Arrow One parece um ônibus, foi desenvolvido em um ano e logo estará nas ruas do país “Pode ser uma van, um caminhão, um ônibus ou uma nave espacial”. É assim que Julio Balbinot, cofundador da Arrow Mobility define o Arrow One. De fato, enquadrar o veículo de 6,20 metros de comprimento em uma categoria pré-definida pode não ser tarefa das mais simples.
Mas explicar o conceito (e o potencial) do One é bem mais fácil. De forma objetiva, se trata de um veículo desenvolvido no Brasil por uma equipe de 33 pessoas que promete facilitar a vida de quem precisa fazer entregas de compras feitas pela internet.
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Os criadores do Arrow One prometem 50% mais entregas e custo de operação 75% mais baixo na comparação com as vans convencionais utilizadas atualmente. Achou o projeto um tanto quanto utópico?
Interior da Arrow One tem central multimídia e painel de instrumentos digital
André Paixão
Pois a Localiza, uma das maiores locadoras do país, não só acreditou na ideia como comprou 100 unidades sem ao menos ver algum veículo construído. As primeiras 20 devem ser entregues em março. Até outubro de 2023, todo o pedido já deve estar nas mãos da empresa.
Com o investimento estimado de R$ 80 milhões, a Arrow está criando a estrutura para produção e poderá demonstrar o One para outros potenciais clientes.
E o crescimento rápido nem é o mais surpreendente – e sim o curtíssimo tempo de desenvolvimento do furgão. “Doze meses atrás, estávamos finalizando os primeiros esboços”, conta Jocilei André Salvador, chefe de engenharia da Arrow.
Mas as especificidades do projeto vão ficar para daqui a pouco. Antes, é preciso revelar como o Arrow One pode revolucionar as entregas.
Tudo começa com a maneira de carregar a van. Em vez de fazer o embarque caixa por caixa, processo que leva cerca de uma hora, segundo os executivos da Arrow, o One traz uma plataforma removível com rodas, que pode ser abastecida ainda no centro de distribuição. Quando a van chega, é só arrastar o carrinho, que se encaixa perfeitamente no compartimento de carga.
Mecanismo de carregamento de caixas da Arrow
André Paixão
Os criadores do Arrow One também pensaram na economia de tempo ao realizar as entregas. Como a cabine é integrada ao furgão, o motorista não precisa desembarcar, dar a volta e abrir a porta para pegar as caixas. Basta se levantar e dar poucos passos até as prateleiras. A porta automática de desembarque pode ser acionada por meio de uma pulseira e um leitor posicionado na saída.
Além de tornar o processo menos suscetível a roubos, a Arrow estima que cada entrega fica um minuto mais rápida com essa solução. Ao fim do dia, considerando uma jornada de 100 entregas, a economia de tempo fica perto de duas horas.
No futuro, a plataforma móvel com prateleiras ainda pode dar lugar a novas utilidades. “Pensamos em criar uma versão para passageiros. Como os turnos de empresas de fretamento e de entregas são complementares, a base com assentos pode ser usada logo no começo do dia. Depois, é só trocar pela versão de cargas e usar para entregas”, disse o chefe de engenharia da Arrow.
Apesar de ser uma van, a carroceria alta e larga e o formato de caixote fazem o veículo parecer um micro-ônibus. São 6,20 metros de comprimento, cerca de 25 cm mais do que uma Mercedes-Benz Sprinter 416 usada pela Arrow para comparação.
Apesar do porte semelhante, o One pode levar cerca de 60% mais cargas no compartimento de 16 m³ — a Sprinter acomoda 10,5 m³. Isso é possível graças à forma da carroceria. Como não há um motor a combustão instalado na dianteira, o assento do motorista foi deslocado para a extremidade.
Interior da Arrow One
Divulgação
O conjunto mecânico é composto por um motor de 100 cv instalado no eixo traseiro. Apesar de a potência parecer pouca, a fabricante garante que o One é capaz de vencer rampas com 28% de inclinação.
Os clientes ainda podem escolher entre dois ou três conjuntos de baterias. No pacote mais modesto, a autonomia fica entre 150 km e 170 km. “Hoje, veículos de entrega urbana raramente rodam mais que 100 km”, explica Balbinot.
Ainda assim, quem quiser um alcance maior pode optar por três kits de baterias, resultando em 105 kWh de capacidade – tamanho semelhante ao do novo BMW i7, já testado pela Autoesporte. O resultado, nesse caso, é autonomia de até 270 km.
E a vocação para o trabalho não impediu que os designers trouxessem algumas “gracinhas” para o Arrow One. Há easter-eggs espalhados pela carroceria. Um deles está na base do para-brisa, com a silhueta da van e alguns marcadores de direção, como em um mapa.
O farol do Arrow One é horizontal e contínuo
André Paixão
Outro é o formato do painel, que lembra o desenho de uma usina hidroelétrica. Falando do interior, o motorista tem á disposição quadro de instrumentos digital, ar-condicionado e central multimídia com inteligência artificial e um planejador de rotas. Se o comprador quiser, ainda pode substituir os retrovisores convencionais por câmeras.
Além das 100 unidades vendidas para a Localiza, a Arrow espera fechar novos negócios. O veículo está sendo exibido pela primeira vez na Fenatran, a maior feira de transportes da América Latina, que termina nesta sexta-feira (11) em São Paulo.
O Arrow One ainda não tem o preço definido. Mas a estimativa é que o veículo seja vendido por algo próximo de R$ 800 mil. O preço é elevado – como comparação, a Sprinter 416 citada acima custa pouco mais de R$ 250 mil.
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