Marca japonesa superou Volkswagen e Hyundai ao emplacar 10,1 milhões de veículos em 2024 As fabricantes de carros ainda estão publicando os resultados globais de 2024, mas é possível cravar que a Toyota foi a marca mais vendida globalmente ao emplacar 10,1 milhões de veículos no período de 12 meses. Foi o quinto ano consecutivo de liderança mundial da gigante japonesa.
As vendas da Toyota em 2024 caíram 1,4% em 2024 na comparação com o ano anterior, mas o resultado ainda foi mais que suficiente para superar a Volkswagen, que divulgou 9,2 milhões de unidades vendidas no mesmo período. O grupo alemão registrou queda de 2,3%.
De acordo com a Reuters, a terceira colocação do pódio deve ficar com a Hyundai, que repercutiu a venda de 7,2 milhões de veículos no ano passado. Vale lembrar que o balanço total traz a somatória de todas as marcas envolvidas nos grupos automotivos — portanto, a Toyota considera os resultados de Lexus e Daihatsu; Volkswagen soma Audi, Skoda, Porsche e Seat; e a Hyundai inclui Kia e Genesis.
Veja as marcas de carros mais vendidas de 2025:
1°) Toyota: 10,1 milhões de unidades
2°) Volkswagen: 9,2 milhões de unidades
3°) Hyundai: 7,2 milhões de unidades
Initial plugin text
Por que a Toyota vende tanto?
Vários motivos levaram a Toyota à liderança global pelo quinto ano consecutivo, mesmo com um catálogo de carros mais enxuto que o da Volkswagen. Primeiro, a marca japonesa tem grande oferta de veículos com motores a combustão e modelos totalmente elétricos ainda não se tornaram a base de sua estratégia comercial.
Enquanto fabricantes europeias iniciavam a transição energética para carros a bateria, a Toyota adotou a abordagem conservadora de não declarar o fim dos motores a gasolina e diesel. Carros com conjuntos híbridos plenos (HEV) e plug-in (PHEV) fazem o meio-termo das tecnologias. Na contramão, quase todas as marcas do Grupo Volkswagen focam na eletrificação total, como as linhas ID (da própria VW) e e-tron (da Audi).
Nova Toyota Hilux é desenvolvida com motor hibrido a diesel
Outro ponto notável na estratégia da Toyota é que sua linha de veículos aborda praticamente todos os segmentos existentes. Desde os carrinhos de baixo custo da Daihatsu, passando pelas caminhonetes da Toyota e chegando aos SUVs ultra luxuosos da Lexus, a marca japonesa oferece modelos para todos os gostos e bolsos.
Toyota Land Cruiser é um dos SUVs mais desejados do Oriente Médio e da África
Divulgação
Assim, o catálogo também é versátil para atender as mais diversas partes do mundo. Clientes do Oriente Médio e de parte da África gostam das caminhonetes Hilux e Tacoma, e do SUV Land Cruiser; modelos urbanos como os sedãs da Lexus e o próprio Corolla agradam os motoristas norte-americanos; e na América do Sul, o Corolla Cross se tornou o carro mais vendido da marca.
De acordo com a Federação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave), a Toyota emplacou 203 mil veículos no Brasil em 2024, ficando na quinta colocação, atrás de Fiat (521 mil), Volkswagen (400 mil), General Motors (314 mil) e Hyundai (206 mil).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More