25 marcas prometem lançamentos, facelifts ou novas versões de SUVs para este ano; confira Após o anúncio de R$ 100 bilhões em investimentos para a indústria automotiva nacional em 2024, ao menos 90 carros serão lançados no mercado brasileiro em 2025, como Autoesporte revelou em outro artigo. Desse total, mais da metade são de SUVs, o que indica que essa preferência (cada vez maior) do consumidor por essa categoria está longe de diminuir.
Lançamentos inéditos, novas gerações, reestilizações e versões com novos conjuntos mecânicos chegam em 2025. Serão ao menos 25 fabricantes e 52 SUVs diferentes que chegarão às concessionárias neste ano. Entre os destaques, as novas gerações de Nissan Kicks e Honda WR-V, o lançamento do Volkswagen Tera e a chegada do Toyota Yaris Cross.
Novo Honda WR-V já foi flagrado em testes no Brasil, e deve chegar às lojas em 2025
Ragner Medeiros/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Além disso, os novos modelos, em sua maioria, são de marcas chinesas que chegaram há pouco tempo ou pretendem iniciar suas atividades no Brasil em 2025, como a GAC Motor. Veja abaixo os SUVs que serão lançados no Brasil em 2025:
Audi
Q5 de nova geração
Audi Q5 chegará ao Brasil em 2025 com conjunto mecânico micro-híbrido
Divulgação
Com conjunto micro-híbrido, a nova geração do SUV ainda não tem data exata para vir ao Brasil. Apesar disso, são duas configurações que podem desenvolver 204 cv ou 367 cv de potência, além de uma versão híbrida plug-in de 300 cv, que ainda está em desenvolvimento.
Q6 e-tron Sportback
Audi Q6 E-Tron Sportback é construído sobre a mesma plataforma do Porsche Macan
Divulgação
Construído sobre a mesma plataforma do Porsche Macan, o Q6 e-tron Sportback estará disponível em quatro versões, sendo duas com tração integral e duas com conjunto motriz nas rodas traseiras. Além disso, a versão de entrada oferece autonomia de 545 km no ciclo europeu WLTP.
Teste: Audi Q6 e-tron faz sentido após a chegada do novo Porsche Macan?
BMW
X3
Initial plugin text
Importado dos Estados Unidos, o novo X3 estreia no Brasil ainda no primeiro semestre de 2025. A tendência, entretanto, é que seja produzido nacionalmente em Araquari (SC) a partir de 2026. A versão que virá ao Brasil deve ser a híbrida plug-in (PHEV) xDrive 30e, que desenvolve 303 cv.
Teste: novo BMW X3 bate papo com o dono e estaciona por controle remoto
BYD
Denza Bao 5 (aqui deve se chamar B5)
Initial plugin text
Chamado de Fang Cheng Bao 5 na China, o jipe entrou para o Guinness Book por oferecer autonomia de 1.200 km. Por aqui, o modelo da Fang Cheng/Denza – marcas de luxo da BYD – deverá receber o nome de B5, além de oferecer conjunto mecânico híbrido plug-in e tração nas quatro rodas.
Sea Lion 07
Initial plugin text
SUV do sedã Seal, o Sea Lion 07 será lançado no Brasil em 2025 e se posicionará entre os modelos já disponíveis no mercado nacional, Song Plus (R|$ 239.800) e Tan (R$ 536.800). Uma de suas principais curiosidades, é a capacidade de ter sua bateria carregada de 10% a 80% em apenas 25 minutos.
Song Pro híbrido flex
BYD Song Pro será responsável por estrear conjunto híbrido flex da fabricante no Brasil
Marcus Celestino/Autoesporte
A principal novidade da fabricante chinesa para 2025, entretanto, é o lançamento de um novo conjunto mecânico, desta vez híbrido flex. O novo motor equipará o Song Pro, que terá montagem iniciada em março, mas produção total no Brasil apenas em agosto, como revelamos em outra reportagem.
