Produzida na Argentina, configuração para 14 ocupantes começa a ser vendida em nosso país no primeiro semestre do ano que vem A Toyota Hiace é feita na Argentina desde o início do ano. O modelo tem montagem em regime CKD, com peças importadas do Japão, e dispõe de versão de carga e outra voltada para passageiros. E é justamente esta última que chega ao Brasil no primeiro semestre de 2025.
A van acomoda 14 ocupantes (condutor e 13 passageiros) em sua configuração Commuter. Sua comercialização no Brasil foi divulgada pelo site Autos Segredos e, posteriormente, confirmada pela reportagem da Autoesporte. Apuramos ainda que, a depender do desempenho da Commuter, a Toyota também poderá vender a versão de carga H2L2 em nosso país.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O conjunto mecânico utilizado pela Toyota Hiace para passageiros é um facilitador em todo esse processo. Isso porque a van utiliza o mesmo trem de força de Hilux e SW4. Na opção Commuter, o propulsor 2.8 turbodiesel rende 163 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O câmbio também é o mesmo de picape e SUV: o automático de seis velocidades.
Toyota Hiace tem capacidade para levar 13 passageiros
Divulgação
Segundo a fabricante, além do motor, o eixo traseiro do modelo também é feito em Zárate. Para completar, embora tenha seus kits importados do Japão, a Hiace tem 110 fornecedores locais, inclusive brasileiros.
Toyota Hiace está mais próxima do Brasil para encarar Fiat Ducato
Dimensões
A Toyota Hiace tem 5,91 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 2,28 de altura e 3,86 m de entre-eixos. Terá como concorrentes no Brasil Fiat Ducato, Renault Master e Peugeot Boxer, por exemplo.
Equipamentos da Toyota Hiace
Segundo o Autos Segredos, a lista de equipamentos da Hiace Commuter vendida no Brasil será a mesma do modelo comercializado na Argentina. Desse modo, a van para passageiros terá ar-condicionado com saídas e regulador manual para bancos traseiros, câmera de ré, vidros elétricos dianteiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, ajuste longitudinal e reclinação do encosto, volante multifuncional, quadro de instrumentos de 4,2” em TFT, central multimídia com tela de 9”, entre outros.
Toyota Hiace vem com quadro de instrumentos de 4,2” em TFT e central multimídia com tela de 9”
Divulgação
No quesito segurança, há airbags frontais para motorista e passageiros, airbag de joelho para o condutor, alarme, freios com ABS e EBD, faróis de neblina, controle de tração (TRC), controle de Estabilidade (VSC) e assistência ao arranque em subida (HAC), por exemplo.
A Toyota encetou a produção da Hiace em Zárate com o objetivo de fazer 4.000 unidades por ano. A produção subirá para 10.000 modelos anuais em 2025 para equilibrar as importações entre Argentina e Brasil com o lançamento do Yaris Cross – que já tem unidades pré-série, segundo interlocutores, deixando a fábrica de Sorocaba (SP).
Van tem 5,91 metros de comprimento
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More