Nova versão de entrada do Kardian posiciona o modelo como o único SUV do segmento equipado com motor turbo e câmbio manual Chega às concessionárias nesta sexta-feira (11) o Renault Kardian Evolution MT. A nova versão de entrada do SUV compacto da marca de origem francesa tem preço sugerido de R$ 106.990. O valor posiciona o modelo como o carro turbo equipado com câmbio manual mais barato do Brasil – à frente, inclusive, do Volkswagen Polo TSI.
A nova configuração Evolution manual do Kardian custa, ao menos por ora, R$ 1 mil a menos que a opção de entrada do Fiat Pulse, que atualmente é comercializada por R$ 107.990. E não é só aí que o SUV da Renault leva vantagem ante o rival.
O Renault Kardian Evolution MT é o único SUV compacto do país equipado com motor turbo e câmbio manual. Isso porque, embora tenha o mesmo tipo de câmbio, o propulsor do Fiat Pulse Drive manual é o 1.3 Firefly aspirado com injeção multiponto, que entrega 107 cv de potência e 13,7 kgfm quando abastecido com etanol.
Já o novo Renault Kardian Evolution MT se vale do motor 1.0 três-cilindros TCe turbo flex com injeção direta. Ele rende 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina, sendo 125 cv de potência e 22,4 kgfm com etanol. E, mais importante: casa muito bem com o câmbio manual de seis marchas.
Como anda o novo Renault Kardian manual
Contudo, o câmbio do único SUV compacto turbo manual à venda no Brasil não é o mesmo do saudoso Sandero RS, com seu escalonamento distinto. A caixa que equipa o Kardian Evolution MT é a JX22, fruto de um trabalho realizado pela Horse, joint venture de Renault e Geely, “com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível”.
Justamente por isso as relações seguem à risca o briefing, com transições equilibradas. Primeira e segunda marchas são curtinhas, e focam estritamente em força para saídas ligeiras do semáforo. Isso faz com que o Kardian manual seja, inclusive, mais esperto nas arrancadas que as versões equipadas com transmissão automatizada de dupla embreagem – estas um tanto anestesiadas nesta fase.
Lecar 459 terá motor do Renault Kardian para carregar bateria; entenda
Renault Kardian vira SUV conversível para desfile de Lula em fábrica
Renault Kardian Evolution tem preço sugerido de R$ 106.990
Divulgação
Já a terceira marcha do Renault Kardian manual privilegia a aceleração linear. Aliada ao motor 1.0 turbo, garante ao SUV compacto da marca francesa boas retomadas. A quarta, por sua vez, trabalha muito bem especialmente em ciclo urbano, sem demandar tanto do propulsor de três cilindros.
Para completar, as relações de marcha de quinta e sexta primam pelo chamado overdrive. Alongadas, focam estritamente na eficiência energética em ciclo rodoviário. A sexta, principalmente, garante boa economia de combustível na estrada em velocidade de cruzeiro.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Initial plugin text
Renault Kardian Evolution MT – dinâmica do automático
Além das diferenciações em termos de comportamento causadas pela união entre câmbio manual de seis marchas e motor turbo 1.0 TCe, o Renault Kardian Evolution MT carrega predicados das versões automáticas como a suspensão, por exemplo, firme e com ótimo acerto para as vias brasileiras.
O modelo vem equipado com suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Muito em decorrência disso, e de sua plataforma Renault Groupe Modular Platform (RGMP), uma variante local da base CMF-B, tem boa rigidez à torção e “ataca” muito bem as curvas.
Interior do Kardian Evolution MT é similar ao da configuração Evolution com câmbio automatizado
Divulgação
Além disso, vale destacar que o Kardian é um dos melhores Renault nacionais dos últimos anos no quesito isolamento acústico. Evidentemente, o barulho característico do propulsor 1.0 turbo não deixa de invadir a cabine. Todavia, a viagem é relativamente silenciosa para os padrões do segmento e a construção da cabine garante boa experiência para motorista e passageiros.
No quesito ergonomia, o ajuste de altura e profundidade da coluna de direção ajuda, e muito, a experiência do condutor. O único senão fica por conta do banco, que poderia abraçar um pouco menos o motorista, o que faz com que o condutor sofra um bocado, especificamente em jornadas mais longas. Além disso, a posição do banco em relação à coluna de direção é um tanto apertada.
Renault Kardian Evolution MT – Equipamentos
Quanto aos itens de segurança e conforto, o Renault Kardian Evolution MT carrega os mesmos equipamentos da configuração Evolution com transmissão automatizada de dupla embreagem. O visual, por conseguinte, também é o mesmo.
Renault Kardian Evolution manual vem com motor 1.0 turbo tricilíndrico que rende até 125 cv de potência
Divulgação
Entre os principais equipamentos, destaque para os seis airbags, lanternas traseiras de LED com assinatura “C-Shape”, faróis e luzes diurnas (DRL) de LED, retrovisores externos em preto brilhante e rodas de 16 polegadas em acabamento bitom. No interior, o único SUV compacto do Brasil equipado com motor turbo e câmbio manual dispõe de bancos em tecido com detalhes em vermelho e maçanetas internas acetinadas.
Além disso, há central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de 7 polegadas, câmera de ré, ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores com indicadores de setas, ar-condicionado digital com função auto, indicador de trocas de marcha, entre outros. Não há nenhum item de segurança ativa do pacote Adas, reservado à versão de topo do Kardian.
Conclusão
O Renault Kardian Evolution MT tem uma lista de equipamentos generosa para sua faixa de preço, tal qual a configuração Evolution AT. Ademais, o modelo é divertido em termos de dirigibilidade, com dinâmica muito bacana – cortesia do casamento entre motor 1.0 turbo e o câmbio de seis marchas com boas relações.
Tudo bem que não é um veículo para todos. Afinal de contas, carros com transmissão manual são espécie em extinção. No entanto, é uma opção bem interessante para brigar com o Fiat Pulse nas vendas diretas. A própria Renault, inclusive, garante que essa é uma das frentes em que pretende atacar a fim de conquistar maior fatia do bolo.
Câmbio manual de seis marchas garante experiência de condução divertida
Divulgação
A nova versão de entrada do SUV da marca de origem francesa tem ainda preço competitivo. Isso, de acordo com interlocutores ligados à fabricante, servirá de chamariz para clientes pessoa física. Estes serão atraídos às concessionárias em busca de um Kardian (notadamente um dos melhores Renault dos últimos anos) por valor mais acessível. Como consequência, poderão até mesmo migrar para configurações com câmbio automatizado.
Para completar, o Renault Kardian Evolution MT é um deleite para entusiastas. Traz toda a diversão de um bom carro turbo com câmbio manual e une este predicado às demais vantagens do produto feito sobre a plataforma Renault Groupe Modular Platform (RGMP).
Pontos positivos: desempenho; boa relação de marchas; dinâmica; custo-benefício
Pontos negativos: detalhes de ergonomia; isolamento acústico do motor 1.0 turbo
Ficha Técnica – Renault Kardian Evolution MT 2025
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More