Listamos opções de diferentes segmentos para quem deseja rodar tranquilo e gastando pouco Na hora de fechar negócio em um carro usado, a procedência do modelo e sua confiabilidade mecânica são fatores determinantes para quem planeja rodar com tranquilidade e economia. O mercado está repleto de opções dentro desse perfil, mas é preciso fugir de ‘armadilhas’ como problemas crônicos, serviços caros e oferta limitada de peças.
Pensando nisso, Autoesporte reuniu em lista 5 veículos usados baratos de manter e confiáveis para rodar sem grandes dores de cabeça. Consideramos opções de diferentes segmentos (modelos compactos, intermediários e médios) e com boa reputação no mercado. Confira!
5 carros usados com porta-malas tamanho família por até R$ 60 mil
Toyota Fielder: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da perua do Corolla
Veja 5 bons carros usados até R$ 50 mil para fugir do motor 1.0
Toyota Corolla
Toyota Corolla é sedã confiável e que demanda pouca manutenção
Divulgação
O Corolla carrega a boa fama mecânica da Toyota e ocupa posição de destaque na categoria quando o assunto é confiabilidade. A safra que vai de 2015 até 2019 é uma das mais procuradas no mercado de usados, justamente pela manutenção descomplicada, relativamente barata e peças fáceis de encontrar. O motor 2.0 VVTi, usado na maioria das versões, entrega até 154 cv e 20,3 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT.
O modelo não sofre de problemas crônicos graves, mas é sempre importante ficar atento ao estado dos faróis, que podem sofrer com infiltrações, e possíveis barulhos vindos dos rolamentos. No mais, é um sedã médio fácil de manter, com ampla disponibilidade de peças no comércio e que dificilmente deixará o dono na mão.
Fiat Mobi
Mobi tem peças compartilhadas com outros carros da Fiat e fáceis de achar no mercado
André Paixão/Autoesporte
O hatch compacto da Fiat é um dos carros mais vendidos para empresas e frotistas no Brasil e tamanha popularidade comercial tem explicação: o baixo custo. O modelo compartilha diversas peças com outros carros da marca, como Uno e Strada, e tem motor 1.0 flex da família Fire amplamente conhecido pelos mecânicos. Neste aspecto, inclusive, também pesa a favor o fato de ser bastante econômico, sendo capaz de superar os 15 km/l na estrada com gasolina.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
É preciso atenção apenas em pontos específicos, como a queima precoce das lâmpadas dos faróis e lanternas, e problemas relacionados ao módulo dos freios. Fora isso, é um carro acessível, de peças de reposição baratas e manutenção descomplicada.
Honda Fit
Honda Fit herda a boa fama japonesa de durabilidade e baixa manutenção
Divulgação
Assim como o Corolla, o Fit desfruta da boa reputação japonesa conquistada ao longo de anos de mercado. O modelo tem fama de durável e resistente, sendo comum encontrar exemplares da primeira geração ainda rodando bastante conservados. No caso da segunda linhagem, vendida no Brasil entre 2008 e o início de 2014, a boa imagem não muda: é de fácil manutenção, espaçoso e econômico.
No mercado de usados, é fácil encontrar unidades em bom estado. Os motores disponíveis por aqui, 1.4 e 1.5, têm tecnologia VTEC (comando de válvulas variável) e são de fácil manutenção. Cuidado extra apenas com a suspensão, especialmente o estado das buchas, batentes e amortecedores.
Initial plugin text
Volkswagen Gol
Gol foi o carro mais vendido do Brasil por quase três décadas
Bruno Guerreiro/Autoesporte
Carro mais vendido do Brasil por quase três décadas, o Gol não conquistou tanto espaço por acaso. O modelo tem mecânica robusta, revisões baratas e peças de reposição que podem ser facilmente encontradas em lojas de todo o país. Os últimos exemplares foram produzidos em 2022 e equipados com o conhecido motor 1.0 MPI de 84 cv — o mesmo que até hoje é usado no Polo.
Exemplares com manutenção programada feita no tempo certo costumam rodar sem gerar despesa ou dores de cabeça. Atenção extra apenas com os barulhos gerados pelas peças plásticas do painel e das portas, principalmente em ruas esburacadas ou de paralelepípedos.
Nissan Versa
Nissan Versa é bastante usado por taxistas e motoristas de aplicativo
Divulgação
Bastante usado por taxistas e motoristas de aplicativo, o Versa é tão espaçoso quanto barato de manter. O motor 1.6 flex usado na maioria das versões é o mesmo de outros carros da Nissan, como March e Kicks, o que garante ganhos em escala de produção e melhor acesso à peças de reposição.
É preciso atenção apenas ao desgaste prematuro do revestimento do volante, que pode acometer algumas unidades, e estado geral da suspensão. No mais, é um sedã compacto espaçoso, confortável e que não demanda grandes gastos com mecânica.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Mais Lidas
Fonte: Read More