Caminhonete média foi mostrada na Tailândia e deve ter versões com tanque de hidrogênio e bateria A Toyota Hilux foi mostrada pela primeira vez em versão conceitual elétrica durante a cerimônia de celebração dos 60 anos de operação na Tailândia. A marca já havia antecipado que pretende eletrificar todo o seu catálogo de veículos, incluindo as picapes, mas ainda não divulgou uma data de lançamento.
O protótipo é chamado de Hilux Revo BEV Concept e tem conjunto de baterias como os carros elétricos convencionais. Mas nenhuma informação técnica foi revelada. Assim, não sabemos se a picape será mais potente ou terá autonomia parecida com a da equivalente a diesel.
Akio Toyoda apresenta os novos conceitos da Toyota na Tailândia
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Durante o discurso de apresentação, o CEO da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que carros elétricos com baterias não são a única maneira de atingir a neutralidade de emissões. Isso significa que a Toyota Hilux elétrica movida a células de hidrogênio também está nos planos e pode ser lançada no futuro.
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A Toyota desenvolveu um protótipo da Hilux movido a células de hidrogênio, equipado com o mesmo conjunto usado na segunda geração do Mirai. A primeira picape a usar esse tipo de propulsão será fabricada no Reino Unido a partir de 2023 por um consórcio de empresas de engenharia e com subsídio do governo britânico.
Toyota Hilux a célula de hidrogênio, mostrada no Reino Unido
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A Toyota tem focado na conversão do hidrogênio em eletricidade no lugar de veículos elétricos com baterias, que carregam na tomada. Em agosto, Autoesporte acelerou o sedã Mirai, que tem exatamente o mesmo sistema. Clique aqui para conferir as impressões.
O projeto faz parte de uma iniciativa governamental chamada Centro de Propulsão Avançada, que financia o desenvolvimento de veículos com zero emissão de poluentes para a região. Para isso será destinado um fundo de 11,3 milhões de libras (mais de R$ 71 milhões na conversão direta).
Como funciona a célula de hidrogênio
Toyota Hilux a célula de hidrogênio tem dois tanques e um conversor de energia elétrica
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Enquanto elétricos convencionais são abastecidos com eletricidade diretamente na tomada, o Mirai é abastecido com gás hidrogênio. A Toyota instalou três tanques na parte inferior do veículo, onde estariam as baterias de um carro elétrico. Ali fica armazenado o combustível do sedã de luxo.
O hidrogênio é pressurizado em um catalisador, onde seus íons e elétrons são separados. Os elétrons formam a corrente elétrica que é enviada ao motor, fazendo as rodas do carro girarem e os sistemas eletrônicos funcionarem. As moléculas de oxigênio se juntam aos íons de hidrogênio residuais, formando água.
Em outras palavras: no lugar da gasolina, cria-se hidrogênio. E no lugar dos gases tóxicos de escape, apenas água. É possível beber essa água, ainda que ela não carregue propriedades nutritivas.
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