Caoa Chery
Tiggo 7 PHEV
Chery Tiggo 7 Sport PHEV deve chegar ao Brasil este ano custando menos de R$ 200 mil
Reprodução
A chegada do Tiggo 7 PHEV, versão inédita híbrida plug-in do SUV médio, está prevista para este ano. Com isso, a proposta é que o modelo chegue com preço abaixo de R$ 200 mil, oferecendo motor 1.5 turbo a gasolina aliado a outros dois motores elétricos. Nesse caso, a potência combinada é de 317 cv.
Caoa Chery Tiggo 8 e Tiggo 7 híbridos nacionais devem chegar em 2025
Tiggo 9
Chery Tiggo 9 Dianteira 3-4
Divulgação
Já o Tiggo 9, foi lançado neste ano na China e há a especulação de que também seja oferecido aos consumidores brasileiros, já que foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Com espaço para sete ocupantes, o modelo é oferecido tanto com conjunto mecânico a combustão, como híbrido plug-in.
Chevrolet
Tracker com novo visual e sistema híbrido leve
Chevrolet Tracker será o primeiro veículo nacional da fabricante americana a receber conjunto mecânico eletrificado
Kleber Silva/KDesignAG
Primeiro híbrido flex da marca, o SUV Tracker será o primeiro eletrificado nacional da General Motors (GM), e também receberá uma reestilização de meio de geração. Após ser flagrado em testes, as concessionárias já foram comunicadas de que sua chegada às lojas está prevista para o primeiro semestre deste ano.
Vídeo: Chevrolet Tracker muda em breve; o que ainda vale a pena no SUV?
Spark EUV
Chevrolet Spark EUV Activ é aposta da marca contra líder de vendas entre os elétricos, BYD Dolphin Mini
Reprodução/GM Authority
Baseado no elétrico chinês Baojun Yep Plus, o jipe compacto já foi flagrado em testes por aqui, e deve ser lançado em 2025 com o objetivo de brigar pela liderança nas vendas do segmento de eletrificados, hoje ocupada pelo BYD Dolphin Mini. Além de receber o nome de Spark EUV, seu preço deve ficar na faixa dos R$ 150 mil, com foco em vendas para motoristas de aplicativo.
Wuling Starlight S
Wuling Starlight S virá ao Brasil para ser vendido com o símbolo da Chevrolet
Divulgação
Em parceria com a Chevrolet há mais de 20 anos, o grupo Saic deve enviar ao Brasil o SUV médio da marca Wuling, Starlight S, para ser vendido por aqui com a insígnia da marca americana. O modelo pode ser lançado ainda este ano, como parte da comemoração do centenário da GM no país, em versão híbrida ou elétrica.
Citroën
Aircross T200 Hybrid
Citroën Aircross vai ganhar versão com motorização micro-híbrida em 2025
Murilo Goés
Assim como aconteceu nos Fiat Pulse e Fastback, o Citroën C3 Aircross também receberá o motor T200 Hybrid da Stellantis. Aliás, toda a gama de marcas do grupo, que inclui Peugeot (208 e 2008) e o Jeep Avenger receberá o sistema híbrido leve de 12 Volts em 2025. O conjunto une o motor T200 1.0 turbo flex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, que rende até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema de 12 Volts, conhecido como BSG. O câmbio é o automático CVT de sete marchas simuladas.
Basalt T200 Hybrid
Citroën Basalt também oferecerá versão micro-híbrida em 2025
Renato Durães/Autoesporte
Assim, o mesmo deve acontecer com o Basalt, SUV cupê lançado pela no Brasil ano passado, que deverá ganhar versão micro-híbrida em 2025. Modelo mais barato do segmento no país (com preços a partir de R$ 96.990), o Basalt foi um dos finalistas ao Carro do Ano 2025 de Autoesporte.
Carro do Ano 2025: confira as notas de cada finalista do prêmio
Ford
Territory com facelift
Ford Equator Sport, vendido no Brasil como Territory, foi remodelado na China e atualização virá ao Brasil
Reprodução
Vendido como Equator Sport em outros mercados, o SUV médio recebeu atualização visual na China que deve ficar disponível para os consumidores brasileiros em 2025. Vale dizer que a frente muda de acordo com a configuração (cinco ou sete lugares) e há ainda uma versão com conjunto mecânico híbrido plug-in.
