SUV compacto nacional será vendido em duas opções mecânicas, disse executivo ao CBN Autoesporte O SUV compacto que a Toyota irá lançar no Brasil em 2025 também terá versões apenas a combustão, além da configuração híbrida já anunciada. A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação Roberto Braun em entrevista transmitida no CBN Autoesporte deste domingo (15). O executivo sequer falou o nome do modelo, mas trata-se do Yaris Cross.
Teste exclusivo: Toyota Yaris Cross híbrido será nova referência de SUV compacto
“Nossos próximos modelos terão sim a tecnologia híbrida flex […]. Os carros produzidos no Brasil têm que atender o mercado de forma mais ampla. Então, consideramos também a motorização flex [sem eletrificação]”, destacou Roberto Braun.
Visual do Yaris Cross lembra mais o RAV4 do que o Corolla Cross ou o próprio Yaris, do qual herda o nome
Felipe Celis/Autoesporte
As versões a combustão do Yaris Cross serão as mais baratas. Sob o capô, podemos esperar pelo motor 1.5 flex, com 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque — o mesmo que equipa o Yaris, o modelo de entrada da marca. Foi exatamente com esse conjunto que Autoesporte testou o SUV, com exclusividade, no Chile.
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A versão híbrida, por sua vez, também será baseada no motor 1.5 aspirado. A Toyota irá instalar uma pequena bateria sem fonte externa de carregamento e motores elétricos para melhorar o consumo de combustível. Em outros mercados, a combinação desenvolve 106 cv e 14 kgfm, mas podemos esperar números mais generosos no Brasil, graças ao uso do etanol.
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Interior do Toyota Yaris Cross também bebe da mesma fonte de outros carros da marca
Felipe Celis
Sem divulgar maiores detalhes, Braun confirmou que o conjunto híbrido deste novo modelo também será produzido em versões compatíveis apenas com gasolina para atender outros mercados. Os dois carros eletrificados nacionais — o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross — são exportados a mais de 20 países. O mercado paraguaio, inclusive, tem recebido as versões flex da dupla.
Os desafios dos carros híbridos
O executivo ressaltou as dificuldades logísticas do segmento, mas diz que a combinação entre motores a combustão e elétricos é o futuro da descarbonização. Atualmente, todo o conjunto híbrido montado em Indaiatuba (SP) desde 2019 é importado do Japão. A Toyota pretende produzir os motores localmente a partir de 2025. No ano seguinte, em 2026, as baterias serão nacionalizadas.
“A grande aposta para o Brasil é o híbrido flex. Os carros elétricos têm sua importância para a descarbonização — mas, hoje, ainda há o desafio da autonomia . Existem cerca de 9 mil pontos de recarga no país, sendo que 35% destes estão em São Paulo”, disse Braun.
Híbrido plug-in flex é opção
Toyota RAV4 é o primeiro carro híbrido plug-in da marca no Brasil
Murilo Góes/Autoesporte
Questionado na Rádio CBN sobre modelos híbridos plug-in compatíveis com etanol, Braun afirmou que a tecnologia está em estudo. Não há previsão de que um carro com este conjunto chegará às lojas nos próximos anos.
“Vemos as temperaturas aumentando, as mudanças climáticas, as chuvas […]. A eletrificação sozinha não vai dar conta disso. Teremos que combinar a eletrificação com o uso de combustíveis neutros ou de baixo carbono. É uma tendência para o Brasil […]. O etanol combina com o [conjunto] híbrido plug-in”, elaborou.
Este estudo vai além do Brasil. De acordo com o diretor de comunicação, a Toyota também estuda o lançamento de modelos híbridos a etanol na Índia.
O único Toyota com conjunto híbrido plug-in à venda no Brasil é o RAV4. O SUV médio pode rodar até 55 km na eletricidade e marcar 35 km/l em trajeto urbano. Em outras regiões, a marca já oferece versões de Prius, Corolla e Camry com tal mecânica.
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