Queridinho do mercado de usados é reconhecido por sua robustez e alto valor de revenda O Toyota Corolla é uma das opções mais racionais na hora de comprar um carro, seja ele zero quilômetro ou usado. O sedã é mundialmente conhecido pela confiabilidade mecânica, mas também agrada os proprietários pelo bom nível de equipamentos, rodar confortável e pós-venda com alto índice de satisfação. Esses atributos é que fazem dele um dos modelos mais valorizados do mercado — a ponto de ser frequentemente negociado por valores acima da avaliação da Tabela Fipe.
A 12ª geração do Corolla foi lançada no Brasil em 2019, sendo fabricada em Indaiatuba (SP) sobre a plataforma TNGA, compartilhada com o híbrido Prius e o SUV médio RAV4. Dentre as atualizações visuais e mecânicas, como a adoção da suspensão traseira multilink, a grande inovação do modelo foi a oferta da primeira motorização híbrida flex do mundo.
Toyota Corolla GR-S é versão esportivada do sedã médio mais vendido do Brasil
Murilo Góes
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Trata-se do mesmo conjunto motriz do Prius, porém com o motor 1.8 aspirado capaz de funcionar com etanol ou gasolina, atrelado a um propulsor elétrico por meio de uma transmissão CVT para entregar até 122 cv de potência combinada (a Toyota não divulga o torque combinado).
As versões movidas somente a combustão passaram a ser equipadas com o novo motor 2.0 flex aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm. Esse propulsor funciona em ciclo Atkinson, dotado de injeção direta e indireta, para otimizar o consumo de combustível. Neste caso, o câmbio é automático CVT com 10 marchas simuladas, sendo que a primeira utiliza engrenagens para favorecer as arrancadas.
Toyota Corolla a combustão oferece câmbio CVT que simula 10 marchas
Divulgação
Todas as versões do Corolla de 12ª geração são equipadas com sete airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré.
Ar-condicionado digital, piloto automático, chave presencial, retrovisor interno antiofuscante, faróis de neblina em LED, paddle shifters para a troca de marchas no volante e modo Sport do câmbio estão presentes a partir da configuração XEi 2.0, a mais vendida da gama.
Ar-condicionado digital de duas zonas, faróis e lanternas em LED, banco do motorista com regulagem elétrica, rebatimento elétrico dos retrovisores, teto solar, sensor de chuva e o pacote de assistências Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem de emergência) estão disponíveis a partir da versão Altis 2.0.
Mudanças discretas
Na linha 2024, o Toyota Corolla sofreu discretas atualizações visuais na dianteira, mas o conteúdo foi incrementado com uma nova central multimídia de 9 polegadas com conexão sem fio com smartphones e painel digital de 7” desde a versão de entrada GLi (a partir da XEi, a tela tem 12,3”). Para os passageiros que viajam no banco traseiro, foram adotadas saídas do ar-condicionado e portas USB-C.
Na parte mecânica, o motor 2.0 aspirado foi recalibrado para reduzir as emissões, ajuste que reduziu a potência para 175 cv (menos 2 cv) e o torque para 21,3 kgfm (-0,1 kgfm).
Cabine do Toyota Corolla passou a adotar central multimídia de 9″ desde a versão de entrada, que passa para 12,3″ nas configurações mais caras
Renato Durães/Autoesporte
Tabela Fipe
Linha 2020
Corolla GLi 2.0 16V Flex Aut: R$ 108.979
Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut: R$ 116.438
Corolla Altis/Altis Premium 2.0 Flex 16V Aut: R$ 128.986
Corolla Altis 1.8 16V Aut. (Híbrido): R$ 129.580
Corolla Altis Premium 1.8 Aut. (Híbrido): R$ 129.737
Linha 2021
Corolla GLi 2.0 16V Flex Aut: R$ 112.000
Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut: R$ 120.309
Corolla Altis/Altis Premium 2.0 Flex 16V Aut: R$ 134.181
Corolla Altis 1.8 16V Aut. (Híbrido): R$ 134.407
Corolla Altis Premium 1.8 Aut. (Híbrido): R$ 135.668
Linha 2022
Corolla GLi 2.0 16V Flex Aut: R$ 116.474
Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut: R$ 124.433
Corolla GR-Sport 2.0 Flex 16V Aut: R$ 136.590
Corolla Altis/Altis Premium 2.0 Flex 16V Aut: R$ 139.391
Corolla Altis 1.8 16V Aut. (Híbrido): R$ 141.413
Corolla Altis Premium 1.8 Aut. (Híbrido): R$ 141.447
Linha 2023
Corolla GLi 2.0 16V Flex Aut: R$ 120.202
Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut: R$ 130.310
Corolla GR-Sport 2.0 Flex 16V Aut: R$ 146.581
Corolla Altis/Altis Premium 2.0 Flex 16V Aut: R$ 147.227
Corolla Altis 1.8 16V Aut. (Híbrido): R$ 154.891
Corolla Altis Premium 1.8 Aut. (Híbrido): R$ 155.308
Linha 2024
Corolla GLi 2.0 16V Flex Aut: R$ 138.105
Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut: R$ 147.967
Corolla GR-Sport 2.0 Flex 16V Aut: R$ 169.824
Corolla Altis/Altis Premium 2.0 Flex 16V Aut: R$ 171.104
Corolla Altis 1.8 16V Aut. (Híbrido): R$ 176.490
Corolla Altis Premium 1.8 Aut. (Híbrido): R$ 179.509
Qual Comprar 2024: Toyota Corolla é o sedã médio de melhor custo do Brasil
Vale a pena investir no Toyota Corolla usado?
Para quem não quer aderir aos onipresentes SUVs, o Toyota Corolla é uma opção interessante para quem procura por um carro confiável, confortável e bem equipado. A sua liquidez no mercado de usados é outro trunfo que o faz ser muito procurado pelos consumidores que priorizam o valor de revenda.
Além disso, o sedã pode ser encontrado nas versões híbridas, que entregam baixíssimo consumo de combustível, sobretudo em uso urbano. As variantes movidas somente a combustão, no entanto, entregam desempenho consideravelmente superior, com a contrapartida do consumo consideravelmente maior.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More