GAC
Aion V
GAC Aion V é novato no mercado brasileiro que chega em 2025
Divulgação
Uma das maiores fabricantes da China, a GAC Motor vai estrear no Brasil em 2025 com algumas novidades, entre elas o V, SUV da linha eletrificada Aion. O modelo tem porte de Jeep Compass e chegará em 2025 para rivalizar com os utilitários esportivos da BYD e GWM.
GAC promete 15 carros nacionais e motor híbrido flex até 2030
GS3 e GS4 Max
Initial plugin text
Para além da eletrificação, a fabricante também aposta nos SUVs a combustão. Assim GS3 e GS4 Max chegarão às concessionárias para rivalizar nos segmentos dos utilitários compactos e médios, respectivamente. Ambos são equipados com motor 1.5 turbo que desenvolve 177 cv.
GAC: conheça os carros que a marca chinesa vai lançar contra BYD
Geely
EX5
Geely retorna ao Brasil como fabricante independente e já tem lançamento programado para o ano
Divulgação
Rumo à liderança mundial no segmento de utilitários esportivos elétricos, a Geely está de volta à indústria como uma fabricante independente e deve anunciar seu retorno ao Brasil ainda no primeiro semestre. Seu primeiro lançamento é o EX5, que chegará ao mercado para duelar com o BYD Yuan Plus. O SUV elétrico tem propulsor que rende 217 cv de potência e 32,6 kgfm de torque.
GWM
Tank 300 e Wey 07
Initial plugin text
Além de inaugurar a fábrica de Iracemápolis (SP), a GWM promete lançar mais dois SUVs por aqui durante o ano. O primeiro é um jipão 4×4 que chega no primeiro semestre e será equipado com um conjunto PHEV, que une o motor 2.0 turbo a gasolina a dois elétricos. Ao todo, são 408 cv e 76,5 kgfm. O segundo, é o SUV de luxo Wey 07, previsto para estrear no segundo semestre de 2025. Também PHEV, mas com motor 1.5 turbo de 516 cv e 95,1 kgfm.
Honda
HR-V com facelift
Honda HR-V virá ao Brasil com facelift em 2025
Divulgação
O Honda HR-V foi reestilizado na Europa em 2024 e essas mudanças visuais devem vir ao mercado nacional em 2025. Já flagrado rodando em testes pelo país, o modelo também oferecerá versão híbrida flex, mas só a partir de 2028.
Honda WR-V em nova geração
Honda WR-V retorna em nova geração após quatro anos
Divulgação
O grande lançamento da marca para 2025, porém, é o WR-V, que retorna ao país após quatro anos. Apesar da configuração com motorização híbrida também estar prevista só para 2028, o modelo se posicionará como uma ponte entre o City hatchback e o HR-V.
Hyundai
Hyundai terá 6 lançamentos no Brasil em 2025; veja quais
Kona
Hyundai Kona chegará às lojas em 2025 em versões híbrida e elétrica
Divulgação
Após assumir as operações de importação, a Hyundai já anunciou que seu primeiro carro híbrido nacional será feito na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) no início deste ano. Este será o Kona, que terá o mesmo trem de força do Kia Niro: o 1.6 aspirado aliado a um elétrico, combinando 140 cv de potência e 27 kgfm de torque. Versões elétricas também estão nos planos.
Teste: novo Hyundai Kona melhora em tudo, mas cobra caro por isso
Santa Fe
Hyundai Santa Fe ficará posicionado abaixo do SUV de oito lugares, Palisade, no mercado
Divulgação
Outro passo importante na reestruturação da Hyundai no Brasil será a volta de um emblemático modelo da marca coreana ao mercado nacional, o Santa Fe. O SUV grande voltará a ser importado e se posicionará na gama da fabricante logo abaixo do Palisade.
