Um dos sedãs mais clássicos do território basileiro tem muito a oferecer em suas versões da 11º geração A 11ª geração do Toyota Corolla no Brasil foi lançada em março de 2014 e se manteve no mercado até o início de 2020, quando foi substituída pela 12ª e atual geração. A atualização feita há dez anos trouxe importantes modificações no design e itens de série, que aprimoraram o conforto do sedã japonês e claro, no aspecto segurança e motorização.
As mudanças apresentadas no Corolla G11 foram bem recebidas pelo público, consolidando-se como o sedã médio mais vendidos no Brasil e mantendo a reputação de confiabilidade, durabilidade e baixo custo de manutenção, características associadas à marca.
Sedã médio é boa pedida para quem deseja conforto e espaço
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No mercado de usados, a 11ª geração do Corolla continua sendo um modelo muito procurado, graças à sua combinação de conforto, desempenho e segurança. Por isso, é um veículo que costuma desvalorizar muito abaixo da média de mercado ano a ano.
Em relação ao visual, o Corolla da geração 11 exibe um perfil mais dinâmico e agressivo que seu antecessor, especialmente após o facelift aplicado a ele em 2017. Já o interior é todo voltado para oum conforto. Entre os destaques, estão ar-condicionado digital, o volante multifuncional, o sistema de som com tela touchscreen e a inclusão de recursos de conectividade, como Bluetooth e entradas USB.
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O aspecto segurança também foi aprimorado. Dessa forma, as versões mais completas passaram a ser equipadas com sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e assistência à frenagem.
Sob o capô, as versões eram equipadas com duas motorizações. A primeira delas era composta pelo propulsor 1.8 litros, capaz de gerar até 144 cavalos de potência. Ele podia atuar em conjunto com a transmissão manual de seis marchas, ou automática tipo CVT.
Na configuração manual, o Corolla 1.8 flex apresentava um consumo médio de 10,6 km/l com gasolina e 7,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, os números subiam para 12,2 km/l com gasolina e 8,8 km/l com etanol. Já o automático fazia médias de 9,6 km/l com gasolina e 6,6 km/l com etanol na cidade, e de 12,2 km/l com gasolina e 8 km/l com etanol na estrada.
Porém, o Toyota Corolla em sua 11º geração também podia ser equipado com um motor 2.0 de até 154 cv de potência. Nesse caso, ele era sempre acompanhado da transmissão automática CVT. Na cidade, essa configuração apresentava um consumo médio de 8,5 km/l com gasolina e 5,9 km/l com etanol. Na estrada, chegava a 10,7 km/l com gasolina e 7,4 km/l com etanol.
Ainda sobre o conjunto mecânico, é válido ressaltar que ambos os motores eram equipados com tecnologia Dual VVT-i, responsável por ajustar de forma automática a abertura das válvulas para melhorar a eficiência e o desempenho.
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Em relação às versões, a 11º geração do Toyota Corolla era dividida nas versões GLi, XEi e Altis, nomenclaturas presentes até a atual geração do modelo. Desde a versão de entrada, o Toyota Corolla apresentava itens de conforto e segurança. Afinal, por ser um sedã de aspecto familiar, prezava por entregar esse pacote desde de a configuração mais básica.
Corolla G11 facelift
Toyota Corolla passou por atualizações no visual a partir da linha 2017
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Alguns anos depois, em 2017, a marca apresentou um facelifit para o modelo. Através dele, o Corolla passou a contar com mudanças em seu design, bem como no que diz respeito aos equipamentos de série, que também ficaram mais completos.
O sedã passou a adotar uma frente redesenhada, com nova grade mais estreita e faróis de LED mais afilados. O para-choque dianteiro passou a ser composto por linhas mais agressivas e entradas de ar maiores. Já na traseira, a fabricante aplicou lanternas de LED e um novo layout para o para-choque. As rodas de 16 e 17 polegadas incorporaram novos desenhos de acordo com a versão.
A atualização também modificou o acabamento interno. O painel de instrumentos foi atualizado com novos gráficos e iluminação, enquanto a central multimídia foi atualizada com uma nova interface e mais funcionalidades, incluindo conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Por fim, a suspensão foi recalibrada.
