Marca quer que 100% dos carros “R” sejam eletrificados, antes mesmo das restrições europeias A Volkswagen acaba de anunciar que todos os seus esportivos da linha R serão elétricos a partir de 2030. A marca alemã pretende antecipar em cinco anos o plano de interromper as vendas de modelos a combustão, que estão marcadas para serem encerradas na União Europeia em 2035.
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A Volkswagen R é uma submarca criada em 2002 para separar os esportivos da linha comum. Sempre que um VW exibir o logotipo R (normalmente na grade frontal, nos para-lamas e na tampa do porta-malas), trata-se de um modelo ainda mais extremo do que as linhas GTI e GTS.
Volkswagen ID.5 compartilha plataforma com o ID.4 e deve ser um dos primeiros R elétricos
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A submarca ainda não tem opções elétricas, mas isso deve mudar nos próximos anos. Os SUVs ID.4 e ID.5 são grandes candidatos a serem os primeiros R movidos sem combustível líquido. Em seguida, a marca deve lançar versões elétricas do Golf R, Passat R e Tiguan R.
VW ID.R é um estudo para um eventual supercarro elétrico da marca
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Em 2019, a Volkswagen mostrou o ID.R, feito especialmente para quebrar o recorde de volta mais rápida para um carro elétrico na pista de Nürburgring, na Alemanha. O esportivo cumpriu a meta em 6 m 5 s, superando o Nio EP9, que anotou 6 m 45s.
Naquela ocasião, a marca confirmou que em breve teria modelos esportivos elétricos, mas não divulgou maiores detalhes.
Os VW mais rápidos do mundo
Golf GTI VR6 foi o carro mais próximo de um Volkswagen R vendido no Brasil
Auto Esporte
Não confunda a Volkswagen R com a linha R-Line, que apenas oferece recursos estéticos para que os carros fiquem com uma aparência esportiva. Nenhum Volkswagen R-Line tem qualquer aperfeiçoamento técnico para entregar mais desempenho, como os S-Line da Audi e os AMG-Line da Mercedes.
A marca não vende carros da Volkswagen R no Brasil. O mais próximo disso talvez tenha sido o Golf GTI VR6, que foi importado da Alemanha em um lote limitadíssimo em meados de 2003.
O hatch tinha motor 2.8 aspirado capaz de desenvolver 200 cv de potência e 27 kgfm de torque, com um moderno câmbio manual de seis marchas. Os números da época mostravam que o esportivo era capaz de chegar a 100 km/h em apenas 7,7 segundos.
Outros carros da linha R não chegaram a ser vendidos no Brasil, mas a Volkswagen ainda ofereceu versões R-Line para Tiguan, Jetta e Passat.
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