Hyundai Santa Fe: tudo sobre o SUV de 7 lugares que vai voltar ao Brasil
Tucson
Hyundai Tucson é mais uma das promessas da marca para o país em 2025
Divulgação
Por fim, a nova geração do Tucson também chegará às concessionárias em 2025. Com visual renovado, o SUV médio oferece versões a combustão micro-híbrida e híbrida plug-in, sendo que há o estudo para que também sejam produzidas na unidade fabril de Anápolis (GO).
Teste: novo Hyundai Tucson será SUV híbrido nacional que faz 33 km/l
Jeep
Commander 2.2 turbodiesel
Jeep Commander receberá novo motor em 2025: o 2.2 turbodiesel que já equipa a Nova Ram Rampage
Divulgação
Sem mudanças no visual por enquanto, o Jeep Commander deverá receber apenas um novo motor: o 2.2 turbosiesel que já equipa a Nova Ram Rampage no Brasil.
Jeep Commander Blackhawk: 5 razões para comprar e 5 motivos para fugir
Compass T270 Hybrid e-DCT
Jeep Compass também terá versão com sistema híbrido leve em 2025, mas de 48 volts
Kleber Design
Ao contrário do sistema usado nos modelos da Fiat, Citroën e Peugeot, os SUVs mais caros da Jeep, que também faz parte do grupo Stellantis, receberão um sistema híbrido leve mais robusto, de 48V, aliado ao motor 1.3 turbo que traz um propulsor elétrico auxiliar de 30 cv e câmbio de dupla embreagem para permitir tração em modo elétrico em momentos muito pontuais de uso. A novidade, já está prevista para acontecer no Compass em 2025.
Avenger
Initial plugin text
Por último, é provável que o mercado receba um novo integrante no final do ano: o Jeep Avenger, que será lançado como veículo de entrada da marca por aqui. Produzido em Porto Real (RJ), o modelo terá sistema micro-híbrido de 12 V associado ao propulsor 1.0 T200 flex.
Teste: Jeep Avenger será SUV híbrido nacional menor que o Renegade
Kia
EV9
Kia EV9 oferece espaço para seis ou sete ocupantes
Cauê Lira/Autoesporte
Após a chegada do EV5, a Kia prepara outra novidade totalmente elétrica para o Brasil: o EV9. O SUV de seis ou sete lugares ocupará o topo da gama da marca por aqui. Sem conjunto mecânico confirmado para o mercado, são três opções de powertrain, sempre equipadas com bateria de 99,8 kWh. De acordo com a configuração, a potência varia entre 203 cv e 247 cv.
Sorento
Kia Sorento voltará ao mercado brasileiro, como confirmado por executivo em entrevista ao CBN Autoesporte
Divulgação/Kia
Em entrevista ao podcast CBN Autoesporte, o diretor de operações da Kia no Brasil, Gustavo Gandini, confirmou o retorno do SUV de sete lugares ao Brasil. Importado da Coreia do Sul, o modelo oferecerá apenas o motor 2.2 Smartstream turbodiesel de quatro cilindros em linha, com 202 cv de potência e 45 kgfm de torque.
Leapmotor
C10
Leapmotor C10 será primeiro modelo da marca chinesa a ser lançado no Brasil
Divulgação
A Leapmotor é mais uma marca chinesa de carros elétricos que chegará ao nosso país, mas com apoio do grupo Stellantis, que é dono da maior parte das ações. A estreia no Brasil será marcada pelo lançamento do C10, um SUV elétrico de grande porte (4,74 metros de comprimento) e 231 cv de potência que chega às lojas ainda no começo deste ano.
Mercedes-Benz
Classe G com novo visual
Mercedes-Benz Classe G está reestilizado e equipado com sistema micro-híbrido desde 2024 e versão atualizada deve vir ao Brasil
Divulgação
Além da reestilização, o Mercedes-Benz Classe G teve que receber sistema micro-híbrido de 48 volts, deviso às normas de emissão de poluentes. Assim, seu motor V8 biturbo é combinado a um propulsor elétrico que adicona 20 cv de potência e virá ao Brasil em 2025.