No quesito segurança, a linha enfim passou a contar com controle eletrônico de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de subida em rampas e até sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista). Também contava com ancoragem Isofix para cadeiras infantis, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força, faróis automáticos e sensor de chuva nas versões mais caras.
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11º Geração do Toyota Corolla também teve a presença de versões especiais
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A linha 2017 também foi responsável por lançar a versão especial, o Corolla GLi Upper Black Pack. Ela contemplava itens adicionais e exclusivos de fábrica: frisos laterais personalizados na cor do veículo, maçanetas externas e soleiras cromadas, bandeja de porta-malas e sensor de estacionamento.
No mesmo ano, a marca lançou a série especial Corolla Dynamic. Entre as novidades externas, estavam as inéditas luzes diurnas de LED, rodas de liga leve aro 16 escurecidas, espelhos retrovisores externos pintados na cor Preto Eclipse e emblema Dynamic na parte traseira do veículo.
Toyota Corolla XRS
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A partir da linha 2018, o Toyota Corolla voltou a oferecer a versão esportiva XRS, com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta.
Tabela Fipe de algumas versões
Linha 2015
GLi 1.8 Flex 16V Mecânico: R$ 71.329
GLi 1.8 Flex 16V Automático: R$ 71.962
XEi 2.0 Flex 16V Automático: R$ 79.316
Altis 2.0 Flex 16V Automático: R$ 81.651
Linha 2016
GLi 1.8 Flex 16V Mecânico: R$ 77.306
GLi 1.8 Flex 16V Automático: R$ 77.488
GLi Upper 1.8 Flex 16V Automático: R$ 78.541
XEi 2.0 Flex 16V Automático: R$ 81.758
Altis 2.0 Flex 16V Automático: R$ 85.421
Linha 2017
GLi 1.8 Flex 16V Mecânico: R$ 79.800
GLi 1.8 Flex 16V Automático: R$ 81.387
GLi Upper 1.8 Flex 16V Automático: R$ 81.451
GLi Upper Black Pack 1.8 Flex Automático: R$ 81.544
XEi 2.0 Flex 16V Automático: R$ 86.757
Dynamic 2.0 Flex 16V Automático: R$ 87.521
Altis 2.0 Flex 16V Automático: R$ 90.678
Linha 2018
GLi 1.8 Flex 16V Automático: R$ 83.480
GLi Upper 1.8 Flex 16V Automático: R$ 85.686
XEi 2.0 Flex 16V Automático: R$ 96.373
XRS 2.0 Flex 16V Automático: R$ 97.250
Altis 2.0 Flex 16V Automático: R$ 103.542
Linha 2019
GLi 1.8 Flex 16V Automático: R$ 89.185
GLi Upper 1.8 Flex 16V Automático: R$ 89.273
XEi 2.0 Flex 16V Automático: R$ 101.926
XRS 2.0 Flex 16V Automático: R$ 102.323
Altis 2.0 Flex 16V Automático: R$ 112.283
Por que apostar no Toyota Corolla usado de 11º geração
A 11ª geração do Toyota Corolla possui vários pontos positivos que contribuíram para seu sucesso no mercado, como a confiabilidade e durabilidade. Além disso, a boa reputação da marca também é um auxílio na hora da revenda. A facilidade de manutenção e a ampla rede de concessionárias da Toyota garantem que os proprietários tenham acesso rápido e fácil a serviços e peças de reposição.
Por fim, o carro também é ideal para quem deseja conforto e espaço interno. O interior do Corolla é espaçoso e proporciona conforto para todos os passageiros. A área de carga também é adequada para um sedã médio. O uso de materiais de boa qualidade também reforçam o bom posicionamento do veículo entre os sedãs da categoria e geram conforto a todos os ocupantes.
Versões usadas do Toyota Corolla ainda são bom negócio
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Qual versão do Toyota Corolla comprar
A melhor versão do Toyota Corolla da 11ª geração pode depender das necessidades e preferências individuais do comprador. Mas a versão Altis 2.0 Flex ganha destaque por ser a mais completa e sofisticada
No entanto, caso deseje uma versão que gera melhor relação entre custo e benefício, a versão GLi automática a partir da linha 2017 já entrega um ótimo conjunto de equipamentos e pode ser adquirida por um valor mais acessível.
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