Nova versão é a segunda mais em conta da gama e tem lista de equipamentos generosa Sedãs já foram sinônimo de status em um passado não muito distante. Quem queria ostentar tinha um deles na garagem — e quanto maior, melhor. Mas em um país onde a maioria da população não tem recursos para comprar um carro de luxo, logo os sedãs de menor porte ganharam protagonismo. Só que a moda dos SUVs pegou no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Assim, os sedãs acabaram destronados.
Fiat Cronos Drive 1.0 2023
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Uma das fabricantes que sempre se destacou nesse segmento foi a Fiat, principalmente na época do Siena, que teve uma história de sucesso até sair de linha. Agora é missão do Cronos, lançado em 2018, preencher essa lacuna. Para dar uma força ao seu único sedã da gama atualmente, a Fiat fez algumas mudanças na linha 2023. Carrega um título importante que chama a atenção para sua “causa”: é o sedã compacto mais barato do Brasil, partindo de R$ 83.890 — graças à novidade sob o capô.
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O sedã compacto sempre teve bom volume de vendas, mas se mantinha estável entre a terceira ou a quarta posição no ranking de emplacamentos de sua categoria. Até que, neste ano, deu uma disparada e passou à vice-liderança entre os sedãs compactos: até dezembro de 2022, foram comercializadas 41.680 unidades. Mas ainda fica longe do primeiro lugar, ocupado pelo Chevrolet Onix Plus, que acumulou mais de 75 mil emplacamentos.
Além de retoques discretos por dentro e por fora, o Cronos recebeu o motor 1.0 Firefly (antes só era oferecido com o 1.3, já que o 1.8 também havia sido aposentado no fim de 2021) e câmbio CVT (só com o 1.3). A versão escolhida da vez é a nova Drive 1.0 manual.
Grade é uma das poucas mudanças visuais do Cronos 2023
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Vamos começar pelo visual: são apenas duas diferenças principais em relação ao anterior. A primeira está na grade dianteira, que passa a ter duas barras horizontais em vez de uma. Já a segunda, no interior, é só o novo volante, o mesmo que estreou no Pulse. Fora isso, há somente opções diferentes de rodas, calotas e revestimentos.
Motor 1.0 Firefly não era oferecido na gama do Cronos
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A versão Drive 1.0 é a segunda entre as cinco oferecidas, ou seja, é um pouco mais equipada que a opção de entrada e custa R$ 4.100 a mais, chegando a R$ 87.990. Mesmo assim, o modelo é até bem recheadinho se pensarmos que, antigamente, os carros eram “pelados” nas opções mais em conta.
O Cronos vem com ar-condicionado, direção, vidros e travas elétricos, sensor de pressão dos pneus, central multimídia com tela de sete polegadas, volante multifuncional e sensor de estacionamento traseiro.
Lista de equipamentos é recheada para uma opção de entrada, mas retrovisores são de ajuste manual
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Falemos então sobre como se comporta o sedã com o conhecido 1.0 aspirado, que rende até 75 cv e 10,7 kgfm de torque pareado ao câmbio manual de cinco marchas. Não é um conjunto brilhante, mas é bem honesto se considerarmos seu custo/benefício.
Apesar de o carro ser lento nas arrancadas, especialmente quando carregado, o câmbio tem bons engates e o desenvolvimento é razoável no trânsito do dia a dia. Dados de fábrica informam que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em vagarosos 15,3 segundos.
Central multimídia tem tela de sete polegadas
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Seu grande trunfo, porém, é a economia de combustível. A Fiat promete um consumo urbano de 13,6 km/l e rodoviário de 15,1 km/l com gasolina. Mas se o seu foco é rodar com o sedã com o porta-malas (de ótimos 525 litros) cheio ou com lotação máxima, não espere consumos tão generosos.
Novo volante do Cronos é o mesmo que estreou no Pulse
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Sedãs compactos não precisam ser taxados como carros de taxistas ou motoristas de aplicativo. Com SUVs cada vez mais compactos chegando ao mercado (alguns parecem espaçosos, mas são apertados por dentro), quem precisa de espaço extra tem ainda nesse segmento uma boa opção sem gastar muito. E o Fiat Cronos leva vantagem por ser o mais barato de todos.
Ficha técnica Fiat Cronos Drive 1.0 2023
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