G EQ
Mercedes-Benz Classe G EQ é versão elétrica do jipão de luxo
Divulgação
A versão elétrica inédita também é esperada para o mercado brasileiro. Nesse caso, o jipão é equipado com quatro motores elétricos que rendem 587 cv de potência e 118 kgfm de torque. A data de lançamento de ambas as versões por aqui ainda não foi informada.
Mini
Aceman
Mini Aceman virá ao Brasil, mas versão que será disponibilizada no mercado nacional ainda não foi confirmada
Divulgação
O inédito crossover elétrico, que foi apresentado pela primeira vez durante o Salão de Pequim (China), será vendido no país já no início deste ano. Falando em powertrain, a Mini não especificou qual versão do Aceman virá ao Brasil. No exterior, são duas. Uma com 184 cv de potência e outra com 218 cv. Mais informações serão confirmadas em breve.
Countryman a combustão
Mini Countryman terá versão a combustão, vendida como de entrada,desembarcando no Brasil em 2025
Divulgação
Além das versões elétrica e esportiva, uma configuração do Mini Countryman com motor a combustão já está confirmada para o Brasil em 2025. Assim, a versão S ALL4 será vendida no nosso país como versão de entrada e vem equipada com motor 2.0 turbo com injeção direta, quatro cilindros, 16 válvulas, de 221 cv de potência e transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.
Mitsubishi
Outlander PHEV
Mitsubishi Outlander PHEV
Divulgação
A Mitsubishi prometeu lançar um carro híbrido plug-in no Brasil no primeiro semestre de 2025 e Autoesporte pode afirmar que se trata do retorno do Outlander PHEV. Em sua nova geração, o SUV médio será equipado com motor 2.4 aspirado a gasolina, combinado a dois propulsores elétricos. Assim, desenvolve 255 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.
Nissan
Kicks
Initial plugin text
A segunda geração do Nissan Kicks está com o visual totalmente renovado e chega no segundo semestre com motor 1.0 turbo do Renault Kardian. Uma cabine mais moderna e lista de equipamentos mais completa também são esperados, mas ainda não se sabe quantas versões serão disponibilizadas por aqui.
Kicks Play
Nissan Kicks de primeira geração conviverá com modelo atualizado eadotará sobrenome Play
Divulgação
Sim, o Kicks aparece duas vezes na lista. Isso porque, a primeira geração do SUV compacto continuará sendo produzida como alternativa mais barata e de entrada à gama de utilitários esportivos da marca. Para isso, o modelo recebera o sobrenome Play, além de receber pequena atualização visual.
X-Trail
Nissan X-Trail estreará conjunto híbrido inédito no Brasil, semelhante ao dos carros elétricos de autonomia estendida
Divulgação/Nissan
Após anos de especulações, o X-Trail deve finalmente chegar ao Brasil e ainda estreando o conjunto mecânico e-Power. Esta tecnologia é um conjunto híbrido inédito no Brasil, chamado de “híbrido em série”. O mais próximo de sua lógica que temos são os chamados veículos elétricos de autonomia estendida (Erev).
Omoda Jaecoo
J7
Jaecoo J7 será um dos primeiros carros do grupo chinês a ser vendido no Brasil
Divulgação
Quase um ano depois de anunciar a chegada ao Brasil, a dupla chinesa Omoda Jaecoo postergou o início das vendas de seus carros para o primeiro trimestre de 2025. Entre os lançamentos está o SUV J7, que será rival de BYD Song Plus e GWM Haval H6. Há apenas uma opção híbrida plug-in, mas os dados de desempenho ainda não foram revelados.
Peugeot
2008 Bio-Hybrid
Peugeot 2008 oferecerá versão micro-híbrida, seguindo tendência dos modelos da Stellantis
Renato Durães/Autoesporte
Outro finalista do Carro do Ano 2025 de Autoesporte, o Peugeot 2008 também vai seguir os passos de todos os SUVs compactos da Stellantis para receber uma nova versão micro-híbrida em 2025. Assim como os SUVs da Citroën, essa nova configuração também equipará o motor T200 Hybrid 1.0 turbo flex de 130 cv de potência.
