esforço e contratura dos músculos posteriores das pernas, o que traz mais cansaço e até câimbras”, explica o fisioterapeuta.
Para rodar nas cidades, o ideal é escolher uma moto em que se consiga apoiar todo o pé no chão ao parar no semáforo, por exemplo
Getty Images
Assento
Não é só a altura do banco em relação ao solo que deixa a pilotagem e as manobras mais fáceis em uma moto. A largura do banco também é fator relevante. “Uma moto com assento mais fino ajuda o motociclista a ‘abraçar’ a moto com as pernas, tornando as manobras e a mudança de direção mais ágeis.
Motos com assento mais fino são mais ágeis, pois facilitam ao motorista abraçar o modelo com as pernas
Harley Davidson Livewire elétrica/Divulgação
Já um banco mais largo, além de tirar essa agilidade, traz mais dificuldades para o motociclista com baixa estatura no momento em que ele vai colocar o pé inteiro no chão. “Ficar na pontinha do pé gera um estresse na articulação do tornozelo”, argumenta Oliveira.
O centro de gravidade é outro fator que deve ser levado em consideração ao escolher uma motocicleta. Quanto mais próximo o centro de gravidade da moto for do assento, melhor será para manobrar, garante Oliveira.
“Se a gente for comparar uma Honda NXR 160 Bros, que é uma trail de entrada, com uma Haojue Chopper Road 150, que é uma custom, vai ficar nítida a diferença de esforço que o centro de gravidade mais próximo do banco traz. E para quem é baixinho, o centro de gravidade baixo pode jogar contra de forma muito mais intensa”, exemplifica o instrutor.
Honda NXR 160 Bros é do tipo Trail, e tende a ser mais alta
Divulgação
Ajustes e equipamentos
Sabemos que motos com ajustes para o piloto são mais caras, mas se você tiver a oportunidade de investir em um modelo mais equipado, opte por ele. Ajustes no assento, guidão, bolha e manetes podem tornar a sua vida sobre duas rodas mais fácil. “Todo pequeno ajuste que se faz na moto muda muito o resultado no nosso corpo e previne lesões”, finaliza Igor Oliveira.
Por isso, quem é baixinho precisa levar em consideração os seguintes ajustes e equipamentos para pilotar de forma mais prazerosa:
ajuste do guidão;
ajuste das pedaleiras;
ajuste da altura da suspensão;
conforto e largura do assento;
calçados adequados;
ajuste de altura do para-brisa (bolha).
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Confira cinco motos com a menor altura do banco
5) Shineray JET 125SS (CUB) – 75 cm
Shineray JET 125SS abre a lista das motos com altura do assento mais baixa
Divulgação
4) Honda Pop 110i (City) – 74,9 cm
Pop 110i é exemplar da Honda Motos com banco mais baixo
Divulgação
3) Haojue Chopper Road 150 (Custom) – 74,5 cm
Haojue Chopper Road 150 tem banco com 74,5 cm de altura
Divulgação
2) Haojue VR 150 (Scooter) – 74 cm
Haojue possui três motos na lista de modelos com banco mais baixo; VR 150 tem banco com 74 cm de altura
Divulgação
1) Haojue Lindy 125 (Scooter) – 73 cm
Haojue Lindy 125 é moto com altura do banco mais baixa da lista
Divulgação
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