SUV compacto chega à linha 2025 com novo design e equipamentos; preços estão quase R$ 3 mil mais caros “Nunca tinha visto um Volkswagen Nivus dessa cor”. Essa foi a frase que escutei que mais me chamou atenção durante a semana de testes com o SUV compacto. Isso porque, ainda que eu tenha respondido que era uma tonalidade inédita no catálogo, chamada Azul Turbo, tive que explicar que o carro, na verdade, era novo — o que tinha passado totalmente despercebido até então. Pois é. O Volkswagen Nivus 2025 realmente teve mudanças um tanto discretas. Será que precisava de mais?
Vamos por partes. Na primeira delas, falo já de preços. Até o momento, o novo Volkswagen Nivus está sendo oferecido em apenas duas versões: a Comfortline, que custa R$ 136.990, e a Highline, que não sai por menos de R$ 153.990. Clique aqui para ver a lista completa de preços, versões e equipamentos da linha 2025 do SUV cupê.
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A VW ainda vai anunciar, em breve, a chegada da versão de entrada Sense, que deve custar uns R$ 120 mil, além do tão esperado esportivo Nivus GTS, que será a opção mais cara de todas e única equipada com motor 250 TSI (1.4 turbo flex de 150 cv). Mas, voltando ao presente e deixando o futuro para o futuro, com as mudanças, o novo Nivus ficou até R$ 2.600 mais caro na linha 2025.
A cobrança extra se deve, principalmente, pelo novo design. Afinal, esse é o ponto que mais teve alterações no novo Nivus. A grade dianteira, por exemplo, ficou bem menor para acompanhar o apelo visual do mercado europeu. A tomada de ar do radiador fica em um amplo recorte em forma de trapézio no para-choque, com divisórias quadriculadas. Junto disso, os faróis de LED estão mais afilados e o conjunto é semelhante ao que vai equipar o Tera, o novo SUV de entrada da Volkswagen.
Volkswagen Nivus 2025 agora tem faróis interligados por barra iluminada na versão Highline
Murilo Goes/Autoesporte
Já as luzes DRL de LED ficam na parte superior dos faróis e são interligadas por uma barra iluminada, presente só na versão topo de linha. Além disso, o logotipo foi realocado. Isso para evitar que o emblema seja roubado, já que é dentro dele que fica o controlador de velocidade adaptativo (ACC), que estava sendo alvo de furtos.
Por fim, não há mais farol de neblina. E aos que reclamaram, há uma explicação. A Volkswagen diz que foi para melhorar a aerodinâmica e, por isso, uma pequena entrada de ar foi colocada no lugar. Os números realmente melhoram um pouco, mas isso é assunto para daqui a pouco.
Volkswagen Nivus agora é equipado com peça iluminada entre as lanternas
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Por agora, vale ainda dizer que a traseira também recebeu mudanças. Isso porque a peça preta que une as lanternas na tampa do porta-malas passa a ter uma barra luminosa de uma ponta à outra. Mas o design das peças e o arranjo de iluminação é o mesmo de antes. Fora isso, o para-choque traseiro traz novos apliques.
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Sei que parecem muitas novidades com quatro parágrafos de explicações, mas, na vida real, as alterações foram discretas e é preciso de um olhar quase cirúrgico para percebê-las. Ainda assim, não dá para negar que o Volkswagen Nivus 2025 ficou mais bonito e moderno. O design anterior já me conquistava, mas acho que as atualizações caíram muito bem e foram acertadíssimas.
Volkswagen Nivus tem 4,27 metros de comprimento
Murilo Goes/Autoesporte
Imagino que seja óbvio, mas, para não gerar nenhuma dúvida, informo que o Nivus 2025 segue com as mesmas dimensões. Portanto, são 4,27 metros de comprimento, 1,49 m de largura, 1,76 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Com isso, o porta-malas é generoso e tem 415 litros de capacidade, maior que o de Chevrolet Tracker (393 l), Fiat Pulse (cerca de 300 l), Renault Kardian (358 l) e outros rivais. Não mudou e nem precisava.
O motor também é o mesmo, o conhecido 200 TSI, ou seja, 1.0 turbo flex de três cilindros em linha com 12 válvulas e injeção direta. Entrega 128 cv de potência com etanol ou 116 cv com gasolina no tanque. O torque de 20,4 kgfm é entregue com qualquer combustivel e em baixa rotação, a 2.000 rpm, o que contribui para uma agilidade maior.
Já o câmbio é automático de seis marchas e até dá uns trancos quando é necessário acelerar mais nas relações mais baixas, característica incômoda que permeia a existência de todos os Volkswagen nacionais com plataforma MQB A0 com este conjunto motriz, e que a fabricante nunca conseguiu resolver de vez. Mas, no geral, o casamento deles merece elogios.
