Lista tem versão esportiva do Honda Civic, Ford Maverick híbrida e retorno do Nissan Sentra Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Eis que a folia acabou e finalmente podemos dizer: feliz 2023! A partir de agora, em vez de carros alegóricos e blocos, teremos veículos novos em nossas ruas. Nos próximos dois meses, pelo menos uma dúzia de modelos deve ser lançada no Brasil.
Veja também
Autoesporte listou as novidades que devem estrear entre março e abril. A relação traz picapes, modelos híbridos e até uma nova Ferrari conversível. Confira a seguir:
Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV tem o mesmo conjunto de motor elétrico e baterias do hatch
Divulgação
Electric Utility Vehicle. Assim é chamada a variante SUV do Bolt, que desembarca no Brasil já nos próximos meses. O modelo é maior e mais alto que a versão hatch: 4,30 metros de comprimento e 2,67 m de distância entre-eixos.
Assim, o preço também deve ser ligeiramente mais elevado que os R$ 329 mil pedidos pelo hatch. O problema é que, por essa quantia, o Bolt não é mais tão competitivo. Se o SUV vier mais caro, terá ainda mais dificuldades no mercado.
Motor elétrico e pacote de baterias continuam com as mesmas especificações das usadas no hatch. São 203 cv de potência máxima e 36,7 kgfm de torque instantâneo. A bateria de 66 kWh fornece uma autonomia de até 402 km no ciclo norte-americano – no brasileiro, o alcance tende a ser um pouco menor.
Chevrolet S10 Midnight
Chevrolet S10 Midnight apareceu no BBB 23
Divulgação
Depois da Montana, a Chevrolet usou o BBB 23 para relançar a S10 Midnight no Brasil. A versão da picape média retorna depois de um hiato de três anos já como linha 2024. Essa deve ser a última série especial antes do lançamento da nova geração, prevista para o ano que vem.
A S10 Midnight chama a atenção pela carroceria escurecida. Os faróis usam máscaras negras e a gravata da Chevrolet é pintada de preto, assim como rodas, espelhos e maçanetas. Já o nome da versão estampa a parte inferior da porta do motorista.
O conjunto mecânico é o mesmíssimo das demais versões: motor 2.8 turbodiesel que entrega 200 cv e 51 kgfm associado ao câmbio automático seis marchas.
Ferrari 296 GTS
Ferrari 296 GTS pode rodar 25 km com energia elétrica
Divulgação
Versão conversível da 296 GTB, à venda no Brasil por quase R$ 5 milhões, a 296 GTS (Gran Turismo Spider) desembarca no Brasil no início de março. A novidade traz uma capota rígida que leva 14 segundos para abrir ou fechar a velocidades de até 45 km/h.
Mas há outros números bem mais interessantes: o motor V6 3.0 biturbo é auxiliado por um elétrico para entregar 830 cv a 8.000 rpm e 75,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem com oito marchas e a tração é traseira, diferentemente de outras Ferrari híbridas que são equipadas com sistema de tração integral.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h e autonomia elétrica de 25 km.
Ford F-150
Ford F-150 Lariat 2024 custa R$ 470 mil
Divulgação
O veículo mais vendido dos Estados Unidos há mais de 50 anos acaba de chegar ao Brasil fazendo sucesso. A Ford F-150 teve as 500 unidades da pré-venda esgotadas em menos de uma hora. E olha que estamos falando de uma picape que tem preços esbarrando nos R$ 500 mil.
Apesar de ter o primeiro lote esgotado, a F-150 só chega às lojas nos próximos meses. São duas versões: Lariat e Platinum. Ambas trazem o mesmo câmbio automático de dez marchas e o motor V8 5.0 Coyote do Mustang, mas com ajuste ligeiramente mais manso. São 405 cv e 56,7 kgfm, que fazem da grandalhona de quase seis metros de comprimento a picape mais potente do país.
Ford Maverick híbrida
A Ford segue na ofensiva de picapes. Em março, é a vez da Maverick híbrida começar a ser vendida. Será a primeira picape a combinar um motor a combustão – no caso, um 2.5 aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm – com um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Juntos, entregam 193 cv, enviados apenas para as rodas dianteiras por meio de um câmbio CVT.
Segundo a Ford, a picape pode fazer até 17,9 km/l na cidade (e 14 km/l na estrada) e rodar mais de 800 quilômetros com um tanque de combustível. O preço da Maverick híbrida ainda é um mistério. Nos Estados Unidos, a versão é cerca de US$ 2 mil (R$ 10.400 na conversão direta) mais em conta que as equivalentes dotadas apenas de motor a combustão.
