A compra de um veículo é um investimento de recurso considerável para todo mundo, não é mesmo? Então, na hora de procurar o seu carro novo ou seminovo, tenha bastante atenção nos detalhes. Especialmente, se o modelo desejado for para uma Pessoa com Deficiência (PCD). Eles farão uma enorme diferença!
Em um test drive, algumas outras características do veículo devem ser verificadas com atenção, como você verá nesse artigo.
Assim, para saber se o escolhido é o carro certo para você e sua família, fique atento a outros detalhes, que vão falar mais sobre o seu conforto que propriamente do carro.
Ao fazer um test drive, leve com você sua família, afinal todos vão utilizar o veículo de alguma forma. Por isso, todos devem se sentir confortáveis em seus futuros lugares de direito.
Um veículo pode ser excelente para dirigir, entretanto, quando falamos em ser o carona, por exemplo, a coisa pode mudar completamente de figura. Dessa forma, conhecer a opinião de quem irá na parte de trás do veículo é uma boa medida.
Ao entrar no carro, você deve:
– Regular os espelhos e bancos para o seu tamanho. Simule seu cotidiano com ele.
– Veja se o celular se conecta à central multimídia do carro, se houver uma, e avalie se tudo está confortável ao dirigir. Especialmente para quem utiliza o carro para trabalho, lembre-se quantas horas você passa atrás do volante.
– Avalie a condução: Ela é macia ou dura? Em outras palavras, a suspensão faz bem o isolamento entre o motorista e o piso? Essa é a grande diferença entre uma condução mais fácil e macia ou uma prova de Rali.
– Teste o veículo em lugares diferentes: Aproveite para passar por locais que tenham desníveis, lombadas e curvas fechadas. Pare em uma ladeira e tente arrancar. Isso vai mostrar se o motor não está falhando. Tente com o ar-condicionado do carro ligado também, pois com ele funcionando a potência do carro diminui.
– Câmbio: Se o carro tiver câmbio automático e for um veículo seminovo, preste atenção nas frenagens e retomadas para saber se as trocas de marchas estão ocorrendo de forma correta e se consegue acompanhar o fluxo do trânsito com tranquilidade.
Sempre que for avaliar um carro, não seja egoísta, pense na família. E um item importante para é o porta-malas do carro.
Portanto, se você é uma pessoa que viaja com constância ou tem uma família grande, um porta-malas maior é uma boa opção.
Então, essa é a hora de pensar na utilização que será dada ao carro. Outro ponto importante é o espaço que você tem na sua garagem. Isso também deverá ser levado em conta.
Uma outra questão que merecerá a sua atenção é a visibilidade, oferecida pelo veículo.
Durante o test drive, veja se consegue enxergar bem o movimento à sua frente. Em seguida, se as colunas não são muito largas, de forma a atrapalhar a visão da movimentação no entorno do carro.
Por fim, se o vidro traseiro oferece uma boa visão, especialmente ao dar ré e estacionar. Lembre-se! Disso depende em muito a sua segurança.
No caso das PCD’s, além de todas essas questões algumas outras surgem no momento de escolher o carro certo. E a questão dos impostos – ou isenção deles -, a legislação, normas, valores etc.
A dica do grupo Sentinela é sempre testar veículos das classes A, B e C de forma que você consiga formar uma opinião mais geral e uma específica sobre cada opção.
Para quem já possui uma CNH especial e quer trocar de carro, uma dica interessante que podemos dar é o aluguel de um veículo do mesmo modelo em que esteja interessado.
Assim, o seu test drive fica eficiente e permite que você conheça melhor o carro, com mais detalhes, ficando mais tempo andando com ele.
Apesar de você poder fazer tudo isso sozinho, nós na Sentinela acreditamos ser importante que todo o seu processo deva ser conduzido com a orientação de um profissional especializado de sua confiança .
Ele, não só irá resolver toda a burocracia, como também poderá te apresentar outras opções de valores e veículos de ampliar as suas possibilidades de escolha do carro perfeito para você.