Jipinho não atende norma de emissão vigente desde janeiro; importadora trouxe mais de mil exemplares para abastecer lojas até o final do ano A operação brasileira da Suzuki vive um momento de indefinição. O Jimny Sierra, único modelo oferecido pela marca em nosso mercado, não cumpre as normas mais recentes de emissões do Brasil. Por isso, desde 1º de janeiro, não pode ter novas unidades importadas pela HPE, a representante oficial da fabricante no país.
Atualmente, estão sendo vendidas unidades importadas até o final de 2024. Autoesporte apurou que entre 1 mil e 1.500 exemplares foram trazidos para que a rede de concessionárias seguisse abastecida ao longo do ano. É preciso lembrar que carros já faturados para as lojas podem ser vendidos por um prazo mais longo.
Suzuki Jimny de 4 portas era desejado no Brasil, mas sem atualização no motor, não será vendido
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Com isso, até a vinda do Jimny de 4 portas desejada pela HPE acabou prejudicada. Afinal, não faria sentido custear a homologação e o lançamento de um carro que seria vendido por tão pouco tempo.
Sabendo da restrição do Proconve L8, a HPE negocia há meses com a matriz da Suzuki, no Japão, para que o motor 1.5 aspirado da família K15B do Jimny Sierra seja atualizado. Autoesporte apurou, porém, que não houve acerto entre as partes para o custeio dos ajustes necessários.
Motor 1.5 do Suzuki Jimny Sierra não atende ao Proconve L8
Divulgação
As conversas ainda seguem, inclusive para tratar de novos produtos. Porém, até o momento, a HPE trabalha com um estoque do Jimny Sierra suficiente para manter as operações até o final de 2025. Atualmente, são vendidos cerca de 130 unidades do jipinho por mês.
Até o fim do ano, um acordo deve ser firmado, exatamente porque, sem o Jimny Sierra, a operação da Suzuki no Brasil acabaria. No exterior, há uma série de modelos que poderiam ser vendidos por aqui.
Initial plugin text
Solução pode ser elétrica
Suzuki e Vitara foi apresentado no final de 2024
Divulgação
O mais provável de ser lançado é o SUV compacto Vitara em sua nova versão elétrica. Lançado no final do ano passado, o e Vitara poderia se beneficiar de um processo de homologação mais simples por ser elétrico.
O e Vitara é um SUV compacto de 4,28 m de comprimento, como um Jeep Renegade. Mas o entre-eixos de 2,70 m é similar ao de um Toyota Corolla. Na Europa, há três versões. A de entrada tem motor dianteiro de 144 cv, baterias de 49 kWh e tração dianteira. Uma segunda variante 4×2 traz conjunto mecânico mais parrudo, com 174 cv e baterias de 61 kWh.
Suzuki e Vitara é vendido em três versões na Europa
Divulgação
Por fim, a versão 4×4, tão esperada por fãs da Suzuki, mantém a bateria maior, mas tem potência combinada de 184 cv, sendo que um motor elétrico traseiro de 65 cv cumpre a função de movimentar as rodas de trás.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More