Great Wall Haval H6 GT
GWM Haval H6 GT tem carroceria SUV cupê
Divulgação
Você já deve ter visto teste e vídeo do GWM Haval H6 GT aqui na Autoesporte. O SUV é o primeiro modelo do grupo chinês a desembarcar no Brasil – as entregas para os clientes começam em abril. A questão é que o preço ainda não foi divulgado. Os interessados, porém, já podem pagar um sinal de R$ 9 mil para reservar sua unidade.
O Haval H6 GT é um SUV híbrido plug-in com motor 1.5 turbo a combustão e dois propulsores elétricos. Combinados, desenvolvem 393 cv de potência e 76 kgfm de torque. O câmbio automatizado é do tipo DHT de duas marchas com embreagem (motor a combustão) e uma marcha com redução (motores elétricos).
Honda Civic Type R
A versão mais extrema do Honda Civic já está no Brasil: fez uma aparição surpresa na inauguração de uma concessionária da marca em São Paulo. O exemplar no showroom, mesmo totalmente camuflado, é um indício de que o lançamento oficial está próximo.
Ao contrário da nova geração do Civic, que chegou recentemente por aqui na carroceria sedã e com motor híbrido, a versão hardcore virá em formato de hatch com um 2.0 turbo a gasolina de 330 cv de potência e… câmbio manual! Só não espere um preço atrativo. O carro deve custar na casa dos R$ 400 mil.
Nissan Sentra
Nissan Sentra tem visual mais arrojado que na geração anterior
Divulgação
O sedã médio retorna ao Brasil importado do México após quase dois anos de ausência nas lojas. Apesar de ter uma nova geração, o motor é exatamente o mesmo do antecessor: 2.0 aspirado de 145 cv e 20 kgfm e câmbio CVT. Versões turbo estão descartadas. O sedã deve chegar às lojas com preços entre R$ 140 mil e R$ 180 mil.
Com estilo mais arrojado, o modelo lembra o “irmão” maior Altima. Os faróis são afilados e ajudam a marcar a dianteira junto com a grade cromada em forma de V. Na lateral, a queda prolongada do teto remete a um fastback. Há saídas de ventilação circulares, freio de estacionamento eletrônico e quadro de instrumentos parcialmente digital na cabine.
Ram 1500 Limited
A resposta da Ram para a chegada da Ford F-150 é a estreia de uma nova versão para a 1500. Em vez de proposta esportiva, como a Rebel, a nova 1500 Limited terá foco na sofisticação, trazendo acabamento mais caprichado e pacote de equipamentos recheado.
Mas a mecânica será a mesma da 1500 Rebel. Isso significa motor V8 5.7 Hemi a gasolina de 400 cv, 56,7 kgfm, tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas.
Seres 3 e Seres 5
Seres 3 será um dos SUVs elétricos mais baratos do Brasil
Divulgação
Esse é o caso da estreia não só de um novo carro, mas de uma marca inteira. A Seres é uma fabricante chinesa de automóveis elétricos que faz parte do conglomerado da Dongfeng. O início das operações por aqui está previsto para março, inicialmente com dois modelos.
O Seres 3 é um SUV compacto elétrico que tem porte de Jeep Renegade. Seu motor elétrico entrega 163 cv, suficientes para empurrar o modelo de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A autonomia é de 206 km, segundo o Inmetro. O preço anunciado é de R$ 224 mil.
O segundo modelo É o 5 EVR, SUV grande com propulsão híbrida plug-in. As especificações de cada motorização não foram divulgadas. O que se sabe é que há duas versões. Com tração 4×2, a potência combinada é de 347 cv. Quando há força motriz nas quatro rodas, esse número sobe para 550 cv. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,7 segundos. Os preços começam em R$ 450 mil.
Volkswagen Virtus Exclusive
Volkswagen Virtus Exclusive é a única com motor 1.4 turbo
Divulgação
A versão mais sofisticada do Volkswagen Virtus 2023 chegará às lojas depois das demais. A Exclusive estreia como sucessora da configuração GTS, com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. Só que em vez de esportividade, a pegada será a sofisticação – uma homenagem ao Santana EX.
Além do motor mais potente, o Virtus Exclusive traz rodas de 18 polegadas, acabamento mais caprichado e detalhes escurecidos, como rodas e frisos. O preço é o mais salgado da linha: R$ 144.990.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More