3008 e 5008 elétricos
Peugeot 3008 é um dos SUVs que voltará ao Brasil em sua nova geração, mas apenas com conjunto mecânico elétrico
Divulgação
Além de adotar novo conjunto mecânico em alguns modelos da gama, a Peugeot também planeja aumentar seu portfólio no Brasil. Para isso, trará as novas gerações do 3008 e 5008 ao país, que já foram registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em dezembro de 2024. A motorização de ambos, porém, será apenas elétrica.
Renault
Grand Koleos e novo SUV médio
Renault Grand Koleos será o carro mais refinado da marca francesa vendido no Brasil
Divulgação
O SUV híbrido Grand Koleos está nos planos da Renault para o Brasil em 2025, como Autoesporte noticiou em primeira mão em julho. De origem chinesa, mas com produção na Coreia do Sul, deve ser o mais refinado dos carros da marca no Brasil. Além dele, o mercado pode esperar um SUV médio que se posicionará como rival dos Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Toyota
Yaris Cross
Toyota Yaris Crossserá lançado no Brasil em julho deste ano
Felipe Celis
Com protótipos em caráter pré-série do SUV já em produção na fábrica de Sorocaba (SP), segundo o portal Autos Segredos, o Yaris Cross chegará às concessionárias em julho deste ano. Seu conjunto mecânico oferecerá motor 1.5 flex a combustão ou aliado ao sistema híbrido flex, a depender da versão.
Volkswagen
Taos com novo visual
Volkswagen Taos passará atualização visual em 2025
Divulgação
O SUV médio seguirá no mercado nacional, mas em 2025 será reestilizado e terá uma mudança em sua linha de produção, que será mais concentrada no México do que na Argentina.
Tera
Projeção do Volkswagen Tera
João Kleber Amaral/Autoesporte
Talvez o principal lançamento do ano seja da Volkswagen. O Tera chega com as maiores expectativas desde que o Polo voltou, em 2017. Sua missão é ser o carro mais vendido da marca, superando o próprio Polo, que ocupa a liderança atualmente. Para colocar o plano em ação, versões com motor 1.0 aspirado são esperadas para o novo SUV compacto.
Nivus GTS
Initial plugin text
Após o facelift chegar às lojas em novembro do ano passado, o Nivus vai ganhar mais uma versão em 2025. Desta vez trata-se da GTS, configuração esportiva que virá acompanhada de Jetta GLI e Golf GTI.
Volvo
EX90
Initial plugin text
A Volvo também tem planos para o Brasil em 2025. Um deles é o lançamento da nova geração do SUV EX90, já testado por Autoesporte. O modelo une dois motores elétricos que, juntos, entregam 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque.
XC90 com novo visual
Volvo XC90 vem ao Brasil em 2025 com atualização no design e melhorias técnicas
Divulgação
O SUV XC90 não ficará de fora, e vem às terras tupiniquins em 2025. Ainda em sua atual geração, o modelo trará mudanças no design, melhorias técnicas e será oferecido em configurações híbrida e híbrida plug-in.
Zeekr
7X
Zeekr 7X é mais um SUV da marca chinesa que vem ao Brasil em 2025
Divulgação
Récem chegada ao Brasil, a Zeekr estreou ainda em 2024 com o lançamento do sedã elétrico 001 e do SUV X. Porém, a fabricante prepara mais um modelo em potencial para este ano: o Zeekr 7X.
Trata-se de um SUV elétrico com porte médio e espaço para até cinco ocupantes. Seu conjunto mecânico une dois motores elétricos com potência combinada de 645 cv, mas o torque ainda não foi divulgado. No design, o SUV apresenta linhas bem marcadas, sem deixar de lado o minimalismo e o futurismo, graças aos vincos na carroceria.
Veja 90 carros que serão lançados no Brasil em 2025
Veja os 57 carros elétricos e híbridos que serão lançados em 2025 no Brasil
Veja 9 caminhonetes que serão lançadas no Brasil em 2025
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More