Kia estreia entre as picapes com a Tasman, mas não foi a primeira vez que uma fabricante explorou territórios fora de seus domínios Uma marca pode ser generalista, mas sempre tem um segmento onde nunca teve tradição. A Kia, por exemplo, já vendeu de hatches compactos até minivans e SUVs grandes, mas nunca tinha feito uma picape. Pelo menos até agora, já que acaba de lançar a polêmica Tasman.
Mas não foi a primeira —e nem a última— vez que uma fabricante resolveu pisar em terrenos até então “desconhecidos”. Algumas fizeram isso e se deram bem, como é o caso da Ferrari, que estreou no mundo dos SUVs com o Purosangue. O modelo, aliás, fez a marca tradicional em esportivos bater recorde de vendas.
Outras tentativas, no entanto, não deram tão certo assim, como a Mercedes-Benz, que vendeu a picape média Classe X por pouco tempo, sem muito sucesso. Pensando nisso, Autoesporte listou oito exemplos de marcas que se arriscaram em novos segmentos. Confira!
Kia Tasman
Kia Tasman 2025 deve chegar ao Brasil em 2026
Divulgação
Austrália, África do Sul, Sudeste da Ásia e Oriente Médio são grandes compradores de picapes e a Kia não quis ficar de fora. Por isso, lançou recentemente a Tasman, uma caminhonete média com versões a gasolina ou diesel e cabine simples ou dupla.
As vendas ainda não começaram, então será necessário aguardar para entender o desempenho do modelo no mercado mundial. Vale dizer que há grandes chances da Tasman chegar ao mercado brasileiro em 2026.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Aston Martin Cygnet
Aston Martin Cygnet era compacto da marca de luxo
Divulgação
Conhecida pelos carros esportivos famosos dos filmes do James Bond, a Aston Martin precisava de um carro compacto para baixar suas médias de emissões de poluentes. A solução estava na Toyota, que tinha o iQ em sua linha. Um banho de loja depois, nasceu o Cygnet com seu motor 1.3 de 98 cv de potência em 2011. O hatch, entretanto, não convenceu os fãs da marca. Com vendas fracas, o compacto saiu de linha dois anos depois do lançamento.
Aston Martin Rapide
Aston Martin Rapide AMR 2017
Divulgação
Novamente, a Aston Martin foi entrar em uma nova categoria. Mas, desta vez, com um pouco mais de sucesso. Foi o sedã Rapide, vendido entre 2010 e 2020. O estilo cupê de quatro portas que acabou virando moda entre as marcas de luxo favoreceu nas vendas do modelo, mas a chegada do SUV DBX acabou ocupando o espaço do Aston de quatro portas.
BYD Shark
Outra vez uma picape média, dessa vez foi a BYD Shark, já lançada no Brasil por R$ 379.800 de olho no público do agro. Ainda não é possível medir o sucesso ou o fracasso do modelo, afinal, a caminhonete híbrida acabou de chegar ao mercado.
A fabricante chinesa, no entanto, já mostrou que sabe vender hatches, sedãs e SUVs. Agora vamos ver como será o comportamento no segmento de picapes.
Ferrari Purosangue
Ferrari Purosangue é SUV de luxo lançado em 2022
Divulgação
A talvez mais famosa marca de esportivos sucumbiu aos SUVs e lançou o Purosangue em 2022 para o desdém dos puristas. Dois anos depois, o resultado surpreende. A marca italiana vendeu como nunca na primeira metade de 2024.
De janeiro a junho deste ano, foram 7.044 emplacamentos. Ou seja, representa o dobro em relação ao mesmo período de 10 anos atrás. Os números são da consultoria Jato Dynamics, que mostra que o SUV é o terceiro carro mais vendido Ferrari, atrás da 296 e da Roma.
Lamborghini LM002
Lamborghini LM002 é o antecessor do atual SUV Urus
Julio Cabral/Autoesporte
Hoje, a Lamborghini tem o SUV Urus em sua linha, mas a sua história no segmento começou muito antes. Tradicional em esportivos, a marca italiana se arriscou no mundo dos “jipões” quando lançou o LM-002 em 1986, equipado com o V12 5.2 do Countach para fazer o SUV quadradão chegar aos 100 km/h em 7,8 segundos e atingir 210 km/h de máxima.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Mercedes-Benz Classe X
Mercedes-Benz Classe X foi picape média da marca de luxo
Divulgação
A Classe X é a terceira picape média a aparecer nesta lista e já podemos dizer que não deu muito certo. O modelo foi um dos frutos da parceria entre Mercedes-Benz, Nissan e Renault.
Entretanto, enquanto Nissan Frontier e Renault Alaskan são vendidas até hoje, a versão mais luxuosa Mercedes Classe X não fez o sucesso esperado com seu V6 turbodiesel de 258 cv e saiu de linha com menos de três anos de produção.
Rolls-Royce Cullinan
Rolls-Royce Cullinan
Divulgação
Falar em Rolls-Royce faz lembrar imediatamente de sedãs de extremo luxo, mas a marca foi mais uma a abrir mão de sua tradição e lançar um utilitário esportivo. E foi assim que nasceu o Cullinan, que manteve todo o luxo de um legítimo Rolls-Royce, mas com com uma carroceria revestida de alumínio, além do motor 6.75 V12 biturbo de 571 cv e 86,7 mkgf. Com suas 2,6 toneladas, consegue chegar aos 100 km/h em 5,2 segundos e é um dos exemplos de sucesso.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More