Utilitário esportivo de luxo tem 707 cv de potência vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos Sim, o SUV de produção mais rápido do planeta está no Brasil. O Aston Martin DBX 707, que vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 s, foi apresentado no final de fevereiro no exterior e a primeira unidade desembarca no país na cor azul Plasma e com um preço para pouquíssimos: R$ 3,65 milhões.
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O exemplar que está no Brasil tem cerca de R$ 150 mil em opcionais, com vários itens de acabamento de fibra de carbono. Mas talvez a grande justificativa para custar esse montante de dinheiro seja a potência.
O DBX 707, como diz o nome, tem 707 cv e ainda estrondosos 91,7 kgfm de torque (157 cv e cerca de 20 kgfm extras em relação ao DBX “normal”, que tem 550 cv e torque na casa dos 70 kgfm). O diferencial ainda consegue mandar 100% desse torque para as rodas traseiras, caso haja necessidade. Tudo é gerenciado por um câmbio automático de nove marchas.
Para chegar nestes números superlativos, a fabricante teve de dar uma “anabolizada” no SUV. A começar pelo motor. O V8 4.0 biturbo, fornecido pela AMG, é o mesmo da versão convencional, porém com nova calibração e turbinas roletadas (uma solução mais cara, que usa rolamentos em vez de um apoio fixo, mas que facilita a admissão de mais gases para aumentar a quantidade de giros do turbocompressor e, consequentemente, a potência – e ainda diminui o turbolag).
Aston Martin DBX 707 está no showroom da marca em bairro nobre de São Paulo
Fernanda Freixosa/Aston Martin São Paulo
O desempenho de 3,3 s no 0 a 100 km/h é bem próximo ao de um Porsche 911 Turbo S, por exemplo, que precisa “só” de 2,8 s, de acordo com a marca. O Aston Martin deixa para trás o Jeep Cherokee Trackhawk que, apesar de mais potente (715 cv), precisa de 3,5 s – ou só 0,2 s a mais – para cumprir a mesma medição. Sem falar em outros concorrentes de peso, como Lamborghini Urus, Bentley Bentayga Speed e Porsche Cayenne Turbo GT.
O DBX 707 traz também um incremento no visual. Na dianteira, a grade ficou maior para aumentar significativamente a entrada de ar e resfriar o V8, além de receber novo acabamento cromado e acetinado. As luzes diurnas de LED (DRLs) foram redesenhadas, assim como as tomadas de ar do para-choque. Atrás, agora há um generoso difusor (que pode ser de fibra de carbono) e um spoiler integrado ao teto para gerar mais estabilidade em altas velocidades.
Aston Martin DBX 707 tem bancos de couro de duas cores e costuras azuis
Fernando Freixosa/Aston Martin São Paulo
O exemplar está em exposição no showroom da marca britânica em São Paulo – a Aston Martin é representada oficialmente no Brasil pela UK Motors.
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