Volkswagen Nivus continua sendo equipado com motor 1.0 turboflex de três cilindros em linha com injeção direta
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O que deixa (muito) a desejar é a arrancada. Quando o motorista pisa no acelerador, o carro demora a obedecer o comando. Esse problema já existia antes e, se tivesse sido solucionado na linha 2025, os donos certamente ficariam bem mais felizes. A Volkswagen explica que o atraso está ligado à lei de emissões, já que isso foi feito para atender as normas do Proconve L8, que entra em vigor, em fases, a partir do ano que vem. Antes, a culpa era do Proconve L7. Portanto, resta se acostumar.
Mesmo assim, com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h do novo Nivus foi feita em 10,4 segundos em nosso teste no 127 Campos de Provas. É o mesmo número divulgado oficialmente pela própria fabricante e está na média da categoria. Há também bons resultados de frenagem: são 37,4 metros para chegar na imobilidade a partir dessa velocidade.
Volkswagen Nivus 2025 tem câmbio automático de seis marchas
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O consumo de combustível teve uma pequena melhora, devido a uma leve calibração do motor e da entrada de ar posicionada no lugar dos faróis de neblina, que citamos anteriormente. Segundo o Inmetro, agora são 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina (eram 11,9 km/l e 14,1 km/l, respectivamente). Com etanol, as marcas diminuem para 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Ainda assim, consegui médias de até 16,8 km/l com gasolina. Bom demais.
Fato é que o conjunto da obra do Volkswagen Nivus é acertado. Ainda mais se falarmos em suspensão, que é calibrada na medida. O carro tem uma boa dinâmica e fica na mão. Além disso, passar pelo asfalto irregular brasileiro não é tão ruim no quesito balanço da carroceria.
Volkswagen Nivus 2025 está com acabamento melhor
Murilo Goes/Autoesporte
Mas nada mais mudou? Calma. Vamos ao interior. A cabine agora traz a nova central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas. Assim, a conectividade com Android Auto e Apple CarPlay é feita sem necessidade de fio. A atualização, aliás, deixou o funcionamento mais intuitivo.
Já o painel de instrumentos tem 10,25 polegadas na Highline e 8″ na Comfortline. O ar-condicionado Climatronic Touch é digital e sensível ao toque. Isso significa que não há nenhum botão físico, o que dificulta o acerto durante a condução. Aliás, a cabine quase não tem botões e, por isso, é preciso da central multimídia até para destravar o porta-malas ou desligar o start-stop.
Volkswagen Nivus Highline tem painel de instrumentos personalizável de 10,25 polegadas
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Como já acontecia antes, o acabamento do Nivus não é dos melhores. Afinal, é difícil encontrar couro no SUV compacto. A maior parte da cabine traz plástico rígido. Mas, para melhorar nesse quesito, a VW decidiu adicionar alguns elementos soft-touch no painel e trazer cores diferentes. Mesmo assim, esse segue sendo um ponto negativo do modelo.
Falando em espaço interno, o Volkswagen Nivus tem 2,57 metros de entre-eixos. Isso ajuda a explicar por que o espaço para as pernas é um pouco apertado, assim como para a cabeça. A dimensão, só para lembrar, é a mesma do Polo.
Volkswagen Nivus tem 2,57 metros de entre-eixos
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Pelo menos a lista de equipamentos compensa. Desde a Comfortline, o Nivus traz como itens de série carregador de celular por indução, câmera de ré (que tem uma qualidade não tão boa), controle de velocidade adaptativo (ACC), indicador de pressão dos pneus, seis airbags e alerta de frenagem de emergência.
Quem achar pouco ainda pode adicionar o pacote ADAS, que custa R$ 4.470 extras e soma assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, assistente de traseira de saída de vaga, park assist e travel assist.
Volkswagen Nivus Highline Outfit tem detalhes exclusivos
Murilo Goes/Autoesporte
Outro opcional disponível é o pacote Outfit, que custa mais R$ 2.120 e traz detalhes em preto brilhante no teto, nos espelhos retrovisores e nas maçanetas. Há também emblema “Outfit” na lateral, rodas de 17 polegadas escurecidas com acabamento diamantado e bancos exclusivos, assim como nas fotos.
E sabe a cor que chamou tanta atenção? Ela se chama Azul Turbo e também tem um valor extra. Para ser mais exata, de R$ 1.750. Com isso, e com todos os outros opcionais, o Volkswagen Nivus chega a custar R$ 162.330.
Volkswagen Nivus Highline Outfit tem bancos na cor da carroceria
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Dito isso, vamos às conclusões. Entre janeiro e outubro de 2024, o Volkswagen Nivus teve 46.065 unidades vendidas, segundo a Fenabrave. O número é alto e faz dele o quinto SUV mais comercializado do Brasil. Para superar os rivais, até precisava de mais.
Um preço mais baixo, um acabamento melhor e uma arrancada sem atraso já resolveriam. Mas ter “só” essas reclamações também ajuda a explicar as discretas mudanças no Volkswagen Nivus 2025. Afinal, em time que está ganhando se mexe sim. Só que se mexe pouco.
Pontos positivos: conjunto mecânico, porta-malas, suspensão e consumo de combustível
Pontos negativos: preço alto, acabamento com muito plástico duro e “delay” do acelerador
Ficha técnica – Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
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