Baixas vendas e não cumprimento de normas de emissões motivam o fim da vida dos modelos Ano novo sempre vem com a expectativa de novos carros que vão chegar às lojas, mas também dos que vão se despedir do mercado. Baixas vendas, cumprimento de novas regras ou simplesmente mudanças de planos das montadoras motivam o fim da linha de alguns modelos.
Para 2025, ano em que começa a valer as novas normas de emissões, muitos motores precisaram mudar ou simplesmente sair de cena, o que, aliás, já causou o fim da produção de alguns modelos. Desta forma, ao longo do ano, pelo menos seis carros vão deixar as lojas.
Veja 6 carros que vão sair de linha no Brasil em 2025:
Caoa Chery Arrizo 6
Caoa Chery Arrizo 6 só teve 25 unidades vendidas em 2024, mas segue no site da marca
Divulgação
O sedã médio Caoa Chery Arrizo 6 ainda aparece no site da montadora no Brasil, mas os números de vendas já mostram que o carro não é vendido há alguns meses. Ao longo de 2024 foram apenas 25 unidades vendidas, sendo a última em julho, quando um único carro foi emplacado.
Na página da Caoa Chery o sedã é oferecido ainda na versão Pro Hybrid por R$ 139.990 com motor híbrido leve de 160 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é um CVT com nove marchas simuladas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Fiat 500e
Outro modelo que ainda consta no site da fabricante, mas que vendeu muito pouco ao longo do ano foi o Fiat 500e. O hatch elétrico teve apenas oito unidades emplacadas nos 11 primeiros meses do ano e aguarda o fim oficial decretado pela marca.
No configurador da Fiat, o subcompacto é oferecido na versão Icon ainda da linha 2022 por R$ 214.990. A italiana já havia prometido uma nova remessa de carros em novembro, mas isso não aconteceu até então. Mais um sinal de fim da linha para o hatch elétrico de 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque.
Initial plugin text
Kia Stonic
Kia Stonic tem vendas baixas nos últimos meses e pode não ser mais vendido
Renato Durães
O SUV compacto Kia Stonic já teve meses melhores em vendas em 2024. Em outubro, no entanto, foram apenas duas unidades emplacadas. No mês seguinte, novembro, quando chegou à linha 2025, foram só 10 vendas. Desta forma, pode ser o último ano para o modelo, que terá a concorrência reforçada de outros híbridos leves, como Fiat Pulse e Fastback.
Hoje, o Stonic é oferecido por R$ 149.990 com seu conjunto híbrido leve formado pelo 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que entrega 118 cv e 17,1 kgfm, associado a um pequeno motor que funciona como gerador para carregar a bateria auxiliar. No total, são 120 cv e 20,4 kgfm.
Renault Stepway
Renault Stepway; baixas vendas podem tirar o hatch aventureiro de linha
Bruno Guerreiro/Autoesporte
No começo do ano, o Renault Stepway, versão aventureira do antigo Sandero que sobreviveu ao fim do hatch, perdeu a versão com motor 1.6. Assim, continuou somente a 1.0 de três cilindros por enquanto. Ao longo deste ano, o melhor mês de vendas do modelo foi outubro, com 516 unidades emplacadas. Nos outros meses, o modelo ficou abaixo das 500 vendas.
Com motor 1.0 aspirado de três cilindros, a versão de entrada do Stepway tem 82 cv e 10,5 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas, e deve também deixar as lojas em breve. Hoje, é oferecido por R$ 86.990 na versão única Zen.
Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra precisa de mudanças no motor para continuar em linha
Divulgação
O Proconve L8, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, pode fazer de vítima um dos carros mais divertidos do nosso mercado, o Suzuki Jimny Sierra, que também está se despedindo das lojas europeias, ao menos que a marca faça ajustes no motor.
Hoje é vendido a partir de R$ 149.990. O motor é sempre o 1.5 aspirado que desenvolve 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgfm a 4.000 rpm. Há versões com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades, mas a tração é sempre 4×4 com opção de reduzida.
Toyota Yaris
Toyota Yaris XLS dará lugar para o SUV Yaris Cross
Divulgação
O Toyota Yaris Sedan já chegou ao fim, apesar de ainda aparecer no site da montadora, e o hatch tem futuro incerto. O culpado disso é o SUV compacto Yaris Cross, que chegará ao mercado brasileiro em julho de 2025. Além disso, o carro ainda não foi adequado para atender ao Proconve L8.
O Yaris hatch custa a partir de R$ 104.190 e vem sempre com o motor 1.5 de 110 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com câmbio automático CVT. O propulsor será mantido no SUV, mas já adaptado para as regras de emissões.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More