Conhecida pelos modelos que agregam em quesitos como conforto e robustez, o SUV 100% elétrico da Volvo inaugura uma nova gama de ofertas de serviços premium Proprietários entenderão: criadora de vários equipamentos e sistemas que protegem há anos a vida e a integridade dos ocupantes de seus veículos, a Volvo é sinônimo de tranquilidade. Com 97 anos de história, sua invenção mais emblemática é o cinto de segurança de três pontos, que desde 1959 já salvou mais de um milhão de vidas. E o mais recente modelo do mercado brasileiro a carregar esse imenso legado é o EX30.
O SUV compacto 100% elétrico, com 272 cv de potência e 338 km de autonomia aferida pelo Inmetro nas versões Extended Range, tem um pacote de segurança completo, com itens exclusivos na categoria. Como o sistema de alerta ao motorista, que monitora os movimentos dos olhos e da cabeça do condutor e detecta se ele está distraído ou sonolento. Se for o caso, recomenda que se aumente a concentração ou faça uma pausa.
Conhecido no segmento pelo baixíssimo nível de ruído, o EX30 tem um item exclusivo: alerta de abertura de porta. Sensores detectam a aproximação de ciclistas e emitem alerta visual e sonoro se, nesse momento, algum ocupante fizer menção de sair do veículo. Já o Park Pilot Assist, disponível na versão Ultra, é capaz de encontrar vagas e realizar a baliza completa sozinho: acelerando, freando e controlando o volante.
Mas o lançamento também veio com a missão de ampliar o alcance da qualidade premium da marca a mais clientes. “O EX30 é tão premium quanto qualquer outro Volvo e carrega todo o atributo de segurança da montadora”, afirma Marcelo Godoy, CEO da Volvo Car Brasil. “Com ele, entramos em um novo patamar, saindo de uma faixa de nicho para atuar em um segmento de veículos na faixa abaixo dos R$ 300 mil. Mais pessoas terão acesso a um produto de alta qualidade, seguro e tecnológico.”
Segurança na eletrificação
Mas, além da segurança veicular, a Volvo trabalha pelo cuidado de seus clientes de uma forma mais ampla. Por exemplo, na atual transição da mobilidade, ela é a montadora que se destaca e é autoridade em eletrificação e, no Brasil, disponibiliza uma gama composta só por híbridos ou 100% elétricos. Além disso, quem leva um EX30 para a garagem conta com oito anos de garantia para a bateria. A marca também fez grandes investimentos em infraestrutura de recarga, com mais de mil carregadores instalados em pontos estratégicos pelo Brasil. Ela também criou o aplicativo Volvo Car Eletropostos, que torna extremamente simples consultar sua localização, disponibilidade e fazer a reserva com 20 minutos de antecedência. Caso o carregador esteja ocupado, é possível visualizar pelo app qual o percentual de carga do carro usado até o momento, facilitando assim o planejamento (em carregadores de carga rápida).
Além disso, 59 carregadores de carga rápida estão localizados nas principais rotas brasileiras — a meta é chegar a mais de uma centena. Atualmente, já são mais de 40 rotas eletrificadas, formando corredores que já ultrapassam os 23 mil km de extensão. Assim, quem possui um Volvo 100% elétrico tem a segurança de poder viajar sem sustos, mesmo entre diferentes estados.
Atualmente, mais de 40 rotas eletrificadas formam corredores que ultrapassam os 23 mil km de extensão nas principais estradas brasileiras
Com o Volvo Personal Service, o carro tem assistência técnica customizada
Divulgação
Voltando ao EX30, ele conta com o Google integrado, que permite a conexão com o perfil digital sem a necessidade de pareamento de um smartphone ao veículo. Então, dizendo apenas “Ok Google”, é possível acionar o Assistant e apreciar as músicas favoritas no sistema de som premium com soundbar — além de audiolivros e podcasts. E também controlar funções do veículo, como a climatização, e fazer pesquisas por comandos de voz.
Integrado aos sistemas do modelo, o Maps automaticamente informa a autonomia disponível e, ao traçar uma rota, também diz o nível estimado da bateria ao chegar ao destino. E, se a carga não for suficiente para chegar lá, o Maps sugere, de acordo com a rota previamente traçada, as estações de carregamento mais convenientes.
“O EX30 mantém o padrão de excelência característico de toda a linha Volvo, oferecendo segurança e sofisticação. Com esse modelo, a Volvo amplia sua atuação em um segmento restrito, para um mercado de veículos na faixa abaixo dos R$ 300 mil. Um número maior de pessoas poderá ter acesso a um carro de alto nível, seguro e inovador.” — Marcelo Godoy, CEO da Volvo Car Brasil
Pós-venda premium
Para a Volvo, segurança também é ter a tranquilidade de uma rede consolidada de pós-venda. Hoje, são 48 concessionárias no Brasil, das quais 46 oferecem os serviços de manutenção. Eles são realizados de forma simples, rápida, eficiente e conveniente.
Para isso, a marca reinventou a visita à oficina com o Volvo Personal Service, em que cada veículo conta com o seu próprio mecânico de serviço para cuidar de todos os detalhes relacionados — desde o agendamento até a finalização e entrega. Isso permite que o responsável pela execução acompanhe toda a evolução do histórico.
O técnico pessoal, como é chamado esse profissional da autorizada, comanda um time que realiza os consertos em conjunto, de forma simultânea e sincronizada. Isso significa que a maioria das ações é completada dentro de uma hora — momento em que o cliente pode aguardar em um confortável lounge com Wi-Fi gratuito, refrescos e revistas, aproveitando seu tempo da forma que achar mais conveniente.
O técnico pessoal, como é chamado esse profissional da autorizada, comanda um time que realiza os consertos em conjunto, de forma simultânea e sincronizada. Isso significa que a maioria das ações é completada dentro de uma hora — momento em que o cliente pode aguardar em um confortável lounge com Wi-Fi gratuito, refrescos e revistas, aproveitando seu tempo da forma que achar mais conveniente.
Simplificando o cenário de vantagens, o cliente Volvo só paga pela revisão após 120 mil quilômetros rodados ou após três anos. Durante esse período, pode contar com a troca das pastilhas de freio (se necessária) e a substituição das palhetas do limpador de para-brisa (que deve ser feita anualmente) como cortesias. Também é preciso lembrar que as revisões de um carro elétrico, além de mais espaçadas, tem um custo bem inferior às dos modelos movidos a combustíveis fósseis.
Volvo On Call
Segurança, tranquilidade e conveniência. Esse é um resumo das qualidades do serviço criado pela Volvo, que oferece várias funcionalidades 24 horas por dia. Com ele, é possível receber assistência imediata da central de atendimento em caso de acidente, pane mecânica ou emergência com os ocupantes, acionando os botões no interior do veículo acima do retrovisor interno.
O pedido de auxílio também pode ser feito pelo aplicativo Volvo EX30. O envio de ajuda pode acontecer até mesmo de forma automática, caso haja um acidente com acionamento dos airbags. E, em caso de roubo, o sistema de rastreamento auxilia a polícia na recuperação do carro.
Além disso, os carros da Volvo contam com atualizações remotas over the air — em que melhorias ou novas funcionalidades de software são incorporadas sem a necessidade de ir até uma concessionária. O sistema avisa o cliente sobre as novas atualizações disponíveis e oferece a opção de escolha de horário para executá-las. Tudo isso pode ser feito durante a madrugada ou em qualquer horário em que o veículo não seja utilizado.
Fonte: Read More