Equipe da Autoesporte avaliou de Gurgel BR-800 a Ferrari; lista tem vários carros clássicos que passaram pela nossa garagem O ano de 2024 foi de celebrações na Autoesporte. Além da edição 700, focada em picapes, completamos 60 anos em grande estilo. Entre as ações, recriamos a histórica capa da edição 01 e prestamos homenagens a grandes clássicos da indústria automotiva.
O contato com esses carros antigos ajudou a aumentar o número de testes publicados pela Autoesporte este ano. Até este domingo (29), foram exatos 123 testes publicados em 2024. Isso sem contar as avaliações no YouTube e os vídeos curtos no Instagram.
Willys Interlagos da Autoesporte 01 reapareceu na edição especial de 60 anos
Leo Sposito/Autoesporte
Mais do que os testes, nossa equipe gostou tanto dos carros clássicos que Honda Civic, Fiat Uno Mille, Gurgel BR-800 e Toyota Bandeirante foram citados como os mais legais que passaram por nossa garagem em 2024.
De forma geral, pedimos que cada membro da equipe listasse os três carros mais legais que dirigiu em 2023. Ao todo, os oito integrantes da equipe escolheram 22 modelos diferentes, que vão de um singelo Fiat Uno a um McLaren 750S.
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A Mercedes-Benz teve os dois modelos citados por mais de uma pessoa: AMG GT 63 e Classe E, com duas menções, cada.
Veja a seguir os veículos citados. E, mais abaixo, a escolha de cada um.
Mercedes-Benz Classe E (2 vezes)
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance (2 vezes)
BMW M2
BMW M4 CS
Chevrolet Opala SS 1978
Fiat Grazie Mille
Ferrari Roma
Honda Civic 1997
Hyundai Ioniq
Hyundai Ioniq 5 N
Lamborghini Huracán
Land Rover Defender V8 2016
McLaren 750S
Mercedes-Benz 230E 1992
Porsche 718 Spyder RS
Porsche Panamera
Toyota Bandeirante
Willys Interlagos
Gurgel BR-800
Leonardo Felix – Diretor de redação
Porsche 718 Spyder RS
Gurgel BR-800
Willys Interlagos
Gurgel BR-800 1989
Murilo Góes/Autoesporte
O 718 Spyder RS não é necessariamente o Porsche mais cultuado ou veloz, mas ter a oportunidade de dirigir a última geração com motor boxer aspirado, em pista fechada, chegando a quase 9 mil rpm, foi de arrepiar a espinha.
No caso do Gurgel, é um carro único, que parece antigo mesmo para os padrões dos anos 1980. Mas é como entrar em uma cápsula para se integrar a uma fase muito particular da história da indústria automobilística brasileira.
Por fim, o Willys Interlagos é um dos carros mais importantes da história de Autoesporte. Ter a oportunidade de reencontrar e dirigir a mesma unidade da capa de nossa edição 01 foi um privilégio que guardarei para sempre na memória.
André Paixão – Editor-chefe
Fiat Grazie Mille
McLaren 750S
Mercedes-AMG GT 63 S
Minha lista tem três modelos completamente distintos. Esportivos, como o McLaren 750S e o Mercedes-AMG GT 63, sempre despertam o lado piloto que todos nós temos. No caso do carro alemão, além do desempenho espetacular (levou 3,1 segundos para ir aos 100 km/h em nosso teste), há bom espaço para quatro pessoas.
Mas foi a bordo do singelo Uno Mille azul que meus olhos brilharam. O modelo é, simplesmente, o último Mille produzido no mundo. Além da importância histórica de termos dirigido o carrinho no mês de aniversário de 40 anos do Uno, tenho uma relação afetiva com o modelo, já que tivemos nada menos que três exemplares na garagem de casa. Espetacular!
André Schaun – Editor executivo
Hyundai Ioniq 5 N
Mercedes-AMG GT 63 S
Toyota Bandeirante
Começando por ordem cronológica, em março andei no Hyundai Ioniq 5 N, a versão esportiva do carro elétrico, que infelizmente não tem previsão de chegar ao Brasil. O hatch tem nada menos do que 650 cv, 78,5 kgm e até simulação de trocas de marchas. É, sem dúvida, o carro elétrico mais divertido que já dirigi. Em setembro, foi a vez de dirigir um ícone da indústria brasileira: nada menos do que a última unidade produzida do Toyota Bandeirante, em 28 de novembro de 2001, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Fechando a lista, o último teste que fiz no ano: o Mercedes-AMG GT 63 E Performance. O esportivo com motor híbrido plug-in custa R$ 1,6 milhão, mas isso não é o mais impressionante dele. O motor V8 4.0 biturbo entrega 612 cv e 90 kgfm de torque. Combinado ao motor elétrico síncrono, desenvolve 843 cv e brutais 147 kgfm. Assim como nos carros da F1, a bateria de 6,1 kWh tem células com resfriamento direto, especificamente projetadas para recargas rápidas. Sua autonomia rodando apenas com eletricidade, porém, é de apenas 12 km.
Marcus Celestino – Editor
BMW M4 CS
Honda Civic 1997
Lamborghini Huracán
Ah, o BMW M4 CS… Esse tipo de carro compensa as atribulações do dia a dia, o estresse da redação. O modelo é dono de um seis-cilindros em linha e emprega dois turbos para ter desempenho otimizado. Isso se traduz num barulho absolutamente delicioso e, principalmente, numa rápida entrega dos 550 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. A tocada também é primorosa, especialmente com o controle de estabilidade desligado e modo tração traseira ativado. Aí, senhoras e senhoras, haja braço.
Também tive o privilégio de guiar em 2024 o Lamborghini Huracán. Para entrar, um incômodo. Encontrar a posição ideal de condução é um problema. No entanto, a experiência é magnífica. Não tem jeito.
Ainda mais incrível, porém, é o veículo que fecha minha lista. Guiei o primeiro Honda Civic produzido no Brasil. Com pouco mais de 500 km rodados, segue absolutamente impecável. A oportunidade me deixou extasiado.
Cauê Lira – Repórter
Chevrolet Opala SS 1978
Land Rover Defender V8 2016
Mercedes-Benz 230E 1992
Autoesporte completou 60 anos em 2024. Comemoramos a marca com visitas ao passado e especiais mensais sobre carros antigos. Para meu deleite, dei a sorte de conhecer e dirigir a maioria deles. Me desculpem, colegas…
Primeiro, dirigi o Mercedes-Benz 230E de 1992 no especial sobre a reabertura das importações. Depois, fui até a Inglaterra para conhecer o Land Rover Defender V8 Works Bespoke, o carro mais exclusivo que já andei. Finalizei o ano com um Chevrolet Opala SS de 1978, um esportivo que sempre tive a curiosidade de pilotar. Este ficará para um especial da Autoesporte em 2025 (ops, dei um spoiler).
Jady Peroni – Repórter
BMW M2
Hyundai Ioniq
Mercedes-Benz Classe E
Cada carro tem uma personalidade e a minha lista de carros mais legais dirigidos em 2024 mostra um pouco disso. São três modelos distintos, mas que marcaram de certa forma. Neste ano, testei o Mercedes-Benz Classe E em estrada. Não se deixe enganar pelo puro luxo do interior, que chega a impressionar: o sedã micro-híbrido de 258 cv entrega um bom desempenho.
Já o BMW M2 de 460 cv é aquele esportivo que dá um frio na barriga. Pilotei o modelo durante um curso de treinamento de pilotagem da marca e saber ter o carro na mão te entrega outra sensação, embora o próprio veículo ajude bastante.
Por fim, uma grata surpresa. Mesmo com preço bem acima da média, o Hyundai Ioniq, um elétrico de 325 cv, garante uma sensação de estabilidade que te empolga ao pisar no acelerador. Com certeza, três modelos diferentes, mas com personalidades marcantes.
Vitória Drehmer – Repórter
Ferrari Roma
Mercedes-Benz Classe E
Porsche Panamera
Provavelmente a minha lista de carros mais legais dirigidos neste ano vai se tornar a da vida. É que, vamos combinar: a oportunidade de dirigir uma Ferrari não aparece todo dia — e nem todo ano. E mesmo que se repita, a primeira vez ficará marcada para sempre.
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Essa é uma história que certamente vou contar para os meus filhos. Fora isso, junto dela há ainda um Mercedes-Benz Classe E, um carro que me impressionou pela quantidade de tecnologias. E olha que eu nem sou fã de sedãs. Para fechar com chave de ouro: o novo Panamera, que é impressionante por si só, mas que se torna ainda mais extraordinário com a suspensão adaptativa Active Ride. Nunca tinha visto (e testado) algo parecido.
Júlia Toledo – Estagiária
BYD King
Ford Mustang
Volkswagen ID.Buzz
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